terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Usuário de estação de trem em SP vai tocar piano ao usar escada


Fonte: Folha de São Paulo

Em um dia comum, a ida ao trabalho começa com você tocando piano. Na estação Osasco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os degraus de uma escada reproduzem algumas teclas do instrumento e cada um deles responde à pisada com um som. 

Se os passos na escada forem sincronizados é possível até "dedilhar" um Chopin com os pés, segundo os responsáveis pelo projeto.

Os 34 degraus sonoros, de um total de 42 da escada, já chamavam a atenção ontem. Um teste na escada-piano, que ainda estava fechada, despertou a curiosidade de quem utilizava as escadas rolantes ao lado.
A vendedora Nádya Munis, 18, observava a brincadeira e disse que também queria experimentar.

"Muito legal! É uma boa forma de incentivo. Eu curti. Agora vou começar a subir pela escada e ver se chamo uns amigos pra tocar", diz. 
 
INSPIRAÇÃO SUECA
A ideia da escada veio da longínqua Suécia. O site The Fun Theory reúne ideias que visam melhorar o comportamento das pessoas e a cada ano escolhe uma delas.

Em 2009 a ideia vencedora foi a escada-piano, instalada no metrô de Estocolmo. Aqui, a escada será aberta ao público oficialmente hoje e ficará por lá até 24 de fevereiro (o sistema de som é removível). De segunda a sexta, a escada funcionará das 9h às 22h. Nos fins de semana, das 9h às 19h.

Numa estação por onde circulam cerca de 120 mil pessoas por dia, a iniciativa é um estímulo ao exercício.
"A ideia é incluir a atividade física na vida das pessoas. Além do esporte e da academia, existe a atividade na rotina das pessoas", diz Marcelo Paulino, do Sesc Osasco, unidade responsável pela instalação. O custo final da iniciativa não foi divulgado.

Rodrigo Barbosa, da empresa Zoomb, desenvolvedora do projeto, disse que a instalação partiu do zero.
"Os caras [suecos] fizeram do jeito deles, a gente desenvolveu um nosso. Fizemos um software e um hardware (teclas e caixas que recebem os sinais das teclas) exclusivos para a instalação."

Os irmãos Vinícius, 13, e Mateus Mota, 9, testaram a escada piano antes e aprovaram. "Achei bem divertido", disse Mateus. "Como a gente vive disputando, vai ser legal. A gente vê quem consegue tocar uma música primeiro", disse Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores