sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Março


Por Diego Silva

Na terceira matéria dessa nossa retrospectiva, falaremos sobre o mês de março.

- Reforma da extensão da Linha 8
Prometida para ser entregue em 18 meses, há quase dois anos a reforma se arrasta no trecho citado. Símbolo de descaso para a população local, que utilizava um trem em condições muito precárias, mas ainda assim, tinha a garantia de transporte até Itapevi. Hoje, são reféns de ônibus.

- Trem descarrila novamente no Ceasa
Em fevereiro, uma composição da série 7000 descarrilou de forma inusitada nas proximidades da estação Ceasa. Agora, um trem Alstom da série 2070 descarrilou no mesmo ponto, mas sem causar o mesmo efeito.


- Governador manda fechar a Linha 9-Esmeralda para obras
Geraldo Alckmin teve pulso firme e mandou a CPTM fechar a Linha 9-Esmeralda para obras de manutenção em toda essa linha. Seguidas avarias causaram um verdadeiro caos durante vários dias, tornando-a uma das mais problemáticas linhas da empresa. Após esse veredito, a CPTM fechou trechos da linha por mais alguns finais de semana para corrigir diversos erros.

- Nova estação de Ferraz deverá ficar pronta em 2013
Aumento do prazo da construção da nova estação em Ferraz de Vasconcelos foi anunciado em março. Estive no local no último dia de operação da estação antiga. Após algum tempo, de passagem, fui até a estação provisória (de madeira), sem qualquer conforto, mas operacional.


- Trem da CPTM colide com trem da MRS em Rio Grande da Serra
Mais um acidente envolvendo trens da CPTM. Dessa vez, em Rio Grande da Serra (onde estamos fixados). A composição 2145 avançou um sinal e veio a 'raspar' em um trem da MRS Logística, que estava saindo de uma alça que dá acesso à Linha 10 dos trens metropolitanos. Ninguém ficou ferido e o trem não teve avarias consideráveis.

- Falha na CPTM causa tumulto generalizado em Francisco Morato
Mais uma manhã de falhas e os usuários se revoltaram no terminal da Linha 7-Rubi. Muita confusão entre usuários e a Polícia Militar, confrontos e até bombas de efeito moral. Usuários destruíram parcialmente o acesso da estação, botando fogo em bilheterias e bloqueios.

- Governo quer construir nova estação na Favela do Moinho
Após o incêndio que afetou a Favela do Moinho em dezembro de 2011, a demolição já nesse ano e a completa limpeza do terreno, o Governo anunciou o interesse em construir uma nova estação de trem no local. A nova parada, denominada 'Bom Retiro', iria desafogar a estação Luz e daria números finais à estação Júlio Prestes, atendendo as linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral. A iniciativa poderia trazer de volta a Linha 10-Turquesa à estação Luz.


- Demanda da CPTM cresceu 73% em cinco anos
Os números não mentem: tem muita gente para pouco trem. A lotação no sistema está num ponto crítico, faltam trens e faltam mais opções de integração para distribuir tanta gente. De mãos atadas, a CPTM trabalha em duas frentes: reformar um sistema antiquado e carente de tecnologia e adquirir mais trens para suprir tanta demanda. Infelizemente, tudo anda a passos de tartaruga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores