terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Francorail 5000 estaria sendo preparado para retornar à operação


Por Diego Silva

A notícia ainda não é oficial, mas que já está ganhando status de novidade. Em novembro do ano passado, noticiamos o fim da série 5000, após quase quarenta anos de operações na zona oeste de São Paulo. Para muitos, um alívio, visto que o trem era causador de muitos problemas. Para outros, os gigantes trens da Linha 8-Diamante ainda fazem falta. Mas uma coisa havia de se concordar: trem confortável.

Em conversa com amigos que trabalham nas oficinas de Presidente Altino, soube de uma informação bastante curiosa e que poderá agitar as páginas ferroviárias nas redes sociais: os trens da série 5000 estão sendo preparados para o retorno. Sim, os trens franceses, com toda a sua história, voltarão aos trilhos da CPTM em breve. Mas não se animem com o trecho principal da Linha 8-Diamante, e não, estes trens não serão modernizados. Segundo as informações, composições com quatro carros (motor-reboque-reboque-motor) serão adaptadas e prestarão serviços na extensão operacional da Linha 8, ligando Itapevi à Amador Bueno.

Mas e aquela história de fazer o trecho Júlio Prestes x Amador Bueno só com os novos trens da série 8000? Pareceu promessa de época eleitoreira mesmo. Pode até ser que um trem da série 8000 faça a estreia do trecho, ou circule no primeiro dia de operação da nova extensão. Mas no dia seguinte, podem notar que lá estarão os sempre eficientes trens franceses. A informação se tornou ainda mais confiável, depois que uma composição com doze carros foi testada desde Presidente Altino até a estação Júlio Prestes, em uma noite da semana passada. Ainda não se sabe quantos trens serão preparados para o trecho, nem quando deverão operar. Agora resta esperar para ver.

19 comentários:

  1. Aqui cabem somente 4 carros nas plataformas.

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    1. A intenção é que rodem com quatro carros mesmo, André... Para tanto, em breve deverão começar os testes com a formação M-R-R-M.

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  2. só digo uma coisa ... subiram lagrimas aos meus olhos ... com essa noticia ... ao saber que o ultimo legado visual da fepasa vai ficar por aqui e operando ... juro que desceu um alivio aqui ... podiam tambem por uns com 8 carros fazendo frente aos 1700 na rubi ja que força sobre nesses trens para subir lá ...

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    1. Aí a formação seria similar ao que vão fazer na extensão da L8: formar dois trens com quatro carros motor-reboque-reboque-motor e formar uma unidade de oito carros. Ainda assim, acho que não daria certo. O Francorail não foi projetado para a rampa existente na L7...

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  3. Esse série 5000 tá parecendo o Zagalo, num morre nem a pau! kkkkk (Vocês vão ter que engolir!!)

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  4. poxa vida, axei legal isso ai, porem tambem seria interessante colocar os 3000 em formaçao de 4 carros la, seriam trens relativamente novos, visto que os mesmos estao ABANDONADOS em altino sem utilidade, ja como meu amigo paulo farias comentou em outros posts, eles eram trens que nao davam nenhum problema na epoca na formaçao de 4 carros, e ao passar para 8 carros passaram a dar mais problemas, sei que é so uma ideia, mais seria interessante, alias sobre os 3000 alguem sabe qual sera o futuro deles????

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    1. Ao que tudo indica o futuro, ao mesmo por enquanto é na Linha 7 Rubi...

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  5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA 5000 vai volta aos trilhos!!! u.u. to aqui em altino e tem MUITAS composições paradas e estão "novas" demais pra morrer enferrujado. Mas enfim, tem alguma previsão de quando eles irão voltar? Quando vai entrar em operação? O uma outra pergunta, será que eles também vão formar uma composição de oito carros para rodar na linha principal Itapevi - Julio Prestes?

    FEPASÃO ETERNO FEPASÃO

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  6. É até interessante só que no caso o CCTU 5000 poderá sofrer o mesmo que os Toshibas pichações e vandalismo e so fossem botar esse trem pra rodar num trecho de apenas 6,4 Km uns 2 ou 3 trens desse já seria o bastante, e outra coisa a CPTM poderia pintar eles com a nova indenditficação vermelho mas o grande problema mesmo desse trecho é a pichação esperar e ver no que vai dar,Amigo Diego sobre o trecho da extensão da linha 8 alguma novidade ou tá tudo na mesma?

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  7. Então Diego, a unidade 5076-5075 já foi modificada. Dela, foram tirados os dois carros "B", e o trem está em testes. Este foi o escolhido, devido ao fato de possuir o piso emborrachado. Deverão deslocar para lá maquinistas mais velhos e reativar a "velha-guarda" da CPTM para a manutenção. Me parece que o contrato da CAF/CTrens não contempla a extensão da linha 8. Cogitou-se colocar os "belgas" 5550, mas acho que usaram a cabeça para entender que melhor é usar um trem já conhecido e que está no pátio do que receber outro de fora, uma vez que o pátio de Altino está um caos de superlotação, que vai ter um leve alívio agora, com a saída dos "alemães" 3000. E os 5000 modernizados? Bem, estes (dizem os técnicos) a Supervia estaria interessada. Coitados! kkkk Abraço.

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  8. Acho otimo, pois acredito que os tues 5000 soa os mais confortáveis que já andei. creio que cerca de 6 trens serao suficientes, para suprir este trecho.

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    1. Só 2 ou 3 estariam bom
      porque?
      alto indice de vandalismo

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  9. Caro amigo Tarcísio. Os trens série 3000 (Alemães) foram deslocados para o Abrigo da Lapa. Eles operarão na linha 7, só não sei se no trecho principal ou na extensão Morato-Jundiaí.
    Celso, a extensão da linha 8 está em processo de conclusão, apesar de já estar beeem atrasada sua entrega. Foram refeitas a via permanente, sendo uma para bitola mista e a outra para bitola larga (1,60m). Também refizeram o lastro e toda a rede aérea, com novos postes e cabos.
    As estações serão (pelo menos a princípio) apenas duas, Santa Rita e Amador Bueno. Cimenrita e Ambuitá foram demolidas, uma pena, pois em suas localidades há um público considerável. São estações simples, com plataformas curtas e não possuem passarela (pelo menos Santa Rita não). Os usuários precisarão descer na via para trocar de plataforma. Isso representa um atraso, uma vez que a CPTM está em constante processo de modernização de suas estações, instalando escadas rolantes e elevadores. Abraço a todos!!!

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    1. Obrigado pela explicação essa semana estive vendo fotos estão trabalhando se eu não me engano mostraram uma foto da Estação Santa Rita que já está quase pronta, de fato é uma pena que Cimenrita e Ambuitá não estão prontas mas quem sabe durante a operação não reconstruam mas as passagens dos trens poderá atrapalhar os operarios de fazer as obras bom o jeito é esperar e vê no que vai dar pelo menos já é um bom sinal de que a extensão da linha 8 vai voltar.

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    2. Paulo vi o 3000 la no jaragua passando sentido lapa neste sabado vazio, mais na cabine haviam varias pessoas, creio eu que ele sera usado no trecho principal, pelo menos assim espero,a unica coisa que me deixa meio aflito é quanto a utilizaçao destes trens da serie 3000 na linha 7, porque segundo algumas coisas que tenho ouvido na radio piao que é SE entrar os 5 siemens 3000 iriam sair os 5 cafs 7000 que seriam distribuidos para as linhas 9,11 e 12... este seria meu medo... nao sei se voce sabe algo a respeito, sobre o 5000 que se encontra parado em Eng. manoel feio voce sabe alguma coisa a respeito? e sobre a extensao da linha 8 voce sabe qual sera reativada????

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  10. SE EU FOSSE ALGUM MAIORAL DA CPTM EU CONTRATARIA ENGENHEIROS PARA REFORMAREM TOTALMENTE A FROTA DOS 5000 EU FARIA TOTAL REVISÃO NESSES TRENS TROCANDO TODOS OS COMPONENTES E MUDARIA A MOTORIZAÇÃO DESSES TRENS COLOCANDO CONJUNTOS QUE TERIAM INVERSORES DE TRAÇÃO INVERSORES AUXILIARES INVERSORES ESTÁTICOS E MOTORES BEM MAIS POTENTES E EM CORRENTE ALTERNADA O QUE PEMITIRIA QUE ESSES TRENS TIVESSEM ARRANCADAS BEM MAIS RÁPIDAS ,RETOMADAS DE VELOCIDADE BEM MAIS RÁPIDAS,VELOCIDADE FINAL SERIA ATINGIDA COM BEM MAIS RAPIDEZ E SEM FALAR QUE OS MOTORES EM CORRENTE ALTERNADA CONSOMEM MENAS ENERGIA E A MANUTENÇÃO DO CONJUNTO É MAIS FÁCIL E ATÉ MAIS BARATA OS TRENS GANHARIAM AR CONDICIONADO E CAMERAS INTERNAS DE VÍDEO VIGILANCIA EM TODOS OS VAGÕES ALÉM DE A CONDUÇÃO DELES COMO O TREM COMO UM TODO TERIAM BASTANTE TECNOLOGIAS EMBARCADAS QUE IRIAM TRAZER MUITO MAIS CONFORTO E RAPIDEZ AOS USUÁRIOS E OPERADORES DO TREM.

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  11. 3000 ja tem destino e certo ... linha 7 rubi ... se nao me engano só tem 3 composições né ? as 3 ja tao estacionadas na linha ... e esa semana eu peguei uma passando pros lados de pirituba em testes a noite ... e depois ela estava estacionada por la logo de manha ... to feliz em poder voltar a usar os "gaitinhas" denovo ja que uso a 7 diariamente rs

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  12. Tenho medo dele ate hoje toda vez que entrava nele pensava que o Trem ia Descarrilar , e era Zuado pois tem Reboques com buraco no chão ia não da

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