quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Governador entrega novos trens para a Linha 8-Diamante e anuncia obras na estação Domingos de Moraes


Fonte: CPTM

Nesta quarta-feira (31), às 10h30, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, entregou mais três novos trens para a frota da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Na ocasião, ele também anunciou o início das obras de modernização da estação Domingos de Moraes, localizada na mesma linha.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Blog alcança marca de 1.000 matérias


Por Diego Silva

Caros leitores e seguidores, chegamos em mais uma importante marca nesse blog: mil matérias publicadas. Por mil vezes, o blog foi atualizado com notícias e novidades da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Desde 25.02.2010, quando tudo começou com uma simples ideia de montar um blog para exposição de fotografias ferroviárias, vamos acumulando visitantes, histórias, momentos e principalmente, vamos compartilhando nosso dia-a-dia à bordo dos trens. Inaugurações, entregas, bastidores de operação, visitas técnicas, problemas operacionais, novidades, obras e projetos para o futuro. Desde a inauguração, praticamente nada passou batido por aqui.

Por vezes já quis encerrar este blog. Já quis largar tudo e viver apenas como usuário, reclamar de tudo e não tomar atitude para melhorar nada. Mas desde que comecei, sinto imensa alegria em escrever para as quase três mil pessoas que me acompanham diariamente. Não são muitos, mas são importantes o suficiente para manter essa página ativa. Pelo tempo que estamos em atividade, segundo estatísticas, já deveríamos ter ultrapassado a marca de 1 milhão de visitas e ter maior destaque no cenário. Mas, com humildade e simplicidade, vamos subindo um degrau por vez. 

A maior conquista que tive até agora, além de poder trabalhar na CPTM e ganhar um acervo gigantesco de informação para compartilhar e de amigos que trabalham na empresa que acreditam no meu potencial, foi o certificado do Prêmio Top Blog 2011, como o 3º melhor blog do Brasil na categoria 'Notícias e Cotidiano'. Esse ano, estamos na batalha novamente, atrás do título, para sacramentar de vez nosso nome no cenário e calar a boca da crítica. Gostaria de agradecer a cada um de vocês que fazem parte dessa pequena história, cada visitante, cada leitor 'fidelidade' (que vem mais de uma vez por dia), cada funcionário e cada diretor, que acompanha este blog. Sem vocês, nada disso seria possível. Muito obrigado!

A maior conquista do blog até hoje: 3º melhor blog do Brasil em 2011

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PM para trem da CPTM e detém bandido


Fonte: Diário de Mogi

Morador em Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, Cosme Damião de Jesus Santos, de 56 anos, foi capturado, ontem de manhã (24), pelo sargento Paiva e o pm Cristiano, do Comando de Grupo de Patrulhamento, com o apoio do cabo Cabral e o pm Eron. O marginal foi reconhecido como autor do roubo de dois  celulares, que havia cometido após render o motorista Wellington Amarante Lima, de 31 anos, na Rua Professor Álvaro Pavan,no Centro Cívico.

Para prender o criminoso, o sargento Paiva mandou parar o trem, da CPTM, que tinha partido da Estação dos Estudantes e se dirigia a São Paulo.

Cosme negou a sua participação no assalto, porém foi reconhecido e escoltado ao Distrito Central. O delegado Márcio Cursino, os escrivães Cintia e Madureira autuaram em flagrante o suspeito por roubo e uso de documento falso.

O autor do assalto ao ser detido se identificou como GeraldoTeófilo e ele portava carteira de identidade com esse nome e a sua foto sobreposta.Assim,  fez compra na loja Magazine Luiza e  empréstimos em uma agência bancária.

Baleado
O empresário Roberto Dias da Silva, de 58 anos, foi baleado, por volta das 18 horas, durante assalto, na porta de sua casa, na Rua José Pereira, em Jundiapeba. Ferido na barriga, ele foi socorrido ao Hospital Luzia, onde permaneceu internado. O marginal que o atacou teria levado apenas a sua carteira com documentos e dinheiro, segundo a Polícia. O crime foi registrado no 2º DP, em Braz Cubas, e ainda será investigado.

Governo e concessionária vão definir local de estação de trem em aeroporto


Fonte: Bolsa Valores

O governo de São Paulo, a Infraero e a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que está assumindo a administração do aeroporto, vão se reunir na próxima semana para definir o local da futura estação de trem que vai ligar o aeroporto à capital. A Companhia Paulistana de Transportes Metropolitanos (CPTM) promete tirar o projeto do papel em 2013 e concluí-lo até julho de 2014, quando começará a Copa do Mundo.

O investimento para a construção da linha está estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão. O maior entrave para o início da obra é encontrar espaço próximo aos terminais 1 e 2, que são os mais movimentados e dão acesso ao local onde está sendo construído o terminal 3. O espaço previsto atualmente para a estação no aeroporto ficaria próximo ao terminal 4, hoje só utilizado pela Webjet, e a dois quilômetros dos principais terminais.

A linha, denominada 13-Jade terá 11,5 quilômetros de extensão, deve transportar 120 mil passageiros por dia no primeiro trecho, que vai até do aeroporto à estação Engenheiro Goulart, na zona leste. De lá, os passageiros que chegarão para a Copa em São Paulo precisarão fazer baldeação para a Linha 12-Safira e desembarcar na estação Tatuapé, onde há transferência para a Linha 3-Vermelha do metrô, que leva até a estação Itaquera, onde fica o estádio onde serão realizados os jogos da Copa. Outra possibilidade é pegar o metrô no Tatuapé em direção às estações Sé e República, que fazem conexão com outras linhas.

Dessa forma, os passageiros que utilizarem o trem em 2014 levarão bem mais do que os 20 minutos previstos no projeto original para ir do centro de São Paulo a Cumbica. A CPTM não possui estimativa de quanto tempo os passageiros levarão da estação que fica no aeroporto até Engenheiro Goulart. A reportagem do Valor percorreu o restante do caminho e levou quase 30 minutos entre a Estação Engenheiro Goulart, na zona leste, até a Sé, principal ponto de conexão do metrô e marco zero da cidade.

Mesmo sem permitir acesso rápido ao aeroporto, a linha continua sendo chamada de Expresso Guarulhos. O orçamento do Estado de São Paulo para 2013 prevê R$ 207 milhões para a obra. Em setembro, o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, admitiu que a linha pode não ficar pronta para a Copa do Mundo de 2014. Tudo pode acontecer, disse. O secretário reiterou, no entanto, que a secretaria trabalha para que a obra fique pronta. Ainda não desistimos, estamos correndo, afirmou.

Fernandes disse ainda que a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos demonstrou interesse em participar do projeto e solicitou a mudança do local planejado para a estação, junto ao aeroporto, para construir um centro de convenções. De acordo com a assessoria da CPTM, o governo busca construir a estação no melhor local possível e há conversas nesse sentido com a concessionária, que não respondeu sobre o pedido de mudança de local, mas garante deslocamento dos passageiros para os diferentes terminais gratuitamente, além de obras no entorno da estação. Ela também pode receber outras linhas no futuro, informou.

Bombeiros resgatam homem nu de torre de energia sobre a linha 8 da CPTM

Fonte: Terra

O Corpo de Bombeiros resgatou no início da tarde desta quinta-feira um homem que subiu - totalmente nu - em uma torre de energia sobre a linha 8 - Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ao lado do viaduto Antártica, na zona oeste de São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 14h uma viatura foi acionada e retirou o homem do local. Por conta da ocorrência, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) precisou interditar por dez minutos todo o viaduto Antártica. Os motoristas foram obrigados a desviar pela avenida Antártica, rua Gustav Willi Borghoff e viaduto Pompéia ou Pacaembu.

Às 15h a situação já havia sido controlada e o viaduto liberado. Os bombeiros informaram que o homem, que não teve a idade e nem a identidade reveladas, foi encaminhado ao Pronto Socorro João Paulo. A corporação não soube informar porque o homem estava sem roupas.

Os internautas Samuel Barros e Carolline Bohus, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.

Duas mulheres são presas com dez tijolos de cocaína em estação da CPTM



Fonte: Diário da CPTM

Duas mulheres foram presas em flagrante por tráfico de drogas, às 13h30 de quinta-feira (25), em uma estação da CPTM, na rua São Gonçalo do Rio das Pedras, em São Miguel Paulista, zona leste da capital. A Polícia Militar apreendeu dez tijolos de cocaína, que totabilizou 10 kg.

Uma pessoa que passava na rua viu um tijolo de cocaína cair da bolsa de uma das suspeitas. Ao encontrar uma viatura da Polícia Militar, a testemunha avisou aos PMs, informando as características das mulheres e indicando para onde foram. A dupla foi encontrada na estação ferroviária da Vila Mara.
Dentro da bolsa da diarista S.D.L., de 18 anos, havia quatro tijolos de cocaína e R$ 97. Já com a monitora R.A.B., de 20 anos, os policiais encontraram seis tijolos da drogas. As duas suspeitas disseram que pegaram os tijolos com um homem conhecido como Alemão, e iriam ganhar R$250 cada para levarem a cocaína até Taboão da Serra, onde seria entregue a outra pessoa.
Elas foram levadas à Central de Flagrantes da 7ª Seccional e indiciadas por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

CPTM irá distribuir 50 mil exemplares na 7a. edição do Projeto Livro Livre


Fonte: CPTM

A 7ª edição do projeto Livro Livre movimentará a CPTM nos dias 29, 30 e 31/10, com a distribuição de mais de 50 mil exemplares, em cinco estações: Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Pinheiros, das 10h às 15h.

Com o objetivo de incentivar os usuários a descobrirem o prazer de ler, desde 2006, a Companhia realiza a ação e já distribuiu mais de 75 mil livros nos últimos seis anos. Como nas edições anteriores, além da distribuição dos livros, haverá uma série de atividades lúdicas e culturais para os usuários que apreciam o universo da leitura. O Livro Livre 2012, contará com a participação de mais de 30 apoiadores, dentre os quais as editoras Paulus e Evoluir, e terá a divulgação do Catraca Livre [projeto de jornalismo comunitário].

Na segunda-feira [29], na estação Pinheiros, o destaque será um jogo interativo, onde os participantes serão as próprias peças em um tabuleiro gigante. O jogo trata da questão ecológica de forma lúdica, usando perguntas e respostas. Na Estação da Luz, às 10h30, o Grupo NAEM de Osasco, apresentará o recital "Temas inesquecíveis do Cinema e da TV" e o escritor Thiago Bechara contará suas experiências como escritor, no saguão principal.

A estação Palmeiras-Barra Funda receberá o "Livro Livre", na terça-feira [30]. A atração do dia será o espaço "Um armário de sonhos", que promete dar asas à imaginação do público, com um baú colorido e versátil que pode ser transformado em palco, biblioteca e no que mais a criatividade permitir. Às 13h30, o Coral e a Banda da Guarda Civil Metropolitana apresentarão um repertório eclético, misturando música clássica, samba e chorinho.

Na quarta-feira [31], ultimo dia do evento, os usuários que passarem pela estação Brás, a partir das 10h, poderão conferir a exposição "Everest 5.0 - Livros inspiram sonhos", de Júlio de Sousa, que estará no local às 14h para um bate-papo com o público. A mostra traz fotos da viagem que Souza fez ao ponto mais alto do globo, inspirado em um dos livros que leu. Na estação Osasco, acontecerá o 2º "Encontro Entre Linhas" com a presença de sete autores da cidade que estarão à disposição para conversar com o público, enquanto distribuem poemas e textos de autoria deles.

O movimento "Livro Livre" ocorre em vários lugares do mundo e tem uma ideia simples e sedutora: deixar livros em locais públicos, como uma catraca ou banco de trem, para que as pessoas possam pegá-los e, após concluírem a leitura, passá-los adiante, fazendo o processo se repetir inúmeras vezes.

Na CPTM, as publicações são previamente etiquetadas com o "logo" da iniciativa, instruções sobre a corrente da leitura e o material promocional também doado pelos apoiadores, como marcadores de página, informativos sobre leitura, entre outros.

Serviço:
Livro Livre
Dias 29, 30 e 31, das 10h às 15h
Estações: Brás, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Osasco e Pinheiros

Confira a programação:

29/10 [segunda-feira]

Estação da Luz

10h às 15h
Palestra de incentivo à leitura - Editora Evoluir
10h30min
Apresentação musical: "Temas inesquecíveis do Cinema e da TV" - Grupo NAEM
13h30min
Encontro com o autor Thiago Sogayar Bechara
14h30min
Apresentação de dança: Marquinhos e Camila

Estação Pinheiros

10h às 15h
Tabuleiro de Jogos: "É tempo de reciclar" - Editora Evoluir
10h
Apresentação de dança: Marquinhos e Camila
11h30min
Encontro com o autor Andrea Vicentini
13h30min
Apresentação musical - Grupo Transasom
14h30min
Encontro com a autora Beatriz Monteiro da Cunha

30/10[terça-feira]

Estação Barra Funda

10h às 15h
Baú das artes: "um armário de sonhos" - Editora Evoluir
Tabuleiro de Jogos: "É tempo de reciclar" - Editora Evoluir
Intervenção teatral
10h
Palestra de incentivo à leitura - Editora Evoluir
13h30min
Música na CPTM: Coral e Banda da Guarda Civil Metropolitana

31/10[quarta-feira]

Estação Brás

10h às 15h
Exposição fotográfica "Everest 5.0 - Livros inspiram sonhos" - Júlio de Sousa
Mediação de leitura: Fundação Tide Setubal
Tabuleiro de Jogos: "É tempo de reciclar" - Editora Evoluir
Apresentação artística: CCA São João Batista
10h
Palestra de incentivo à leitura - Editora Evoluir
14h
Encontro com o expositor: Júlio de Sousa

Estação Osasco

10h às 15h
Intervenção Poética do Grupo de Estudos Literários "Pé de Poesia" - DIA D, Dia de Drummond
2º Encontro Entre Linhas com autores de Osasco

Estação provisória de Suzano segue indefinida



Fonte: DAT

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegou a informar algumas vezes nos últimos meses que a estação de trem provisória seria instalada em Suzano até o final desse ano. Dessa forma a estrutura velha de embarque e desembarque seria desativada para dar espaço a nova estação, cujas obras já estão em andamento. Mas, de acordo com as últimas informações transmitidas pela companhia de trens, a desativação da estrutura antiga poderá ocorrer somente nos "próximos meses".

Essa informação foi transmitida após questionamento do DAT sobre a alteração de plataforma para embarque dos passageiros que seguem no sentido São Paulo (Bras). "A CPTM informa que a transferência da plataforma 1 para a 3 no último domingo faz parte do processo de evolução das obras da nova edificação e visa a demolição da via 1 para a construção da plataforma central da nova estação", explicou em nota.

Esta alteração será mantida até entrada em operação da estação provisória e desativação da estação existente, prevista para ocorrer nos próximos meses, conforme destacou a assessoria da CPTM. Funcionários da estação também não têm informações precisas sobre a data em que o embarque de passageiros será transferido para a nova área de acesso às plataformas (e bilheterias) construída ao lado da passarela de pedestres que será demolida, provavelmente em 2013.

sábado, 27 de outubro de 2012

CPTM altera circulação de três linhas nesse final de semana, para obras de modernização


Fonte: CPTM

Neste final de semana, dias 27 e 28 de outubro, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários para prosseguir com as obras de modernização do sistema. Por conta disso, os trens circularão com maior intervalo. Confira a programação:

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: na sexta-feira, a partir das 23h, serão realizados serviços no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens, entre as estações Morumbi e Granja Julieta. No sábado, a partir das 20h, os trabalhos serão retomados e prosseguirão ininterruptamente até a meia-noite de domingo, no trecho entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: no domingo, até as 15h, haverá intervenções no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Suzano e Calmon Viana.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]: na sexta-feira, a partir das 23h, as obras estarão concentradas no sistema de alimentação elétrica dos trens, no trecho entre as estações USP Leste e Comendador Ermelino. No sábado, os serviços serão retomados, a partir das 18h, prosseguindo até o final da operação comercial.

Informação aos Usuários: para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Benefícios: as obras de infraestrutura, que estão sendo realizadas nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens, que já estão sendo incorporados à frota, tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CPTM apresenta simulador de trens da estação Brás para blogueiros e participantes de redes sociais

Posto de observação
Por Diego Silva

Caros leitores, alguns de vocês devem ter achado estranho eu ter parado de escrever matérias. Não é pelo momento ruim da empresa, mas sim pela questão da minha ocupação semanal. O atual trabalho tem me tomado muito tempo, o que tirou um pouco minha concentração para escrever esses relatos. Hoje eu consegui um tempinho livre e aproveitando um momento de inspiração, venho contar para vocês sobre uma visita que fiz na CPTM na véspera do feriado de 07 de setembro, onde fui convidado para conhecer o novo simulador de trens, na estação Brás.


Quando recebi o convite da Companhia para visitar o simulador, até fiquei surpreso. 'Poxa, lembraram que eu existo? (risos)', foi o primeiro pensamento que veio à mente. A CPTM não é muito adepta de receber os líderes de comunidades sociais e blogs que falam sobre a empresa, ao contrário do Metrô de São Paulo, que faz questão de nos receber bimestralmente para um bate-papo descontraído. Só a critério de informação, a equipe do Metrô nos recebe para uma conversa informal, a fim de saber o que as mídias acham do atual serviço, o que pode ser melhorado, adaptado e também novas sugestões e opiniões. Um trabalho digno do Diretor de Operações, com participação de vários setores, como Segurança Operacional, Relacionamento com a Comunidade, Diretoria de imprensa e de marketing. 

Mas voltando à CPTM, que ainda é muito restrita com essa questão, o convite foi aceito e fiz essa visita no Simulador de Trens da Estação Brás, junto com outros admiradores, blogueiros e líderes de comunidades sociais. Recebido por duas funcionárias do 'Relacionamento com o Usuário', além do supervisor de tração Lourenço, das linhas 11-Coral e 12-Safira (um parêntese: ótimo profissional, muito calmo e paciente para sanar todas as dúvidas pertinentes à operação), fizemos uma breve introdução e nos foi permitido acessar os equipamentos para conhecer a rotina do maquinista. Para quem me acompanha há algum tempo, sabe que não é a primeira vez que participo de tal atividade, uma vez que fazia treinamentos constantes no Senai da CPTM, inclusive no Simulador de Trens da Lapa.

Aproveitando a oportunidade para relembrar alguns procedimentos operacionais
Deixei o espaço aberto para quem não conhecia os simuladores, já que possuía algum conhecimento. Os demais participantes se divertiam com todo o procedimento, uma vez que nunca tinham visto ou operado nada parecido. Como foi aberta a possibilidade de operar o trem por 20 minutos de simulação, aproveitei para relembrar alguns procedimentos (como o reestabelecimento do trem em caso de falha no ATC, muito bem observado pelo supervisor Lourenço). Foi uma visita rápida, algo em torno das 09h às 12h. Mas foi bacana ser lembrado pela Companhia, que anda muito distante das mídias sociais. Fico contente que ainda se lembrem das pessoas que 'perdem seu tempo' comentando sugestões e melhorias na empresa, tanto no Facebook como em blogs, Twitter e SSC. Agradecimento às duas funcionárias que nos receberam e ao supervisor Lourenço, pela paciência e pelas explicações.

Estações Santo André e São Caetano receberão campanha de combate ao AVC


Fonte: CPTM

Prevenir, orientar e instruir. Com esta proposta, a CPTM está apoiando o mutirão de combate ao AVC [Acidente Vascular Cerebral], popularmente conhecido como derrame cerebral.

Os usuários que passarem pelas estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e São Caetano, na Linha 10, no dia 27/10, sábado, poderão aprender mais sobre causas, prevenção e como identificar a ocorrência da alteração súbita da circulação sanguínea do cérebro. Nos postos que serão instalados nas estações, alunos de medicina ficarão disponíveis, das 9h às 17h, para prestar esclarecimentos a respeito de sinais e sintomas para detecção de um episódio da doença.

A ação está sendo desenvolvida pela Liga de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com outras ligas acadêmicas de diversas faculdades de medicina, que se reuniram para orientar a população a respeito da doença.

Segundo o DATASUS, o AVC é a principal causa de óbito no Brasil. Estima-se que após sofrer um AVC, aproximadamente 31% dos doentes evoluem para óbito, 28% para déficit neurológico grave, 11% para invalidez moderada, 11% para invalidez transitória e apenas 17% permanecem sem sequelas. Entre os fatores que levam ao pior desfecho de AVC estão a falta de conhecimento sobre o assunto e a demora na busca por auxílio médico.

Esta é mais uma campanha de saúde apoiada pela CPTM, que tem aberto espaço em suas estações com o objetivo de orientar os passageiros para uma vida saudável.

Serviço
II Mutirão de Combate ao AVC - Acidente Vascular Cerebral
Data e horário: 27 de outubro, das 9h às 17h
Local: Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André [plataforma 1 - sob o viaduto] e Estação São Caetano [espaço de convivência - próximo aos bancos]

sábado, 20 de outubro de 2012

CPTM altera circulação dos trens para obras de modernização. Confira as intervenções e programe a sua viagem


Fonte: CPTM

Em razão das obras de modernização da infraestrutura, neste fim de semana, a operação de trens na CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] será realizada com maior intervalo. Confira a programação das intervenções que impactarão todas as linhas do sistema, nos dias 20 e 21.

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]: no domingo, o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado. A opção para os usuários será fazer a transferência para a Linha 8, na estação Palmeiras-Barra Funda, seguindo até Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos para a estação Perus, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]: no domingo, das 8h às 20h, haverá obras no sistema de via, entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: a partir das 20h de sábado até à meia-noite de domingo, serão substituídos os equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens, no trecho entre as estações Vila Olímpia e Berrini.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]: no domingo, das 8h às 17h, as intervenções ocorrerão nos equipamentos de via, entre as estações Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: no domingo, das 4h às 15h, serão executados serviços no sistema de energia de alimentação dos trens, na região de Suzano. Intervenções também estão programadas nas vias ao longo da linha.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: a partir das 23h de sexta-feira até à meia-noite de domingo, o trecho Brás-Tatuapé estará inoperante. Para chegar à estação Brás, os usuários deverão fazer a transferência para os trens da Linha 11, no Tatuapé. A partir das 18h de sábado até à meia-noite de domingo, serão substituídos os equipamentos do sistema de energia de alimentação dos trens, no trecho entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara.

Informações: para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de AP [avisos sonoros] emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvida, os usuários podem contar com a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 0550121.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Trens da CPTM irão operar uma hora a mais de sábado para domingo, por conta do início do horário de verão


Fonte: CPTM

No primeiro minuto do próximo domingo, dia 21, os trens da rede metroferroviária [Metrô e CPTM] e os ônibus metropolitanos gerenciados pela EMTU/SP terão seus horários de circulação ajustados ao novo Horário de Verão.

Como os relógios serão adiantados em uma hora, a circulação de trens da Companhia do Metrô, da Linha 4-Amarela e da CPTM será feita normalmente até as 2h da manhã de domingo, o equivalente a 1h do horário antigo, quando habitualmente se encerra a operação comercial nas duas empresas.

A circulação de trens será retomada às 4h de domingo na CPTM e às 4h40 no Metrô. Na EMTU, as linhas de ônibus também operarão até as 2h do novo horário, cumprindo tabela horária normal no domingo.

Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa 1 ano

Diego Silva, na cabine de um trem da Linha 7-Rubi

Fonte: Revista Ferroviária

A criação do Dia Nacional do Maquinista Ferroviário completa um ano neste sábado, 20 de outubro. A data foi instituída através da Lei Nº 12.621, assinada pela presidente Dilma Rousseff; pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; e pelo ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola.

A proposta do projeto de Lei foi apresentada pelo deputado federal Julio Semeghini (PSDB/SP). Na justificativa do projeto, o deputado lembrou que apesar de todas as tecnologias disponíveis, o maquinista ainda é grande responsável pelo trem, “aquele que consegue manter, em pleno e perfeito controle, possantes máquinas pesando várias toneladas e o grande número de vagões cruzando os longínquos trilhos das ferrovias”.

O dia 20 de outubro foi escolhido por ser a data de fundação da Associação dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), em 1907.

Os maquinistas são fundamentais na ferrovia. Eles são responsáveis pela condução de grandes trens de carga, um trabalho muitas vezes solitário, sem a companhia de auxiliares. A edição Outubro-Novembro da Revista Ferroviária, que será lançada no começo de novembro, terá uma reportagem sobre a Ferrovia do Aço, contando como é o dia a dia dos maquinistas.

Integração gratuita CPTM e Metrô na zona leste


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CPTM adia novamente entrega de propostas para 65 novos trens


Fonte: Revista Ferroviária

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adiou pela segunda vez a sessão pública destinada ao recebimento dos envelopes para a concorrência de projeto e fabricação de 65 novos trens. Os trens terão oito carros cada, totalizando 520 carros para as linhas da companhia. A licitação é do tipo menor preço.

A nova data será 05 de novembro, às 10h, na Rua Boa Vista, 165, Centro, São Paulo. Marcada para acontecer às 14h do dia 11 de setembro, a entrega foi adiada para 17 de outubro e agora alterada mais uma vez.

O edital está disponível no site da www.cptm.sp.gov.br, no item Licitações.

Usuário resiste a trocar trem por ônibus gratuito


Fonte: Estadão

No primeiro dia de gratuidade do ônibus para usuários da Linha 5-Lilás do Metrô e 9-Esmeralda da CPTM, os passageiros ainda estavam perdidos e relutavam em trocar na segunda-feira (15) o transporte sobre trilhos por coletivos.

Na Estação Largo 13, onde a baldeação era feita, grande parte dos que usavam o benefício já pegaria ônibus. "Faço esse caminho todos os dias. Qualquer economia já ajuda, mas é uma pena não termos o mesmo direito na volta", disse Maria de Fátima Gomes, de 46 anos. "Era muito bom para ser verdade", lamentou a técnica em Enfermagem Orlete Carvalho, de 45, ao ser informada por uma funcionária do terminal de que não teria gratuidade, já que pegou o ônibus primeiro.

O objetivo do desconto, segundo o Metrô, é redistribuir melhor os passageiros na rede e tentar desafogar a Linha 9-Esmeralda, mas a demora do ônibus não é um atrativo. De casa para o trabalho, a auxiliar administrativa Grazielli Albino, de 26 anos, demora 20 minutos de trem e metrô. De ônibus, o tempo é cinco vezes maior. "O trem é cheio, mas é rápido. De que me adianta ir sentada no ônibus se não vou conseguir chegar no horário?"

Zona leste
A partir de segunda-feira (15), usuários das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM vão poder fazer transferência gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O benefício, porém, só valerá das 11h às 15h e após as 21h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, a partir das 15h. Aos domingos e feriados, a integração gratuita estará liberada durante o dia inteiro.

A medida, segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), é para "gerenciar a demanda". "Ou seja, estimular quem puder pegar o metrô um pouquinho mais tarde."

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Trens do ABC ganham 5.000 usuários a mais por dia


Fonte: STEFZS

A cada dia, a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganha cerca de 5.000 passageiros. O itinerário, que liga Rio Grande da Serra ao Brás, na região central de São Paulo, registrou cerca de 23,5 milhões de embarques em agosto e setembro de 2012, contra 21,7 milhões no mesmo período do ano anterior - aumento de 8,4%.

O número de transportados não equivale à quantidade total de pessoas que utilizaram o sistema, já que um mesmo passageiro pode embarcar diversas vezes na linha no decorrer do dia. É o caso de quem usa o trem para ir e voltar do trabalho.

Na avaliação do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o crescimento na demanda é reflexo de melhorias no serviço prestado. "A Linha 10 tinha intervalo de seis minutos entre os trens, que caiu para cinco nos horários de pico", explica.

Segundo Fernandes, um dos fatores que permitiram a diminuição no intervalo foi a redução do percurso. Em dezembro, o ponto final da linha, que era na Luz, passou a ser definitivamente no Brás. "Com a mudança, o conforto para quem tinha como o destino o Brás foi substancial. Isso funciona muito na base do boca a boca, porque as pessoas comentam que estão pegando o trem e está melhor."

Segundo a CPTM, no último ano a frota que opera a Linha 10 teve incremento de mais cinco composições (nota do blogueiro: essas cinco composições a mais prestavam serviços na Linha 9-Esmeralda. Após a chegada dos novos trens, a frota foi deslocada para a Linha 10). Cada trem tem capacidade aproximada de 2.000 pessoas. A companhia acrescenta que, em 2012, os investimentos para o itinerário são de R$ 165 milhões, para obras de modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicação, rede aérea e trilhos. Os dois pátios para trens, próximos à Estação Mauá, estão sendo remodelados.

Em agosto, foi assinado contrato para ampliar e melhorar o suprimento de energia. Para as linhas 7 e 10, o valor investido foi de R$ 117 milhões. Outras 65 composições serão adquiridas para todas as seis linhas da CPTM.

Linha 18-Bronze
Jurandir Fernandes afirmou que o processo de elaboração do modelo da PPP (Parceria Público-Privada) para construção da Linha 18-Bronze (Tamanduateí - Alvarenga) está adiantado. "Vamos definir a proposta final em novembro e a nossa intenção é lançar o edital para consulta pública em fevereiro."

Segundo o secretário, se os prazos forem cumpridos, o contrato para início das obras deve ser assinado em junho do ano que vem. A linha deve estar em operação total no fim de 2016.

Usuários criticam superlotação nos horários de pico
Para quem usa diariamente a Linha 10-Turquesa, o aumento no número de passageiros é motivo de insatisfação. "A lotação aumentou. Nos horários de pico tenho que esperar três trens passarem para que eu consiga embarcar", protesta a atendente Nilma Paula Maciel, 32 anos.

O produtor cultural Edson Costa Nunes, 31, mudou os hábitos para evitar o desconforto no trem. "Passei a intercalar com o trólebus e evitar embarcar nos horários em que a demanda é maior."

Apesar das queixas, a operadora de telemarketing Milena Araújo, 22, reconhece que houve diminuição no intervalo entre composições. "Antes, eu tinha de esperar mais. Em outras linhas, como a que vai para Francisco Morato, o tempo de espera é bem maior", compara.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Integração CPTM-Metrô será grátis na zona leste


Fonte: R7

O governo do Estado vai parar de cobrar passagem para usuários dos trens das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que quiserem fazer transferência para o Metrô nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, ambas da linha 3-Vermelha, na zona leste. Será um benefício válido apenas nos dias úteis, das 11h às 15h e depois das 21h. A medida começa a valer no próximo dia 22, uma segunda-feira.

A ideia do governo é redistribuir melhor pela rede os passageiros da zona leste, que atualmente só têm a estação Brás para fazer a troca entre os modelos. Atualmente, a mudança de ramal em Itaquera e no Tatuapé é tarifada – são os dois únicos locais na cidade onde quem está na CPTM precisa pagar para trocar para o Metrô e vice-versa.

Nesta segunda-feira (15) também começa a valer o desconto dado pelo governo para quem quiser usar os trens da linha 9-Esmeralda (que liga a zona sul a Osasco, passando pela marginal do Pinheiros). Entre 9h e 10h, em vez de R$ 3, a tarifa vai custar R$ 2,50 - um incentivo para as pessoas deixarem de usar a linha no horário de pico.

Também nesta segunda, o Estado vai começar a pagar a passagem de ônibus de moradores da zona sul que usam o Metrô até a estação Largo 13, da linha 5-Lilás, e descem no terminal Santo Amaro da SPTrans. A medida vai valer até que as obras de expansão da linha Lilás até a Chácara Klabin, na zona sul, fiquem prontas – a previsão de conclusão é 2015.

O anúncio oficial da integração entre CPTM e Metrô na zona leste será feito na segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na estação Corinthians-Itaquera. O evento vai servir também para o governador anunciar o edital de licitação das obras de prolongamento até Guarulhos da linha 2-Verde do Metrô, que passa pela avenida Paulista. O ramal, que para hoje na estação Vila Prudente, vai receber mais 12 estações e chegará à futura estação Dutra. O prolongamento terá 13 quilômetros e a estimativa de custo da obra é de R$ 2 bilhões. A promessa do governo do Estado é que o novo ramal fique pronto até 2017.

Redução de tarifa na Linha 9 valerá das 09h as 10h


Fonte: CPTM

A partir do próximo dia 15 de outubro, os passageiros das linhas 5 do Metrô e 9 da CPTM terão redução de R$ 0,50 no valor da tarifa de R$ 3, das 9h às 10h, de segunda a domingo, incluindo feriados. A Tarifa da Hora valerá para quem tem Bilhete Único Comum ou Vale-Transporte. No período de um ano, o usuário terá economizado R$ 132.

O Governo do Estado também passará a oferecer, a partir do dia 15, mais uma opção de transporte para os passageiros que começarem a viagem nas linhas 5 do Metrô e 9 da CPTM. Os usuários serão beneficiados com a integração gratuita com os ônibus municipais na estação Largo Treze. Hoje, é cobrado complemento de tarifa, no valor de R$ 1,65, para fazer essa transferência. No final de um ano, com esse incentivo, a economia do passageiro será de R$ 435,60.
 
A integração gratuita com os ônibus municipais valerá até a conclusão da Linha 5 do Metrô, que será expandida até a Chácara Klabin. A operação comercial completa dessa linha está prevista para 2015.
 
O objetivo das novas medidas é melhorar a distribuição do fluxo de passageiros nas estações de conexões Santo Amaro e Pinheiros e oferecer mais opções de integrações gratuitas para a população.

Vale-Transporte valerá para a Tarifa do Madrugador
O trabalhador que recebe Vale-Transporte poderá usá-lo, a partir do dia 15, para obter o benefício da Tarifa do Madrugador, que custa R$ 2,50, no horário das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CPTM altera circulação de trens nesse feriado para realização de obras de modernização


Fonte: CPTM

Neste fim de semana prolongado, em razão do feriado de 12 de outubro, a CPTM aproveitará a redução do movimento de usuários em seu sistema para intensificar as obras de modernização que vem realizando em suas linhas. Assim, na quinta, sexta, sábado e domingo haverá intervenções de grande porte em diferentes linhas, impactando os intervalos entre trens, conforme detalhamento abaixo.

Linha 7 [Luz - Francisco Morato]: na sexta-feira [12], das 4h às 20h, serão executados serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jaraguá e Vila Clarice, ocasionando maior intervalo entre os trens.

No domingo [14], o trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus estará fechado, devido a obras de modernização. Para transpor o ponto afetado, os usuários deverão utilizar o trem da Linha 7, entre Luz e Palmeiras-Barra Funda, onde farão a transferência para a Linha 8, seguindo até a estação Domingos de Moraes. De lá partirão ônibus gratuitos até a estação Perus, na Linha 7, onde a circulação de trens ocorrerá até Jundiaí. Os coletivos farão paradas para embarque e desembarque somente na estação Pirituba, além das estações de transferência: Domingos de Moraes e Perus.

Linha 8 [Júlio Prestes-Itapevi] na sexta-feira [12] e no domingo [14], das 8h às 20h, haverá serviços de revisão geral no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Sagrado Coração e Engenheiro Cardoso. Por esse motivo, os trens circularão com o intervalo médio ampliado.

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: na sexta-feira [12] e no domingo [14], o trecho entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro ficará fechado. A operação ocorrerá de Santo Amaro a Grajaú e de Granja Julieta a Osasco. Para atender aos usuários do sistema, ônibus gratuitos farão a conexão entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

No sábado [13], das 20 horas até a meia-noite será realizada a substituição de equipamentos do sistema de alimentação de energia dos trens na região da estação Osasco. Em razão disso, os trens da Linha 9 retornarão da estação Presidente Altino.

Linha 11 Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: na sexta-feira [12], os trens circularão entre as estações Tatuapé e Guaianazes. Para chegarem ao Brás, os usuários poderão fazer a transferência gratuita para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, por meio da operação Paese. Na ocasião, os trens da Linha 10 [Rio Grande da Serra - Luz], circularão, excepcionalmente, até a estação Luz.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: na sexta-feira [12], durante toda a operação comercial, serão realizados serviços de manutenção no sistema de alimentação de energia dos trens entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas, ocasionando maior intervalo médio entre os trens. No domingo [14], os serviços de manutenção do sistema de alimentação de energia dos trens correrão na região da estação Jundiapeba, das 4h às 15 horas, aumentando o intervalo médio entre os trens.

Linha 12 [Brás - Calmon Viana]:
a partir das 23h de quinta-feira [11], a operação será realizada entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegar até a estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Na sexta-feira [12], a circulação de trens ocorrerá somente entre as estações Calmon Viana e Comendador Ermelino. Para chegarem até a região do Brás, os usuários terão que utilizar os ônibus gratuitos para fazer a conexão entre as estações Comendador Ermelino e Tatuapé. Como, nesse dia, não haverá operação no Expresso Leste entre as estações Tatuapé e Brás, os usuários terão que transferir-se para a Linha 3-Vermelha, do Metrô.

No sábado e no domingo, os trens circularão entre as estações Calmon Viana e Tatuapé. Para chegarem à estação Brás, os usuários terão que fazer a transferência para os trens da Linha 11.

Sexta, trens da Linha 10 circulam até a estação Luz

Informação aos Usuários. Para orientar o usuário sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura, que estão sendo realizadas nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens, que já estão sendo incorporados à frota, tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Panes na CPTM não podem ser consideradas normais


Fonte: ALESP

Hoje a pane foi na linha 2 – Verde do Metrô. Ontem foi na Linha 8 da CPTM. Amanhã, os milhares de usuários do sistema de transporte coletivo da capital já “têm certeza” que alguma pane irá acontecer para prejudicar a sua mobilidade dentro da Região Metropolitana. Estas ocorrências não podem passar a ser consideradas como “normais”, porque não o são. Têm causas, provocam consequências e é de responsabilidade do governo do Estado resolvê-las.

A CPTM já contabilizou mais de 100 panes este ano, segundo relatório da própria companhia. O Metrô também soma mais de uma centena de problemas.

Governo federal anunciou mais R$ 10 bi em recursos para SP

Com o anúncio do ministro da Economia, Guido Mantega, no último mês, da ampliação do limite fiscal do estado de São Paulo em R$ 10 bilhões para este ano, o governador Geraldo Alckmin não poderá mais usar como “desculpa” o Programa de Ajuste Fiscal para a paralisia nos investimentos em infraestrutura e o não cumprimento dos seguidos Planos Plurianuais (PPA) elaborados pelos seguidos governos tucanos em São Paulo há mais de vinte anos.

Essa falta de investimentos tem como resultado o “caos” na mobilidade urbana, principalmente nas regiões metropolitanas do Estado. A lenta retomada dos investimentos não é suficiente para suprir as deficiências acumuladas. Basta lembrar que a última linha estruturante do Metrô paulista inaugurada antes da linha 4 - Amarela (entregue parcialmente no final de 2011), foi a Linha 2 - Verde, ainda no início dos anos 90, na gestão Quércia. Partindo do princípio que uma linha de metrô leva oito anos para ser feita, então a cidade de São Paulo deveria ter, pelo menos, sete linhas nos dias de hoje.

De 1999 a 2011, o Estado deixou de investir R$ 10,34 bilhões no Metrô. O governo tucano tem que cumprir as metas de investimentos projetadas no PPA e nos orçamentos anuais do Estado.

O ciclo das panes, apontado por especialistas

. Lotação. A origem das falhas é o excesso de gente buscando um serviço incapaz de atender todo mundo com conforto. Em 2011, o Metrô carregou uma média de 2,7 milhões de pessoas por dia e a CPTM, 2,3 milhões. Foram colocados mais trens para circular nas linhas existentes. Segundo o governo, de 2010 para cá, foram 33 para o Metrô e 72 para a CPTM. Só que isso trouxe novos problemas. É preciso mais linhas.

. Pouca energia. Os sistemas instalados nas linhas já existentes passaram a ser usados por mais trens. E a fonte de energia do transporte, a eletricidade, passou a ser compartilhada por mais composições. "Puxa-se mais energia", explica o professor de Engenharia de Transportes da FEI Creso de Franco Peixoto. "Mas tem linhas que não estão dando conta", completa o consultor Horácio Augusto Figueira. A sobrecarga facilita a ocorrência de falhas elétricas, o que está acontecendo principalmente na Linha 9-Esmeralda da CPTM.

. Idade. A falta de sintonia entre trens e sistemas fica mais grave porque a CPTM usa um leito ferroviário que tem mais de 100 anos de idade - parte é do século 19 -, diferentemente do Metrô. Por isso, grande parte dos investimentos nas linhas já existentes é canalizada para troca de transformadores elétricos, rede de transmissão de energia, postes e até dormentes dos trilhos.

. Pouco tempo para reformas. "O tempo útil que eles (CPTM) têm para fazer obras é de apenas 2h diárias", diz o professor Telmo Porto. Isso porque os trens funcionam das 4h à meia-noite todo dia. "Até entrar na via e sair, são 2h perdidas por dia." Esse entra e sai diário também pode facilitar a ocorrência de panes durante a operação, segundo especialistas. É que uma série de sistemas precisa ser ligada e desligada a cada serviço simples, como troca de um poste.

. Atrasos em obras. O pouco tempo para executar obras de melhoria arrasta o fim dos serviços e, assim, prolonga o problema. Dos 11 contratos de manutenção assinados pela CPTM desde 2008, oito tiveram de ser prorrogados. Segundo a companhia, por falta de tempo.

. Rede pequena. É o problema mais difícil: uma linha de metrô ou trem leva, em média, oito anos para ficar pronta. O tamanho da rede metro-ferroviária também potencializa panes. Se um trecho está parado, há poucos pontos de baldeação para que usuários mudem de trajeto e evitem passar pela linha com falha, como ocorre em outras cidades do mundo. "E a rede de ônibus tem velocidade média de 15 km/h. É como se estivesse em constante pane", diz o consultor Horário Figueira.

Blog avança ao segundo turno das votações do Prêmio Top Blog 2012

Por Diego Silva

Prezados leitores, venho noticiar com muita alegria que estamos classificados para o segundo turno de votações do Prêmio Top Blog 2012, que elege os melhores blogs do Brasil. Para quem não lembra, ano passado chegamos à final, conquistando o terceiro lugar. Esse foi o primeiro passo para a definitiva colocação deste blog entre os principais sites que fazem divulgação e notícias sobre a CPTM. Neste ano, por conta de seguidos problemas na Companhia, ainda imaginei que não conseguiria chegar no segundo turno, justamente porque algumas pessoas ainda acham que este blog é uma comunicação oficial da Companhia (o que eu já expliquei várias vezes: eu não tenho ligações com a empresa, faço o blog por hobby e por poder ajudar os usuários).

Com essa 'passagem' para o segundo turno, começamos tudo do zero: as votações já estão abertas novamente e irei precisar dos votos de cada um de vocês que passam por aqui. Votem com email (se tiver mais de um, pode votar com todos que tiver), com Facebook e com Twitter. Agora, a batalha é para quem tiver mais votos e chegar na final, para concorrer ao tão cobiçado prêmio. Espero contar com todos vocês para chegarmos mais uma vez ao final do ano, com plenas chances de conquistar o Troféu Top Blog 2012. Vamos votar!

Blog CPTM em Foco: Top 3 Brasil em 2011

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Trens do Expresso estão partindo de Guaianazes com destinos alternados entre Tatuapé e Luz


Por Diego Silva

Segundo informações da própria Companhia, atualizado há pouco no Facebook, os trens da Linha 11-Coral estão partindo da estação Guaianazes com destinos alternados entre Tatuapé e Brás. Manutenção programada entre essas estações está afetando a circulação nesse momento. Maiores informações, no Facebook oficial da CPTM, no Twitter (@CPTM_oficial) ou no 0800 055 0121.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Obras devem afetar circulação na Linha 9 da CPTM


Fonte: Revista Ferroviária


Uma obra de manutenção deve afetar a circulação de trens em dois trechos da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre hoje e a próxima quarta-feira.

Segundo a empresa, serão feitas intervenções no sistema de via entre as estações Vila Olímpia e Berrini e no trecho entre Morumbi e Santo Amaro. Serão implantados novos equipamentos nos dois locais.

As intervenções ocorrerão nos três dias, sempre a partir das 23h. Com isso, os trens vão circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

De acordo com a CPTM, as obras permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Algumas linha das da CPTM também estão sofrendo alterações aos finais de semana devido a obras. Com isso, há trechos que ficam com a operação interrompida e outros apenas mais lenta dependendo do cronograma da empresa.

domingo, 7 de outubro de 2012

Após muita reclamação, escada rolante volta a funcionar

Escada levou mais de um mês para ser consertada
Por Diego Silva

Após pouco mais de um mês de muitas reclamações por parte dos usuários e de alguns vídeos com uma suposta campanha 'anti-sedentarismo', veiculado no Facebook oficial do blog, a CPTM concluiu a manutenção da escada rolante da plataforma 1, na estação Brás.

Atualmente, esse equipamento é utilizado apenas para levar os usuários ao mezanino. Lembrando que, desde agosto de 2011, os trens da Linha 10-Turquesa fazem parada final na estação Brás, justamente por isso a fundamental necessidade desse equipamento em funcionamento, para atender toda a demanda que passa diariamente por ali.

Eleições 2012
Todas as linhas da CPTM irão operar normalmente hoje. Não haverá obras de manutenção em nenhuma das seis linhas da Companhia. Façam boas escolhas e bom voto!

sábado, 6 de outubro de 2012

CPTM altera circulação dos trens hoje para obras de manutenção. Trens operam normalmente domingo

Trens da L10 irão operar em loop à partir das 18h: Brás x Sto. André e Mauá x R.G. Serra

Fonte: CPTM

Em razão das obras de modernização da infraestrutura, a operação de trens na CPTM será realizada com maior intervalo, nas linhas impactadas pelas obras, neste fim de semana. Confira a programação:

Linha 9 [Osasco - Grajaú]: das 20 horas até a meia-noite de sábado, os trens circularão com maior intervalo entre as estações Jurubatuba e Socorro, devido à intervenções no sistema de energia de alimentação dos trens .

Linha 10 [Brás - Rio Grande da Serra]: das 18 horas até a meia-noite de sábado, os trens não circularão entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá, devido a obras no viaduto Capuava. Como opção, os usuários poderão utilizar os ônibus que serão disponibilizados para completar a viagem.

Linha 11 [Guaianazes - Estudantes]: das 18 horas, até a meia-noite de sábado, serão realizadas intervenções no sistema de sinalização entre as estações Calmon Viana e Jundiapeba, ocasionando maior intervalo entre as composições.

Trens da Linha 9 irão operar com maiores intervalos durante as noites dos dias 8, 9 e 10/10
Intervenções durante a semana, nos dias 8, 9 e 10/10

Linha 9: de segunda até quarta-feira, a partir das 23h, as intervenções ocorrerão no sistema de via, com implantação de novos equipamentos entre as estações Vila Olímpia e Berrini e no trecho entre Morumbi e Santo Amaro.

Desafio: é importante ressaltar que executar as obras de modernização, atendendo ao usuário simultaneamente, é um grande desafio. As ações exigem uma série de medidas, como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, como finais de semana, feriados e madrugadas, o que prolonga o tempo de conclusão dos serviços.

Benefícios: as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas permitirão a redução dos intervalos, o aumento da oferta de lugares, além de melhorar a performance dos novos trens que já estão sendo incorporados à frota.

Em caso de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário: 0800 055 01 21.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CPTM investiga atropelamento que mutilou criança em SP


Fonte: Terra

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que vai investigar o atropelamento de um menino de 8 anos na tarde desta quinta-feira. O acidente aconteceu nos trilhos entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes, no centro da capital paulista, segundo a Polícia Militar (PM).

O atropelamento amputou parte da perna direita da criança, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A vítima foi socorrida pelo helicóptero Águia da PM e levada para o Hospital das Clínicas. O estado de saúde do garoto não foi informado.

O local do acidente fica próximo à rua Doutor Elias Chaves, no bairro Santa Cecília, onde às margens da linha está a favela do Moinho. Agentes da 2ª Cia do 13º Batalhão de Polícia Militar registraram a ocorrência e o caso deve ser investigado no 77º Distrito Policial, em Santa Cecília. A CPTM informou que as duas linhas que passam na região, 8-Diamante e 7-Rubi, não sofreram atrasos devido à ocorrência.

Orçamento de SP para 2013 destaca PPP's e transportes


Fonte: Revista Ferroviária

A execução de projetos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de obras de transporte fora da capital paulista são os destaques do orçamento do Estado de São Paulo para 2013, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini. Entre as ações que devem ser executadas no próximo ano com a participação da iniciativa privada estão a de combate a enchentes; a duplicação da Rodovia dos Tamoios; a construção de cinco hospitais e uma fábrica de medicamentos; a criação de 10,5 mil vagas em presídios; a construção de pátios para o Detran; além das linhas 6, 17, 18 e 20 do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Também devem começar a sair do papel no próximo ano, segundo o secretário, o trem regional para Jundiaí; o trem para o Aeroporto de Guarulhos; e a extensão da Linha 2-Verde, além do projeto da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. “As obras de transporte público saem da capital e adotam visão metropolitana, gerando melhoria nos serviços”, defendeu Semeghini, ressaltando que em 2013 estão previstas sete obras de trem e metrô ao mesmo tempo.

O trem regional de São Paulo para Jundiaí vai receber investimentos de R$ 60 milhões no próximo ano. Já o trem que vai ligar o Aeroporto de Guarulhos a São Paulo, chegando na estação Engenheiro Goulart, deverá receber R$ 207 milhões em 2013. Essa obra, denominada Linha 13-Jade, terá 11,5 km de extensão e deve transportar 200 mil passageiros por dia. Também na região metropolitana deverá ser feito o Ferroanel, executado pelo governo federal e que vai exigir contrapartida estadual. A obra, porém, ainda não possui previsão orçamentária.

Já o complexo da zona leste de São Paulo, que está sendo construído por conta da Copa do Mundo de 2014, deve receber a maior parte dos investimentos em 2013. Dos R$ 479 milhões previstos para intervenções viárias e para o polo Itaquera, R$ 350 milhões são do Estado de São Paulo, que pretende executar R$ 300 milhões em 2013.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Estado de SP vai investir 6% a mais em trens


Fonte: Revista Ferroviária

Após registrar mais de 20 grandes panes na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao longo deste ano e anunciar um grande programa de modernização, o governo do Estado apresentou ontem a Proposta Orçamentária de 2013 com aumento de 6% em investimentos nos trens. A previsão é de que sejam gastos R$ 2,9 bilhões nos trens no ano que vem.

A Proposta Orçamentária de 2013 foi apresentada ontem e precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa, onde pode sofrer mudanças.

No caso da CPTM, a linha que mais terá aumento nos investimentos será a 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú, que passa pela Marginal do Pinheiros). O crescimento é de 40% em relação a este ano, passando de R$ 72 milhões para R$ 101 milhões. É justamente a linha que mais apresentou problemas. Fora os recursos para modernização, há também previsão de R$ 71,5 milhões para prolongar o ramal até Varginha, no extremo sul da cidade, com mais três estações.

Por outro lado, a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), que também registra panes frequentes, terá o ritmo de investimentos reduzido a mais da metade no ano que vem. A proposta prevê R$ 127 milhões em gastos, contra R$ 243 milhões neste ano.

Além desses gastos, que estão sendo usados para troca de sistemas elétricos e melhoria das vias, há previsão de investimento de R$ 1,1 bilhão para a compra de trens. O governo do Estado tem uma licitação em andamento que pretende comprar mais 65 trens para a CPTM, em um processo que só deve terminar no fim dessa gestão.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Problemas das escadas rolantes vai muito além

Escadas da estação Luz estão a ponto de apresentarem defeito
Por Diego Silva

Na última sexta-feira, recebemos um contato da CPTM referente à uma reclamação sobre uma escada rolante da estação Brás, que está parada há quase um mês. No sábado, durante passagem pela estação Luz, pude notar que escadas rolantes estão a ponto de apresentarem defeito: a cada ciclo, um barulho enorme dos motores já demonstra que está faltando manutenção nos equipamentos.

Na estação Brás, as escadas que dão acesso às plataformas 6 e 7 sofrem o mesmo problema. Rangidos e barulhos de esforço dos motores (que aparentam não receber lubrificação) são notados de qualquer ponto da estação, que é uma das mais movimentadas de São Paulo. Isso, para ficarmos em exemplos centrais, uma vez que já tem algum tempo que não visito estações mais distantes e de outras linhas.

A CPTM entrou num círculo vicioso de falhas e defeitos de trens e equipamentos, percebida pelos usuários há muito tempo. Mas, particularmente, não esperava que fosse chegar a tal ponto de ver os equipamentos das estações chegarem em tal depreciação. Já é hora da gestão da Companhia acordar e ver o que está acontecendo com a empresa, que aos poucos, vai desmoronando diante da própria ineficiência.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Linhas da CPTM já tiveram 117 falhas só esse ano

última falha da CPTM causou a destruição de dois trens
Fonte: Mobilize.org

Um problema recorrente nas cidades brasileiras: só em São Paulo, a cada dois dias, um acidente tumultua a ida e volta para casa dos paulistanos. Como se não bastasse a confusão nas plataformas, falhas atrasam e até param os trens. As falhas, defeitos e panes são frequentes. “Uma coisa medonha. Cada dia pior”, afirma uma mulher.

Às vezes os passageiros têm que sair dos vagões e seguir a pé. A cada atraso, uma confusão. “Tremenda falta de respeito com o ser humano”, diz um homem.

Um levantamento do Bom Dia Brasil mostra que este ano já ocorreram, pelo menos, 117 problemas – um a cada dois dias – nas linhas de trens da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do Governo de São Paulo.

Para o especialista Alberto Moreira Pullim, isso acontece porque a manutenção não é feita adequadamente. “Não há tempo de fazer nos trens e no sistema, porque os trens têm que operar de forma regular. Não tem tempo de parar para fazer a manutenção preventiva, esse é um problema grave”, afirma.

O usuário também sofre com a superlotação. Mais um trem chega na Estação da Luz e começa a correria dos passageiros para pegar um lugar nos bancos. É impressionante como o pessoal sai em disparada, um pouco de empurra-empurra. É muita gente querendo entrar ao mesmo tempo e muitos passageiros vão acabar ficando do lado de fora, vão ter que esperar o próximo trem.

“Não tem trem, é muito lotado, é empurra-empurra, falta de educação, é assustador de se ver”, diz uma mulher. “Se não souber entrar lá você acaba sendo derrubado”, afirma um homem. “Todo dia tem alguém que se machuca, terrível”, lamenta outro homem.

“É triste! Já passa um dia estressante, chega aqui piora tudo. Tem que matar 100 leões para chegar em casa”, afirma uma mulher.

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