quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CPTM registra mais de 21 mil mensagens no SMS-Denúncia


Fonte: RedeTV!

O serviço SMS-Denúncia da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou em 2012 aumento de 24,5% em comparação ao ano de 2011. Enquanto em 2011, o número foi de 17.045 reclamações recebidas, em 2012, foram 21.216 atendimentos. Iniciativa pioneira, o projeto foi implantado em 2008, e desde então, já recebeu mais de 47 mil mensagens SMS com denúncias de usuários.

O serviço vem recebendo um número crescente de denúncias, o que comprova a grande aceitação por parte da população. As denúncias mais frequentes de desrespeito às normas são: 1º poluição sonora (usuários que ouvem músicas com volume muito alto em seus celulares); 2º ambulantes (existem ainda usuários que se arriscam comprando produtos de origem e qualidade duvidosos, desta prática ilegal); 3º comportamento inadequado do usuário (sentar no chão do trem, por os pés nos bancos, não dar preferência a mulheres e idosos, entre outros).

A poluição sonora, líder de denúncia no SMS-Denúncia teve uma diminuição 5,5% em 2012, em relação ao ano anterior, enquanto o comportamento inadequado teve queda de 2,0% e a terceira colocada nesta lista, vendedores ambulantes, teve um aumento de 2,2% em comparação ao ano de 2011.

Para maior eficácia do serviço, o denunciante deve colocar na mensagem o maior número de informações possível, em tempo hábil, para a intervenção na próxima parada. A recomendação é que a mensagem contenha a infração cometida, as características do autor (físicas e vestimenta), a linha onde está viajando, o número do carro, o sentido da composição e a próxima estação. Após receber a solicitação, a Central de Segurança localiza os agentes mais próximos e os destaca para atuarem na ocorrência.

Para utilizar o SMS-Denúncia, o usuário precisa de um celular com suporte SMS e enviar uma mensagem para o número 97150-4949, lembrando que não é necessário nenhum tipo de identificação (anonimato é respeitado).

Além do SMS, a CPTM também disponibiliza o telefone 0800 055 0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário, 24 horas. Todas as denúncias, com possibilidade de atuação imediata, recebidas por esse telefone são redirecionadas para a Segurança da Companhia.

Para coibir a incidência dessas irregularidades, a CPTM incentiva a boa convivência entre os usuários, por meio de avisos sonoros nos trens e estações, além de incluir o tema em suas campanhas de conscientização. Além disso, conta com agentes de segurança que circulam nos trens e plataformas, distribuídos em todas as estações e estão orientados para abordar os usuários que descumprem as normas.

Dicas de convivência e cidadania
- Nada de som alto. Fones de ouvido são essenciais.
- Não atrapalhe o fluxo.
- Não segure as portas do vagão. Atrasa a viagem de todo mundo.
- Evite ficar na frente das portas e não deixe malas e outros objetos no caminho.
- Respeite as portas específicas para entrada e saída de passageiros.
- Antes de entrar no vagão, espere que as outras pessoas saiam. Não empurre os passageiros.
- Além de proibido, sentar no chão é pouco higiênico e atrapalha.
- O ideal é carregar mochilas na mão. Além de ser mais seguro e liberar a passagem, evita que elas atinjam - outros usuários.
- Na escada rolante deixe o lado esquerdo livre para a circulação.
- Não pare na frente da catraca para procurar o bilhete. Se estiver esperando alguém, fique de olho para não atrapalhar o fluxo.
- Não corra nas plataformas, isso é perigoso.
- Não ocupe os assentos preferenciais para idosos, gestantes e deficientes.
- Não fure a fila da entrada do trem. Respeite a ordem de chegada.
- Redobre a atenção com os pertences de valor como carteiras e celulares.

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