quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Museu Ferroviário sofre com furtos e vandalismo


Fonte: Revista Ferroviária

A lembrança de parte da história da serra do Mar e dos trens puxados por cabo de aço que venciam a montanha para chegar perto do litoral está ameaçada.

Isso porque o museu ferroviário da vila de Paranapiacaba, em Santo André, na Grande São Paulo, que guarda esse patrimônio, vem sofrendo vandalismo e furtos desde o ano passado.
 
Os dirigentes da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) afirmam ter registrado pelo menos cinco boletins de ocorrência relatando o desaparecimento de peças em bronze e aço, ferramentaria e outros objetos do Museu Tecnológico Ferroviário, que fica em uma área que é tombada desde 1988.

O lugar é composto por um pátio de manobras, maquinário fixo, oficinas, vagões, locomotivas e ferramentas. Parte do material que está no local é de 1867 e segue padrões britânicos.
 
"Chegaram a botar fogo e quebrar uma parte de uma grande porta, em madeira maciça, que temos lá. Tudo para levar o material lá de dentro", afirma Sidnei Gonçalves, um dos diretores da associação de preservação.

Segundo ele, é difícil garantir que o local deixe de sofrer com furtos e vandalismos. "Infelizmente, não temos como manter uma equipe de seguranças 24 horas fazendo ronda em todo o entorno do museu", afirma.

Um comentário:

  1. eles tb esquecem de dizer ... que os "donos" da abpf e os cargos altos recebem bem seu salario e em dia ... e nós voluntarios as vezes nem agua temos ...quanto mais um lanche ... e tb esquecem que quem da mais valor para esses artefatos esta dentro da mesma abpf ... todo mundo na efpp sabe que quem roubou uma das placas da baldwinn que esta parada na fabrica ainda foi de um cara da abpf de carterinha que por coincidencia 1 dia depois de se dar a falta da placa ... sumiu da efpp para sempre ... o mais engraçado é a abpf dizendo que nao pode sustentar um segurança por la sendoque quem é voluntario sabe como os cabeças ganham bem ... bem de mais para uma ong que esta deixando cada vez as coisas apodrecerem mais ...as mesmas coisas que ela devia proteger ... pior que é o velho lema ... ruim com ela ...pior sem ela

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores