segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Esquecido, Siemens 3000 deve ser deslocado para outra linha


Por Diego Silva

As cinco composições da série 3000, de fabricação Siemens, estão fora de serviço há algum tempo. Depois de prestarem serviços de apoio na Linha 8-Diamante, agora cogita-se a possibilidade dessa frota deixar os lados da zona oeste/sul de São Paulo, para vir a circular em outras linhas.
A princípio, cogitou-se a ida desses trens para reforçar a operação na Linha 12-Safira (que já recebeu cinco trens da série 2070, que circulava também na Linha 9-Esmeralda e prestou apoio na Linha 8-Diamante). Nos últimos dias, foi levantada a questão de que os cinco trens alemães seriam incorporados à frota da Linha 7-Rubi, que liga Luz à Francisco Morato.

Um detalhe há de se perceber: estaria o Siemens pronto para vencer as rampas da Linha 7-Rubi? Ainda na operação da Linha 9-Esmeralda, esses trens apresentavam muitos problemas, sendo constantemente retirados de circulação para manutenção. Para a Linha 12, que praticamente não possui rampas, seria uma boa idéia. Ainda sobre a Linha 7-Rubi, segundo fontes, o envio desses trens da série 3000 seria justamente para retirar três ou quatro trens da série 7000 dessa linha e enviá-los para a Linha 12-Safira. Há quem diga que sairiam os trens mais antigos (no caso, série 1100, que iria prestar serviços somente na extensão da Linha 7, ligando F.Morato até Jundiaí). Vamos esperar para ver.

30 comentários:

  1. Eu vi uma unidade na Mooca. Mas devia ser só manobragem, sei lá. Já vi um 2000 e um 1700 no msm lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, João. O Mafersa 1700 deve ter vindo manobrar. O CAF 2000 está por aqui com certa frequência, afinal, está testando CBTC aqui na L10. Já o 3000 aqui, não tive essa sorte de ver ainda.

      Excluir
    2. Poxa, legal. Não sabia que a implantação do CBTC aqui já esteja tão avançada - pelo menos comparando com as outras linhas, creio eu.

      Só ví essas unidades uma vez por aqui, cada uma. Então não sabia que o CAF 2000, por exemplo, vinha com frequência, embora tenha pensado na possibilidade de teste na nova sinalização.

      Os 3000 ainda não foram revisados né?

      Excluir
  2. Eu falo, repito e reafirmo que a CPTM destrata a Linha - 7 Rubi... o descaso é grande e a sacanagem é maior ainda.
    Cade os 20 trens(NOVOS) da série 7000 PROMETIDOS para essa linha, alem de não cumprirem a palavra "DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA", agora querem tirar os poucos 7000 que circulam nessa linha, que mande esses trens Siemens 3000 para a linha - 12 Safira, que é bem ideal para o tipo de usuários dessa linha, Seriam um bom brinquedinho para eles apedrejarem e vandalizar, igual á como eles fizeram nos Alston 2070 e caf 7000..... não sei pq a pior linha da CPTM tem que ser tão privilegiada..... então se é para vandalizar e protestar, está na hora dos usuários da linha 7 brigarem, dizendo CHEGA as SOBRAS de lata que a Companhia deixa para nós...... queremos os nossos 20 novos trens prometidos, do que as sobras de outras linhas e usuários...... Respeitem os usuários da linha 7, modernizem as estações e de preferência, renovem de vez a frota que circula nessa linha, não esqueçam que a linha 7 e 10 são as mais antigas da CPTM, as verdadeiras linhas que merecia o melhor antes de qualquer coisa..... nosso caro Diego está cansado de ver as minhas postagens mostrando as diferenças que a CPTM faz..... se fosse a linha 9, a empresa colocaria uma frota digna de outro mundo.
    O Ruim é que provavelmente os usuários da linha 7, ainda não tem noção do que está acontecendo, não imaginam o que a CPTM trata a linha com descaso lata velha por outra lata velha...... terei de fazer um vídeo protestando e postando no Youtube...... vou divulgar e ver quais governantes terão a capacidade de dar uma resposta, provando o contrário do que vou afirmar...... Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CPTM não quer que uma lata velha estilo 1100 (que me desculpem os admiradores de plantão) se torne parte do cenário do SPTV....e a linha 7 não tem de problemas só de trens, o vão entre o trem e plataforma nas estações da Vila Clarice, Pirituba e Jaraguá chegam ao ponto do ridículo, a estação de Caieiras chega a ter dias que estão funcionando somente 2 catracas no horário de pico das somente 3 que existem, não raro os trens só prestam serviço até Caieiras, é também raro o dia em que os trens apresentam uma velocidade razoável sem parar entre as estações, ACORDA PESSOAL DA LINHA 7, ESTAMOS SENDO AMASSADOS (literalmente) E JOGADOS NO LIXO, PAGAMOS O MESMO PREÇO DO PESSOAL DA LINHA 9 E O QUE RECEBEMOS QUE POSSA SE COMPARAR À QUERIDINHA DA CPTM????

      Excluir
  3. Caramba, uma notícia que podia ser comemorada por nós usuários da linha 7, pode virar motivo de tristeza, hoje nós contamos apenas com 5 composições da série 7000, Q7, Q24, Q33, Q34, Q38, sem contar o Q2 acidentado na barra funda sem concerto, a CPTM quer mandar esses sobreviventes da série 7000 na linha 7 pra linha 12, na boa cada vez mais penso em ir trabalhar de carro isso é falta de respeito e bom censo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Brother mas..... os Siemens 3000 Não são motivos de orgulho para ser comemorado (com estouro ou batismo de Champanhe).
      Não Nego que os 3000 sejam bons.... são bonitos e em vista dos 1100, 1600 e 1700, os siemens são de 1º mundo.
      Mas vamos reparar que eles Estão muito Surrados, usados e judiados por outros usuários, não é justo que usuários Vândalos da Linha 12- Safira ganhem os Alstons 2070 que são Melhores que os 3000.... olhe as reportagens com imagens e busque, os que ele fizeram nos 7000 e 2070 nos seus maiores absurdos em questão de vandalismo e canibalismo...... se vendo tudo isso eu te faço a seguinte pergunta: É JUSTO RECEBERMOS OS SIEMENS 3000?????

      Vamos brigar pela seguinte Frase (DIREITOS IGUAIS A TODOS) ou, nos contentar com a tirada dos 7000 e com a chegada dos 3000 que vivem QUEBRANDO

      Excluir
    2. É muita injustiça, a linha definitivamente só vem recebendo restos ultimamente. E com relação aos 7000 nada vai mudar, o governador já prometeu inúmeras vezes esses trens para a L7 Rubi, inclusive quando a linha 8 estava para receber os 8000, o governador falou que quando os novos chegassem, a linha 7 receberia alguns 7000...
      Mas agora, os 7000 só voltarão quando a CPTM receber o lote de 65 novos trens, visto que os 7000 não serão mais novos para a esmeralda...

      Excluir
  4. O Siemens 3000 é, na minha opinião o melhor trem da CPTM, considerando a idade e o volume de manutenções. Seus problemas começaram quando as composições deixaram de ser 4 carros, passando a 8 carros. Basicamente incompatibilidades de software, ao meu ver, não chega a ser um problema crônico. Acredito que funcionaria bem na linha 7, mesmo nas rampas, já que na linha 9, na região do Grajaú há uma rampa considerável. Tomara que, caso vá para a linha 7 não seja destruído por vândalos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha única preocupação com o Siemens na L7 é a elevada rampa pós-Pirituba. Em dias de chuva, quero ver esse trem subir sem dar trabalho aos maquinistas...

      Excluir
  5. A vinda dos 3000 para a L7 seria muito bem vinda, claro, se estiverem prontos para a linha, mas daí tirar os 7000 é sacanagem, já temos os trens mais velhos da rede e ainda tiram os novos, não é só o pessoal das linhas 8,9,10,11,12 que precisam de ar-condicionado, os 1100 em dias de chuva chegam a jorrar água dentro de alguns carros, é simplesmente ridículo, há mais de 1 anos que visito o blog, e foram raras as ocasiões em que a linha 7 foi beneficiada.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que já está na hora da CPTM tomar vergonha na cara e trazer alguma novidade e não tirar o pouco que já tem não que os Siemens 3000 sejam ruins pelo contrario eu gostei dessa frota mas tira os CAF 7000 e manejar pra linha 12 que é repleto de vandalos eu acho isso um completo disperdicio de dinheiro se vão continuar com a baderna é melhor tirar fora e deixar os trens velhos pra essa cambada de bagunceiros.

    ResponderExcluir
  7. A linha 12 tem 10 7000, 6 2070, 2 1400, 3 5500 e 4 4400. É a linha que tem a frota mais diversificada da CPTM. Acho que seria melhor mandar os 3000 para linha 12 e retirar os 4 4400 da mesma, pois acreditem, andar de 4400 é muito pior do que andar de 1100.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver alguma dúvida sobre o que os Usuários da linha 12 - Safira fazem com os Caf 7000, deixarei a resposta de uma reportagem do próprio Diego abaixo... pelo menos eu Sei que os Usuários da linha 7 - Rubi cuidam muito bem do que os da linha 12.

      http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2012/09/protesto-de-usuarios-interrompe.html

      Excluir
    2. Jackson Carvalho eu acho muito errado botar os Siemens 3000 nessa linha 12 ainda mais cheia de gente vandalos eles ainda tem sorte de ter trem velho pra andar porque nem isso eles merece,pra merecer alguma coisa nova eles tem que cuidar bem e não estragar algo que custou o dinheiro das pessoas.

      Excluir
  8. Nao sou morador da regiao atendida pela linha 7, mas sou da mesma opiniao do Leandro, a linha 7 sofre com os trens velhos, e destruídos que la estao, tanto os 1700 e 1100, e ja esta na hora da linha receber novos trens, nao apenas , 20 e sim 26 que seria o ideal para a melhoria do transporte na linha 7. estamos no seculo 21, e ja esta mais que na hora, dos governantes trabalharem com respeito e responsabilidade, dado que o senhor Geraldo Alckimin, e um desastre com administrador, tudo que promete fica pela metade e joga o dinheiro da populacao no ralo.

    ResponderExcluir
  9. É caros colegas torçamos para os 7000 não saírem... Como a linha 9 esmeralda é a queridinha da CPTM, ela jamais deixaria os 3000 lá e para enviar 5 7000 para cá, e tudo isso para que lá a linha fique padronizada, enquanto que aqui... Mas o certo seria + 5 7000 para a Rubi e 5 3000 para lá, tendo em vista que os 7000 deveriam ser prioridades na L7 e na L12 por causa do contrato, porém...
    Aí quando chegar os novos trens, a L9 com certeza ficará com alguns deles e devolverá os 7000 (que já não serão novos para aquela linha)...

    ResponderExcluir
  10. olha eu digo ... eu prefiro os "surrados" e "velhos" 1100 e 1700 ... do que os modernos .... raramente se ve um 1100 ou um 1700 parando .... ficando fora de circulação como os mais modernos da cptm ... e o "gaitinha" cai bem na linha 7 ... ele consegue vencer as rampas e tb ja estou com saudades de escutar o barulho de partida dele ... por mim pode tirar os 7000 da linha 7 eu venho e volto da casa do meu irmao todo dia em perus ... e para mim é muito melhor os velhos e resistentes do que os novos e quebraveis ... e um adendo ... ja tem um 3000 no patio da lapa que é provavel que esteja testando ja na linha 7 ...

    pelomenos outrora nunca tinha tinha visto um 3000 por la estacionado

    ResponderExcluir
  11. Então respeito a opinião do pessoal que gosta de andar nos velhos, mais na boa o 1100 esse ano completa 55 anos em circulação, mais que um homem precisa pra aposentar, sou até a favor de preservar uma unidade de cada um no museu da FEPASA em Jundiaí, eles são a história, agora o 7000 não é fraco e só vejo os trens quebrarem, aliás quando chove forte você corre um grande risco nos velhos pelo freio fraco quem lembra do dia que o 1100 parou do nada entre o Piquiri e a Lapa do nada, e parou a linha inteira... E na boa na linha 12 tem mais vândalos que na linha 7 é só ver o 7000 e o 2070 apedrejados na falta de energia, e no curto na linha 9 faltou os usuários acabarem de tacar fogo no trem então pera lá, há privilégios sim da companhia e do governo e descaso com a linha 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preservar... aqui ? isso non existe ... mesmo com as mascaras centrais ainda quase existente duvido que a abpf ou qualquer orgao...governo ...entidade se prontifique a salvar sequer 1 dos 1100 e retornar a originalidade ... ou pelomenos manter 3 ou 6 carros dessa série ... nao fizeram nem com o fepasa que ja foi aposentado e vai logo menos estar na nossa mesa de jantar como panela...ou derivados ... e eu digo ... eu tenho mais medo de andar num 7000 na linha 7 em dias de chuva que vc sente o trem patinando e fazendo força para subir ou acelerar nos trilhos como se tivesse sem contato nenhum com os trilhos do que dentro de um 1100 ou 1700 ... eu peguei um 7000 antes de ontem que parecia quando o carro ta para morrer quando nao se pisa na embreeagem ... de tanto que patinava na hora da tração ... e também no caso do 7000 semana passada entre vila clarice e perus teve chuva de granizo que tava com granizos do tamanho de uma bola de ping pong... nem preciso dizer o que aconteceu com um 7000 né ... parecia que tinha levado 5 tiros no vidro da mascara ... esqueceram de avisar pros genios da caf que aqui em sp com vandalos...pedras que pulam por causa de dormentes soltos ...etc...etc...etc ... nao era para colocar vidro e sim lexan nas mascaras ... quantos 7000 nao circulam por ai com a mascara quebrada ?

      Excluir
  12. O negócio é o seguinte Galera! vamos ao que é fato e o que é necessário ser feito:
    FATO!!!!!!
    A CPTM Destrata a Linha 7 - Rubi;
    A CPTM só Se preocupa com as linhas 8, 9, 11 e 12;
    A CPTM transformou a Linha 8 - Diamante, numa 2ª Linha 9 (essa linha está com 100% da frota RENOVADA com a entrega dos últimos 8 CAF 8000);
    A CPTM só Privilegia os usuário da linha 12 - Safira com trens. (mas são os usuário que mais causam problemas á companhia com Vandalismo, Financeiros e Estruturais);
    A CPTM Vai Rechear a Linha 11 - Coral com os NOVOS Alston 9000 (fora os Caf 7000 e 2000);
    A CPTM Prefere a linha 9 - Esmeralda e dane-se o Resto, (tudo que é de Melhorias e Privilégios que se pode imaginar A CPTM fez como... Remanejar frotas novas de outras linhas para ela antes, para Depois devolve-los usados e abusados, Estações antigas foram Melhoradas e novas foram construídas, e todas as melhorias estruturais nas vias e etc);
    A CPTM transformou a Linha 7 - Rubi na PIOR linha do Sistema (o que era ruim decaiu em velocidade record, pq enquanto a CPTM se preocupava com as outras linhas, em um enorme esquema de modernização de Estações, Frota, via, e etc..... nós usuários da Linha 7 continuamos andando em Trens em péssimo estado, estações velhas e Antigas, super lotação, etc )

    Reafirmando..... em quanto quem não merece tem tudo "bonitinho", nós ainda temos os 1100; 1600; 1700 surrados + estações Antigas + obras ATRASADAS + Super lotação + Lentidão Exorbitantes e etc..... O que temos de Bom!?
    -Somente 5 ou 6 Caf 7000 + 2 Novas Estações em Construção... Curiosamente temos também> dos citados acima que é.... das 3 estações previstas, as 2 "ESTAÇÕES NOVAS" de V. Aurora e F. da Rocha, estão atrasadas com as obras, fora uma que nem começaram á construir que é o Caso de FCO MORATO!
    -Dos POUCOS Caf 7000 que foram cedidos por PENA, estão querendo Substituí-los por USADOS SIEMENS 3000 (JÁ EM TESTES)

    CURIOSIDADE:> Na Linha 7 - Rubi, só a Estação de CAIEIRAS tem BICICLETÁRIO!?!?
    Bem..... por incrível que pareça, todas as outras Demais linhas da CPTM estão Recheadas de Bicicletários em quanto nós da Linha 7 só temos UMA(1).... estranho né?????????????

    O QUE É NECESSÁRIO SER FEITO:

    Nós Usuários que pagamos os mesmos R$3,00... Protestarmos FERVOROSAMENTE contra os Absurdos que somo obrigados à Aturar;

    A CPTM começar de VEZ á Reconstruir as Novas Estações..... as estações que são TOMBADA PELO PATRIMÔNIO e não podem ser mexidas, serem modernizadas e receberem todas as melhorias de acessibilidade e infra estrutura, iniciar de vez as obras da nova Estação de FCO Morato que está mais do que Atrasada;

    A CPTM Entregar não mais os CAF 7000 e sim, uma nova FROTA só para essa linha (NÃO IMPORTA SE VAI SER DA BOMBARDIER, CAF, SIEMES OU ALSTON), E SIM UMA FROTA 100% RENOVADA.... igual aos da linhas 8, 9 e 11..... e temos que exigir que seja do mesmo sistema GANGWAY (PASSAGEM LIVRE ENTRE OS VAGÕES);

    Juntarmos todos em protesto contra a CPTM e dizer para ELES que não queremos os SIEMENS 3000, quem vive de migalhas, sobras ou RESTOS (que seja)... são os usuários da Linha 12 - Safira.

    Que os nosso "GOVERNANTES" parem de roubar;

    Que o Governador Geraldo "alguma coisinha", seja homem e nos Deem uma Explicação para o descaso e que nos mostre e prove, onde tudo o que está sendo discutido aqui é mentira nossa.

    Alguém Discorda De MIM!?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu discordo em 2 pontos ...

      1- tanto os 1100 e 1700 vieram especificamente para essa linha ... em vez de trem novo ... deveriam pegar esses 3000 e somar a frota sem tirar nenhum trem e modernizar totalmente (embora eu ache um crime contra a história como foi essa mascara de plastico ridicula no 1100 e mudar o letreiro do 1700) os trens dessa série .... 1100 e 1700 com ac e bancos melhores ... seriam muito mais bem vindos que um trem novo que geralemnte demora meses para se adaptar fora os problemas que sofrem ... va tirando gradativamente eles e reformando ... de preferencia nao canibalizar mais os trens do que ja foram desfigurados ... assim como os budds modernizados do metro que vc olha .... e ve é um budd ... porem modernizado ...e com custo mais baixo que um trem novo


      2- NUNCA encostar em estações como jaragua e perus ... prefiro ver seguranças carregando um cadeirante escada a cima do que mecher em algo que faz parte da história ... é so ver oque ja fizeram com a luz que é uma das estações mais importantes do sistema e como ela foi picotada sem dó ... se for renovar que se construa uma colada na outra ... ja basta a estação de perus ter sido reformada nas coxas depois do acidente de 2001 ... é só ver pelo histórico ... quantas estações que deviam estar de é e preservadas sobraram da época da spr ?

      Excluir
    2. Eu concordo em partes os trens novos sim ou reformar o que já tem o 1700 porexemplo ele está dentro dos padrões 8 carros fize-se uma reforma nele botar ar condicionado mas o resto deixar original.

      Excluir
    3. d3m0n no caso do 1100 isso de mudar a mascara isso acontece em qualquer frota de trem os Toshibas mudaram de cara umas 2 ou 3 vezes e o material usada no 1100 é de fibra de vidro eu acho e não plastico como você citou e na minha opnião não ficou tão ruim porque a original era horrorosa com aquele aspecto muito antigo parecendo um submarino sobre trilhos coisa que está presente no 1400 até hoje e sobre os budds do metrô foi modernizado sim mas a mascara foi alterada,e o acidente de Perus aconteceu em 28 de Julho de 2000.

      Excluir
    4. concordo,tb não esqueçendo da linha 10 q foi PREJUDICADA na mudança de terminal da luz para o bras,primeiro a cptm falou q iria colocar as linhas 10 e 11 até pal.b.funda,depois desistiu da ideia e toma a decisão de afogar mais ainda a estação bras extendendo as linha 7 e 8 até lá,desistiram da ideia pela 2ªvez,TODAS AS LINHAS MENOS A LINHA 10 q está INVICTA de novos trens e os 2100 daqui são orriveis,o caro diego reclama dos 3000 q vivem quebrados,mas os 2100 demoram pra pegar velocidade,são muito lentos,fora ainda que o ar-condicionado dele é PESSIMO,principalmente em horario de pico agora cm o metro na estação tamanduatei,a cptm poderia mandar alguns 2070,7000,ou 8000 pra ajudar na frota pois os 2100 n estão dando conta da demanda q aumentou desde a chegada do metro em tamanduatei,ja na estação bras temos a demanda da linha 11 q a cptm tem o prazer de colocar trens novos nessa linha q tb são um bando de vandalos igual a linha 12,o certo seria a cptm fazer um viaduto q não passa dentro da estação luz e colocar a linha 10 até julio prestes pois tem mtas plataformas vazias q a linha 8 nem usa por lá,as linhas 7 e 10 deveriam receber a maior atenção da cptm POIS SÃO O MARCO HISTÓRICO DAS FERROVIAS EM SP,ao inves de mandarem trens novos em linhas q só recebem os mesmos cm pedradas e açoes do tipo,colocassem esses trens nas linhas 7 e 10,o 1700 da linha 7 já era pra ter saido faz tempo nesse caso a cptm teria invertido inves dos LIXOS q são os 2100 virem pra ca,eles iriam operar na linha 7 e os 1700 ficariam operando na linha 10.
      Uma coisa justa na minha opinião seria a cptm "tomar vergonha na cara " e parar de mandar trens novos para as linhas 11 e 12,retirar os 1700 e 1100 das linhas 7 e 10 e colocar nas linhas 11 e 12 ja q eles gostam tanto dos trens velhos e colocar a metade os 2070 nas linhas 7 e 10 e a metade dos 7000 tb,isso seria justiça de verdade,isso é o q a cptm deveria ter feito ha 10 anos atras.

      Excluir
    5. super fã katy perry eu acho o seguinte até tenho inveja de vocês terem um trem tão bom como o CAF UT440-R(2100) só achei que você exagerou um pouquinho ao chamar ele de lixo,lento ele é mais por causa da idade que ele tem 38 pra 39 anos e por ser um trem mais pesado e o ar condicionado ser bastante eficiente, e ele tem prestado bem e dado conta do recado na Linha 10 Turquesa eu que sou da Linha 7 Rubi o pouco de novidade dos CAF 7000 que são apenas 3,4ou 5 unidades estão querendo tirar,no meu modo de ver o 1700 merecia uma reforma geral completa e permanecer prestando serviço seja na Linha 10 ou 7 como era em 1998 que de vez em quando eu via uma unidade 1700 prestando serviço na Linha 10, infelizmente a CPTM prefere comprar trens novos e tirar fóra alguns trens que no meu modo de ver ainda dariam conta do recado.

      Excluir
    6. o que eu acho é que a cptm deveria mandar os trens velhos para as linhas 11 e 12 já que eles adoram apedrejar trens,isso seria certo,garanto q se eles fizessem isso e colocassem a metade dos 7000 na linha 7 e a outra na 10,a cptm n teria tantos prejuizos assim por causa de usuarios que não dão valor ao transporte q tem

      Excluir
    7. eu acho que a cptm deveria tb reformar as séries 5000 e implantá-los novamente na linha 8 diamante,sempre que vou para Osasco ou Barueri,vejo muitos usuarios desta linha reclamando do Caf 8000.Se a cptm colocar os 7000 da linha 11 e 12 na linha 7 e a outra na linha 10,tenho certeza que se a cptm fizer isso,não vai haver mais problemas com apedrejamentos de trens

      Excluir
  13. Creio que va msm para a linha 7 Rubi, semana passada no dia 06/02/2013, avistei uma composição no pátio de Franscisco Morato, e outra composição estacionado atrás da estação de Franco da Rocha. é bom a linha 7 precisa ser modernizada, agora que a estação de franco esta ficando pronta e bem moderna.

    ResponderExcluir
  14. Estou aqui para confirmar ... já estão em operação na linha 7 o Siemens 3000 ... todos os dias que saio da Uninove (Barra-Funda) vejo este trem indo sentido Luz.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores