sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Maio


Por Diego Silva

O mês de maio teve um parêntese no blog: foi comemorado o aniversário de 20 anos da CPTM. Grande parte desse período foi dedicado a contar, de maneira breve e resumida, a história da Companhia que administra o sistema ferroviário paulista. Com 30 matérias postadas, explicamos desde a criação da São Paulo Railway Co. até a compra dos 36 trens da série 8000, como a CPTM cresceu e se desenvolveu.

- Expresso Leste: campeão de desconforto
A linha mais carregada da CPTM, consequentemente a mais desconfortável. Quase 700 mil usuários passam por essa linha diariamente, que ficou ainda mais lotada com a redução da Linha 10-Turquesa até a estação Brás. A Companhia diz que a lotação deverá ser reduzida com a chegada do Expresso em Suzano.


- Passageiro enfrenta lotação em metade das linhas de SP
Uma informação que já foi exposta diversas vezes: faltam trens e estrutura para tanta gente. As seis linhas da CPTM estão operando no limite de capacidade, o que gera muitos transtornos e prejudica os usuários, que por vezes aguardam até quatro composições para conseguir embarcar.

- Lotação supera limite aceitável em 3 linhas da CPTM
Muita gente para pouco trem. Nem mesmo a chegada de 40 trens novos suprimiu essa dificuldade: a Companhia sucateou um dos novos trens (devido à uma batida na estação Palmeiras-Barra Funda) e outros 18 trens (13 trens da série 5000, 5 trens da série 5500). Ou seja, a reposição veio, mas em números diferentes. Chegaram ainda outros 20 trens para a Linha 8-Diamante, que apenas reduziu a frota (saíram 13 trens de doze carros, para entrada de 20 trens de oito carros cada).


- Greve na CPTM e no Metrô geram caos em SP
Como em todos os anos, os sindicatos não aceitam as propostas do Governo e simplesmente prejudicam os mais de sete milhões de usuários dos trens da CPTM e do Metrô. O resultado: caos, confusão e falta de informação por parte das empresas à seus usuários. O blog, pelo segundo ano consecutivo, fez o que pode para noticiar tudo e deixar o leitor/usuário bem informado sobre a situação.

- Usuários pedem integração gratuita em Tatuapé e Itaquera
Um pedido inteligente e coerente, que foi atendido há pouco tempo atrás. A integração gratuita em Tatuapé e Itaquera (beneficiando usuários das linhas 3-Vermelha, 11-Coral e 12-Safira) já era um pedido antigo de muitas pessoas. As empresas se recusavam, com receio de sobrecarregar ainda mais as linhas. Nota-se que a idéia deu certo, tendo mais de um milhão de beneficiados.


- Trens abandonados atrapalham manobras na CPTM
Pátios da CPTM estão repletos de trens abandonados. Composições que sofreram acidentes, estão sucateados ou tiveram praticamente todas as peças retiradas, juntamente de antigos trens de viagem da Fepasa, estão largados no tempo, ocupando espaço e atrapalhando linhas de manobra dos trens ativos.

- Fim da greve em São Paulo
Encerrada a greve, hora de normalizar o sistema de trens em SP.

- Desativação de estação preocupa população
A desativação de uma das estações da extensão operacional da Linha 8-Diamante, que liga Itapevi à Amador Bueno, preocupa moradores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores