segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Falha na Linha 9 foi sabotagem, diz Governador


Fonte: G1
Imagem: CPTM/Divulgação

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (4) que a falha ocorrida na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi "sabotagem". "A Linha 9 foi revitalizada, os trens são novos. Isso aqui é sabotagem, é vandalismo e sabotagem, já foi comunicado à polícia", disse Alckmin enquanto exibia fotos tiradas na manhã desta sexta na linha férrea. A Linha 9-Esmeralda liga o Grajaú, na Zona Sul, a Osasco, na Grande São Paulo.

As fotos mostram um cabo amarrado a um pedaço de madeira que teria sido jogado por alguém que estava na Ponte do Morumbi, segundo o governador. A madeira atingiu o pantógrafo, responsável pela alimentação de energia do trem, causando a pane. Alckmin garantiu que não houve falha do sistema.

A CPTM informou às 11h desta sexta-feira que a circulação na Linha 9 foi normalizada às 9h30. Segundo a CPTM, o problema ocorreu às 4h20, quando o primeiro trem da linha que seguia no sentido Grajaú enroscou o pantógrafo na rede aérea de energia, próximo à estação Morumbi. Os trens circularam por via única entre as estações Morumbi e Granja Julieta, o que fez com que as composições operassem com maior intervalo.

Em nota, a CPTM afirma que "toda a estrutura de rede aérea na região é nova, assim como os trens que circulam naquela linha, não sendo identificada, a priori, nenhuma razão técnica para a ocorrência" e que registrará boletim de ocorrência para apurar o ocorrido.

A Linha 9-Esmeralda transporta mais de 300 mil por dia.

5 comentários:

  1. Olá Diego, obrigado por ter atendido meu pedido. Visto que você tem muitos arquivos raros da cptm, queria saber se você têm o mapa, aquele mapa de cima das portas do trem, da antiga linha 11 com as estações Carlos de Campos e Itaquera, etc. É que é pra edição de um simulador gratuito. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o mapa da antiga Linha E vc diz... Eu devo ter perdido aqui no computador, em algum lugar. Tem um monte de coisas, como você mesmo sabe. O problema é encontrar (risos). Mas assim que encontrar, lhe aviso e vemos a melhor forma para eu te enviar.

      Excluir
  2. Completa safadeza o que fizeram poderia ter gerado um acidente de grandes proporções até mesmo um descarrilamento de alguma composição eu acharia que a CPTM deveria monitorar e encontrar os vandalos que gostam de ficar fazendo esse tipo de brincadeira que não tem a menor graça e fazer eles pagar bem caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo relato, aparentemente alguém jogou algo da ponte do Morumbi. É algo que foge do controle da empresa. Da mesma forma que vejo pessoas caminhando na via novamente, mesmo com todo o trecho cercado por muros de concreto. Ou seja, as pessoas estão cientes do risco, mas preferem arriscar ainda assim...

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores