sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Junho


Por Diego Silva

Metade do ano, com os seguintes destaques:


- Cemitérios de trens da CPTM tem até vagões sem dono
Uma divergência de posses ainda é discutida entre CPTM, DNIT e Governo Federal: a quem pertencem os trens sucateados nos pátios de Presidente Altino, Lapa e Luz? A CPTM diz não guardar material sucateado, mas muitos carros ferroviários prestavam serviços até pouco tempo atrás. O DNIT diz ainda estar fazendo um levantamento dos carros (há pelo menos dez anos que ouço essa história, quando ainda nem pensava em fazer blog). O Governo nem sabe o que é trem. Enfim.

- CAF 8000 circulando na Linha 9-Esmeralda
A notícia agitou o dia das pessoas que acompanham com afinco esse negócio de ferrovia metropolitana paulista. Todos sabemos que os CAF 8000 são exclusivos da Linha 8-Diamante, com contrato assinado. Mas curiosamente alguém clicou um deles rodando na Linha 9. A justificativa: pelo menos 15 trens da Linha 9-Esmeralda (séries 7000/7500) foram retidos no pátio naquela manhã.


- CPTM inaugura novo simulador de trens
O 'videogame gigante' (como chamam os maquinistas) é interessante. Pude conhecê-lo no segundo semestre desse ano. Mas já o conhecia dos tempos de Senai. O treinamento é bastante inclusivo.

- Trens acidentados retornam à operação
As composições 7001-7002 e 7025-7026, coadjuvantes de dois acidentes, retornaram à operação. As metades desses dois trens (7003-7004/7027-7028) formaram a então composição Q49, que prestou apoio no Expresso Leste. Com o retorno, as composições Q01 (Expresso Leste) e Q07 (Linha 7-Rubi) foram formadas novamente, dando apoio em suas respectivas linhas.


- Estação Vila Aurora tem nova data de entrega
Atrasos em obras. Sem mais.

- Nova estação de Ferraz fica para 2014
Atrasos em obras. Sem mais, parte II.


- Cartão BOM será aceito em 2013 na CPTM
Bilhete Único, BOM, BEM Fácil... Uma gama enorme de cartões. No fim das contas, seria mais viável unificar tudo de uma vez, com um cartão único que fosse aceito em todos os transportes de SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores