segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O descaso na Linha 7-Rubi


Por Diego Silva

A encrenca na Linha 7-Rubi é muito maior do que eu imaginava. Na última quinta-feira, estive na estação Luz no pico da tarde, embarcando sentido Francisco Morato. O que se percebeu foi um completo absurdo com o usuário: uma espera que passava de dez minutos entre um trem e outro, com uma sequência imposta pelo Centro de Controle capaz de quebrar qualquer regra de bom senso: TODOS os trens da série 1100 (que são formados por seis carros) em sequência. Mandar dez trens de seis carros em série para carregar na estação Luz é o mesmo que dar um tiro no escuro.
A critério de curiosidade: se um trem da série 1700 estacionar na plataforma lotada, ele leva quase todos os que ali estiverem. Daí a necessidade de não colocar os trens em sequência. Numa dessas, embarcamos no trem 1102 (último carro, sentido F.Morato). Na verdade, não embarquei: fui colocado dentro do trem, à força, por dezenas de usuários. A educação do povo també é fator destaque: parece que tem ouro nos assentos, pois a luta para conquistar o direito de viajar sentado leva até a pequenos conflitos à bordo. Pois bem, trem lotado parte de Luz com um esforço tremendo. Trem curto e carregado = viagem difícil. Ao chegar em Palmeiras-Barra Funda, mais uma centena de pessoas empurram o que estiver na frente, com o único intuito de entrar e garantir a viagem. A cena se repete igualmente na estação Lapa.

Há de se notar a dificuldade da viagem: uma hora de trajeto entre Luz e Perus (sendo que esse tempo seria a viagem completa até Francisco Morato). Precisei desembarcar em Perus, por motivos particulares. Mas deu para ter ideia da rotina diária dos usuários dessa linha. Sou usuário habitual da outra parte da antiga EFSJ (a Linha 10), onde não enfrento problemas nos horários que uso. Mas notei o quando a rotina dos usuários da Linha 7 é complicada. Trens curtos em sequência, muita demora e muita lotação. Outra coisa que me chamou a atenção: plataformas sem qualquer iluminação. O breu toma conta de plataformas das estações Água Branca, Lapa, Piqueri e Vila Clarice. E qual a providência da CPTM? Nenhuma.

Vi também as obras lentas da estação Vila Aurora. Um elefante branco, senhoras e senhores. Acho essa estação totalmente dispensável, num dos únicos trechos que o trem desenvolve velocidade livre de 90 km/h. Ainda preciso tirar tempo para subir até Jundiaí e ver as coisas por lá. Mas nesse meio caminho entre Luz e Perus, deu para sofrer um pouquinho. Na volta, de 'trem grande' (Mafersa 1735), viagem muito rápida e agradável. Há muito o que se fazer por ali, pois a linha está bem abandonada.

30 comentários:

  1. há pelo menos 1 ano que digo, e direi, pelo visto, por um bom tempo. A Linha 7 é a pior linha da CPTM.

    sim, sem mais palavras.

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    1. Olha Zocateli, eu não sou um usuário tão assíduo como antes, onde todo fim de semana estava no trecho para ver as novidades. Isso por conta do meu trabalho, que não permite mais que um dia de folga na semana. Mas diante do que observo diariamente, até a Linha 12 está mais equilibrada. Faz tempo que não vejo a Linha 8, mas o que vi na Linha 7 está acima de qualquer absurdo.

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    2. O que o passageiro Zocatelli faz para melhorar?? Qual a contribuição?

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  2. Já que os 7000 estão emprestados, porque não colocam lá os 5000 que saíram de serviço?

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    1. Jackson, os Francorail 5000 não servem para a Linha 7 por conta da rampa. Eles foram projetados exclusivamente para a Linha 8, trecho plano.

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  3. Caro Diego, a linha 7 e um verdadeiro caos, em todos os sentidos. Os intervalos sao absurdos, onde 10 minutos sao demais. os trens sao verdadeiras carroças, e ate hoje os prometidos novos 20 trens nao chegaram.Tambem os surrados 1700 nao receberam nenhuma reforma. Agora fica a pergunta: Quando a cptm ira colocar novos trens nesta linha, e quando teremos os intervalos de 3 munitos?

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    1. Arquiteto, novos trens na L7, só quando sair a licitação dos 65 novos... Acho muito difícil entrar algum trem novo nesse momento. Os Siemens vão entrar para dar um socorro, mas é troca de gato por lebre.

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    2. Caro Diego, morando em S.André estive numa reunião do Sr. Jurandir Fernandes em que indaguei sobre a volta da linha 10 para a Luz. Ele confirmou aquilo que eu imaginava.Após a inauguração da linha 4 do metrô, ficaria inviável e intransitável as linhas leste, ABC e Morato juntas na Luz.
      Dai esta foto postada ja demosntrando que ele estava certo de deixar o final do ABC no BRás.
      Aqui no ABC evidente que ninguem gostou, mas em sã ignorancia não sabem o beneficio trazido pelo entroncamento da Linha verde no Tamanduatei que facilitou em muito quem geralmente vai para Paulista, Clinicas principalmente. Um deputado até tentou reverter, mas não conseguiu.A estação da Luz agradece...
      Abraço.

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  4. E a série 3000? Já é certeza de que vão colocar ela na Linha 7-Rubi?

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    1. Morimoto, estão em testes por lá... A notícia é de que vão ficar sim. Parece que no final do mês já entram em operação, por conta da necessidade de dar o correto treinamento aos maquinistas.

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    2. Já vi o 3000 estacionado na Luz e em Franco da Rocha

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  5. Oque eu axo engraçado eh o seguinte na linha 10 mesmo com seus series 2100 com apenas 2 portas de cada lado, nunca vi usuário se matando pra entrar e sentar, sei lah e olha que contamos com apenas 6 carros por composição, e outra coisa a L10 é a unica que isso não ocorre pq na l12 é um inferno entrar as 18 hrs por exemplo, nós do ABC contamos com toda a paciencia de aguardar os usuarios sairem do trem para embarcarmos sem precisar correr o risco de ser pisoteado

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    1. Isso tem um nome, Leandro: educação. O usuário educado não precisa ter pressa para sentar. Se ele perder um trem, sabe que no máximo em 10 minutos já haverá outro estacionando vazio. As cenas que eu percebo nas linhas 7, 11 e 12 são de completa selvageria.

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    2. hoje ás 8:10 estive entrando no trem de Santo André, sem nenhumrisco e isso em menos de 10 minutos. Segui para MOGI..
      Lá a coisa pegou.
      Notei que enquanto uma composição estacionada na plata 4estava vazia, bastou que chegasse um de Mogi e antes que se abrissem as portas o trem para o Brás saiu a toda. Depois quem sai do trem de Mogi, saiu pela porta contraria, onde havia outro: o locutor avisou que aquele trem não estava em funcionamento. QUE FALTA DE COMUNICAÇÃO !Custava esperar mais 1 minuto, o da plata 4?

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  6. É a linha 7 Rubi que é da minha região Jaraguá tá um descaso mesmo, ao que parece voltamos aos tempos de CBTU e RFFSA qualidade péssima do serviço prometeram melhorias como trens novos estações reformadas nem mesmo reforma nos 1700 que estavam sendo cogitadas não foram pra frente, dá pra ver que esse tal de Mario Bandeira não tá fazendo nada que preste e ainda por cima manejar o pouco de novidade que temos pra linha 12 já é demais desse jeito os usuarios vão perder a paciência e vão começar a fazer coisas que aconteceram nos anos 80 queimar trens e fazer vandalismo eu acharia que outro Presidente na CPTM faria coisa melhor que esse ai.

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    1. É Celso. Lembro muito bem dessa época.Eu estava lá sofrendo como muitos. Vi o muleque torrado na Lapa.A senhora que quebro tornozelo na Barra Funda. Só que fui à luta. Fotografei, anotei numeros, horas, dias. Funcionários bêbados. Mendigo cagando na plataforma da Luz e em pleno meio dia. Foram 3 anos ininterrupto de luta, até que o atual e hoje senador Aloysio (Secret. Transp. Metropolitano) nos ajudou a mudar o curso da história. Hj realidade: a CPTM.
      Cabe agora aos passageiros sempre registrar os fatos e enviar à companhia.Minha parte eu ja fiz. Mas não pense vc que não estou atento, estou fiscalizando a minha linha (ABC)
      Da direção da empresa sinto saudades do Avelleda.
      Abraço....Orlando Silva

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  7. Diego, sou usuário diário das linhas 12 e 10, só que pela quantidade de usuários a linha 7 não comporta mais as composições de 6 vagões... por mais história e serviços prestados às ferrovias paulistas hoje não dá mais!!!

    A região que a linha 7 atende é muito mal servida de ônibus, ao contrário das demais linhas da CPTM, e o Governo do Estado não vê isso!!! Já não basta as interrupções aos fins de semana entre as estações Barra Funda e Perus a operação durante a semana é péssima... e hoje o título de pior linha da CPTM que sempre pertenceu à linha 12 hoje, de fato, pertence à linha 7.

    Obs: também acho absolutamente desnecessária a construção da estação Vila Aurora, mas é o tipo de coisa pra ganhar votos em 2014... e a escuridão na estação Vila Clarice só inibe mais ainda a utilização da linha pelos usuários da região...

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    1. Não só em Clarice, mas Agua Branca, Lapa e Piqueri também estão às escuras. Estou formalizando uma reclamação sobre o problema junto à Companhia referente à isso. A questão do PAESE aos finais de semana talvez seja para troca de cabeamento e de postes de sustentação, algo realmente necessário, pois os atuais já tem mais de cinquenta anos.

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  8. Pois é Diego, a realidade naquela linha é até bem pior do que vc relatou, bem pior mesmo!Uso a linha direto entre o trecho Luz x Jaraguá, um caos terrível, a CPTM até faz um ótimo trabalho nas outras linhas, mas a Linha 7 é algo completamente ABANDONADO,tendo dias q os intervalos demoram mais de 20 minutos (EM DIAS DE OPERAÇÃO NORMAL MESMO, SEM AS INUTEIS MANUTENÇÕES QUE DE NADA ESTÃO ADIANTANDO) os trens fazem paradas repentinas do nada no meio do percurso, as pessoaa quando vão embarcar, pulam encima do estribo com o trem ainda em movimento e ainda quebram o pau por um lugar sentado, e ainda se axam no direito de nao querer que outras pessoas encostem por causa da superhipermega lotação, ainda querem fazer a proeza de tirarem todos pouquissimos 7000 que por la circulam, só ele proporciona viagem confortavel na medida do possivel nas horas de superlotação, com a chegada da série 3000 as pessoas esperam uma melhora consideravel, mas é um abandono aquela linha! E eu ja tive oportunidade de ir algumas vezes no trecho Francisco Morato x Jundiaí, nos horarios q eu fui, peguei movimento médio de passageiros, mas os intervalos são terriveis e só circulam 3 composições no trecho, com excessão da que foi acidentada em morato, é uma composiçao da série 1100, uma 1400 com padrão azul e uma 1700 ainda no padrao prata, só essas 3 tem intervalo de 28 minutos cada no trecho, é horrivel!

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    1. A Linha 7 está um caso sério. Eu, no lugar do presidente, remobilizaria os trens da série 1700 que estão fora de serviço, além de acoplar com os demais que estão na extensão e desceria para o trecho principal. O Mafersão é o que mantém a L7 nos trilhos. Com isso, deslocaria quatro 1100 para a extensão, para atender a demanda de vale e mais dois para o pico. Estou ciente da lotação Morato > Jundiaí nos picos de sábado. Trens de quatro carros não comportam mais.

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    2. Pois é, colocando os 1700 no eixo principal, substituindo os 1100, juntamente com os 3000 e os 7000, uma coisa sensata a se fazer tambem, é pegar alguns trens que estão de reserva que estao parados no patio da lapa, e remobilizalos, em troca de mandar os 1700 pra mais uma reforma geral, trocando toda a parte externa colocando cameras de sguranla, ar condicionado, ap, comunicação digital semelhante aos 7000 e aumentando a capacidade de aceleração dos motores, e tambem colocar o novo padrão na pintura, daria um destaque e visual de trem novo nele, que é um ótimo trem mas que está um tanto quanto avariado pelo tempo, e tambem baixar os 1400 do padrão antigo que estão horriveis de se andar, mas essa idéia esta longe de se tornar uma realidade, supriria completamente a alta demanda da linha.

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  9. Querido Diego! como me sinto feliz em saber que vc Compartilhou do nosso "CAOS", mas participou de um dos muitos problemas, analisou que trens da Serie 1100 em sequencia, alem de começar a ser um PROBLEMA COLOCADOS EM SEQUENCIAS, acabou gerando outros Grandes PROBLEMAS.....
    Mas o que Adianta vc postar os nosso problemas e os usuários comentarem, protestar aqui não vai modernizar ou Substituir a Frota existente. Na verdade os usuários da Linha 7 - Rubi estão "ACOMODADOS" ou no minimo Sossegados com a Atual condição dessa Linha, mas não vamos esquecer de mencionar o Descaso dos nossos Políticos.

    Se Me Lembro bem e que me fez perceber, é que nesse seu poste Aqui Descrito, Vão se Reunir comentários dos mesmos que até então, estavam debatendo um Post Anterior sobre os coitadinhos SIEMENS 3000..... QUAL ERA O POST MESMO??? ah! lembrei. (Esquecido, Siemens 3000 deve ser deslocado para outra linha)....
    Nesse Post até tenho que responder um Absurdo de Resposta de um Comentário que fiz, em que um Seguidor deixou declarado o Egoismo Pessoal e que, a Satisfação Própria vale mais que um Bem Maior da População. mas vamos deixar para debatermos isso no post de Origem.

    Gostaria que o Nosso Governador Deixasse de Andar no Carrinho confortável e Blindado dele, regado de Seguranças, onde ele coloca depois, aquele Traseiro dele no Luxuoso Gabinete, Regado de Regalias e Puxa Sacos num Enorme Palácio, para COMPARTILHAR Diariamente Desse nosso MARTÍRIO NOSSO DE CADA DIA (AMEM PELO NOSSO PÃO) que vc mesmo teve a Honra de Sentir na Pele... Mas ele não precisa mesmo né..... Então Paciência!

    Por Curiosidade: DE TODAS AS SÉRIES QUE CIRCULAR EM TODAS AS LINHAS, QUAL DELAS É A MAIS INDICADA PARA VENCER A LINHA 7 - RUBI? QUAL TEM A CAPACIDADE DE VENCER ESSA TÃO TEMIDA RAMPA DE PIRITUBA EM DIANTE?

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    1. Grande Rodrigo, é meio que obrigação de um blogueiro como eu participar dessas situações, para relatar com clareza e objetividade. Se o povo reclama muito, eu vou atrás para ver o que está acontecendo. Tem diretoria da CPTM que bate cartão nesse blog diariamente, então, é bacana mostrar como as coisas estão funcionando de verdade, para que tomem alguma atitude.

      O comodismo citado por você é notório. O povo não está muito preocupado com trem novo, com luxo e etc. O povo quer trem, no horário, cumprindo a viagem no tempo prometido. Se funcionasse assim, teríamos a L7 rodando com 1100, 1400 e 1600 a todo vapor, todos de seis carros, mas num carrossel eficiente e prático. Infelizmente, não está assim, gerando insatisfação por 9 entre 10 passageiros da Rubi.

      O Governador evita aparecer nesse tipo de situação, pq sabe que vai ouvir poucas e boas. Me lembro quando participei da entrega dos dois primeiros trens modernizados do Metrô na Linha 3 (minutos antes, tínhamos entregue três trens da série 7000 para a L7, que hoje, estão na L9), e um usuário apontou na cara do Governador, cobrando melhorias, inclusive para a L7. Os seguranças do mesmo evitaram maiores conflitos, mas foi uma situação desconfortável. Uma reclamação precisa ser formal, com educação e respeito. Partir para cima não vai adiantar.

      A mais indicada para subir a L7? O Budd 1100 sobe com muita dificuldade, por ter motor em apenas dois carros (primeiro e último), mas ainda assim, foi construído para atender Paranapiacaba x Jundiaí. O Mafersa 1700 é EXCELENTE para o trecho, preparado para vencer. O CAF 2000 também tem potência similar, os 7000/7500/8000 idem. O ideal de verdade, Rodrigo, são trens com 8 carros e tração 50% (ou seja, dos oito carros, pelo menos quatro necessitam ter motores). Hoje, se enquadram nesse quesito: 1700, 2000, 2070, 3000, 5550, 7000/7500/8000 e 9000.

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    2. Diego, mas com as sub-estações de energia atuais, esses modelos citados ainda poderiam enfrentar a L7?

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  10. Claro blogueiro, gostaria de saber, se por acaso voce saberia dizer quando os intervalos da linha 8 vao atingir os 3 minutos? dado que atualmente ha cerca de 30 novos trens nesta linha, faltando apenas 6 para fechar a conta, mas o que vejo diariamente sao apenas 18 trens circulando, o que promove intervalo superior a 8 minutos. os trens aqui estao cheios, e acho um descaso, sabendo que ja esta na hora dos intervalo diminuirem.
    So mais um relato: antes dos novos serie 8000 aos sabados , eu sempre utilizo os trens aos sabados por volta das 10 da manha, e sempre sentei com muita folga, ao ponto de ate escolher o lugar onde ficar. Hoje com os novos trens, dificilmente consigo sentar, ou seja houve sim um piora no serviço.

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  11. É, o abandono é grande em todos os sentidos... Frota, estações, sinalização, energia, intervalos totalmente irregulares, colisões... Enfim, e agora essa com os 3000 vindo pra cá, isso pra CPTM parece perfeito: - Afinal nada melhor do que um trem esquecido, para uma linha esquecida não é? Já que na L9 não podiam ficar, porque talvez não sejam mais trens para aquela linha que a CPTM tanto prioriza, (além de deixar frota de lá padronizada) mas o certo seria trazer daquela linha, 5 7000, que seria o correto, afinal os 3000 poderiam muito bem complementar a frota de lá, e havendo trens nas outras linhas, os CAF deveriam ser prioridades nas linhas 7 e 12 por causa do contrato...

    No entanto, já estou até vendo a chegada os 65 novos trens, e aí com certeza a menina dos olhos da CPTM terá frota renovada novamente (e nem duvido, de uma série 2500 ou 3500 ficar toda por lá ), e aí terão de devolver os 7000, (igual fizeram com os 2070) que já não estarão mais novos, e sim semi-novos...

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  12. A LINHA 7 RUBI ESTÁ REALEMNTE ESQUECIDA, POIS O TRECHO DENTRE AS ESTAÇÕES FRANCISCO MORATO E JUNDIAÍ É O TRECHO MAIS ESQUECIDO ,POIS A VELOCIDADE NAQUELE TRECHO É DE APENAS 70 KM/H E HA ANOS QUE ESTÁ ASSIM E NADA ATÉ AGORA MUDOU , UM CONSOLO EU TENHO, AINDA BEM QUE EU NÃO VOTEI NO GERALDO ALKIMIN E NEM QUE CRISTO DESCESSE DO CÉU E MANDASSE EU VOTAR NELE, NEM ASSIM EU VOTARIA NO GERALDO ALKIMIN,POIS ELE É UM PÉSSIMO GOVERNANTE ,E TAMBÉM A DIRETORIA DA CPTM ESTÁ NAS MÃOS DE PESSOAS INCAPAZES, DE PESSOAS QUE NÃO SABEM PRESIDIREM A CPTM ,QUE NÃO USA OS TRENS DA CPTM,E QUE NÃO CONVIVE COM ESSE VERDADEIRO DESCASO COM A POPULAÇÃO E ESSAS OBRAS QUE TODO FIM DE SEMANA INTERDITAM A LINHA 7 SÃO REALMENTE OBRAS INÚTEIS,POIS EU NÃO NOTO MELHORIAS NENHUMAS ,MAS SIM A SITUAÇÃO CADA VEZ PIOR AO INVÉS DE MELHOR ENFIM O PODER PÚBLICO E A CPTM DEVERIAM TRATAR MELHOR OS USUÁRIOS DA LINHA 7 ASSIM COMO TODAS AS DEMAIS DA CPTM COM MUITO MAIS VONTADE E COMEÇAR AGIR E PRA VALER EM CIMA DOS PROBLEMAS DAS LINHAS DA CPTM,ENFIM, NOCASO DA LINHA 7 COLOCAR OS PROMETIDOS TRENS NOVOS E DIMINUIR POR MAIS DA METADE O INTERVALO ATUAL DA LINHA POR FIM, OS USUÁRIOS DE TODAS AS LINHAS PRECISARIAM REALMENTE COMEÇAR E LOGO A SENTIR AS MELHORIAS NO SERVIÇO PRESTADO PELA CPTM, QUANDO A CPTM ERA PRESIDIDA PELO SÉRGIO AVELLEDA AS COISAS ESTAVAM CAMINHANDO PARA MELHORA, MAS DEPOIS QUE ENTROU O MÁRIO BANDEIRA, A CPTM COMEÇOU REALMENTE A IR DE MAL A PIOR.

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  13. eu vou direto ao ponto ... o 3000 já é uma realidade na linha 7 ... hoje no horario normal de operação ja estava operando com o letreiro teste e ensaiando parada na estação pirituba sentido luz ...

    e uma bomba que eu vou publicar no youtube nessa semana ...

    como muitos repararam o paese não está atendendo a estação perus desde este fim de semana ... parece finalmente uma evolução do serviço de reparos ? não parece ? porém vou contar o que descobri ...

    estranhamente o paese nao atender a estação com a maior demanda da linha 7 para mim não foi normal principalmente porque 2 semanas atraz estava conversando com um funcionario da cptm enquanto esperava o sofrivel paese ... quando digo a estação de maior demanda é obivio ... perus não fica lotada só nos horários de pico esim é la que os trens ou lotam de vez ou são esvaziados durante o dia inteiro ...

    seguindo essa dica que logo explanarei fui ver o que meu amigo disse ... e por passagens de nivel andei livremente entre as estações jaragua e perus ... e surpresa ? nenhuma maquina ou funcionarios trabalhando ... fiz o mesmo e filmei o trecho entre perus e caieiras onde acessei pelos antigos trilhos da perus portland ... nenhuma maquina ou funcionarios nesse trecho ... surpresa ... não ?

    porque nao fiquei surpreso ? esse cara me deixou intrigado em 2 passagens após eu dizer que finalmente as obras iriam progredir para "esses lados " ao ver o informe na sexta feira ... e ele me retornou com 2 coisas interessantes

    se vc conseguisse entrar na via nao iria ver ninguem trabalando ... é só para diminuir a demanda

    sabe porque foi feita essa manobra ? para tirar a grande demanda que a santa brigida e gato preto estavam enfrentando tendo que mover boa parte da frota ativa para sustentar o inumero numero de usuarios que precisam se movimentar a estação perus ... principalmente porque todos querem ir sentados e digamos cada desembarque em domingos de morais em horarios mais movimentados no domingo levavam pelomenos 300 usuarios ... e a maioria querendo ir sentado precisam de 10 onibus a cada 10 minutos sendo que esses onibus demoram quase 1 hora e meia para percorrer o trecho domingos-pirituba-perus eu tava vendo o movimento num momento de nao tenho o que fazer e calculei que a empresa tinha que deslocar pelomenos 40 onibus para aguentar a demanda e diga-se de passagem creio que tenha um pouco mais que isso operando porque no trecho alem dos que estao parados cruzam uns 12 pelo caminho fora os 10 que ja estao parados e outros circulando que nao cruzaram o trajeto ...

    para nao perder o fio da miada ... em pirituba raramente embarca ou desce alguem ... não há interesse por parte popular em descer ...agora talvez para pegar o 8010 ou o 848l para seguir até perus ... e diga-se de passagem das estações sem alternativa pelo paese ... vila clarice e pirituba são nulas por movimento de usuarios e jaragua que é um pouco mais movimentada se consegue facilmente sem ter que ficar dentro de um onibus pago por horas saindo de perus ou pirituba ...

    eles só mudaram o trajeto do paese sem atender perus para diminuir a demanda ... assim muitos buscarao os onibus da lapa e barra funda pagos ... um belo golpe para quem vai ter que pagar 1,65 ou 3,00 R$ dependendo do meio que pague o trem para chegar em perus ... desafogando o paese embora em perus mesmo não vai ter modernização nenhuma até entrar o novo e verdadeiro ciclo de manutenção ... jaragua a fco morato . em todo o paese que houve entre bfu e perus se via maquinas e funcionarios trabalhando em todos os trechos ...seja na via ou rede aerea ... e nao uma via morta como eu vi esse fim de semana... lembrando tenho provas de tudo e quando editar os videos vou postar o link por aqui

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  14. ouvi uns comentarios que vão colocar os 3000 pra tirar os poucos novos que estão operando, é verdade ou mentira ?

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  15. BOM MEU AMIGOS COMENTADORES, LÁ VOU EU UM ASSIDUO DE TODOS OS DIAS NA LINHA 7, É UM USUARIO QUE PRESTA ATENÇAO NO QUE OCORRE NA LINHA 7, O CASO É QUE NAO SEI O QUE A CPTM TEM CONTRA A LINHA, POIS ESTA ABANDONADA, TOTALMENTE, MORO EM PERUS A 1 ANO E JA VI TANTA FALTA DE RESPEITO COM O USUARIO, QUE TENHO QUE ME DESLOCAR ATE MEU TRABALHO POR VIAS ALTERNATIVAS PARA FUGIR DO CAOS, SAUDADES DA LINHA 8,QUANDO MORAVA EM CARAPICUIBA, MAS LINHA 8 MINHA PREFERIDA, NUNCA GOSTEI DA LINHA 7 POIS SEMPRE SOUBE QUE O DESCASO NELA NAO VEM DE HOJE, ISSO É ANTIGO, SE FOR CITAR TODOS OS FATOS QUE OCORREM POR LÁ VAI FALTAR ESPAÇO NESTE COMENTARIO, 1º TRENS PROMETIDOS 20, QUE ESTA NO SITE DA CPTM, PLANO DE EXPANSÃO, MAS SÓ NO SITE, TRENS 7000 CANIBALIZADOS NO PATIO DA LAPA, HORARIOS DE PICO O TREM SAI DE PERUS E ANDA EM MARCHA LENTA ATÉ PIQUERI, TRENS DE CARGA, MANUTENÇOES ETERNAS, REDE AEREA TODA REMENDADA, SINALIZAÇAO PRECARIA, TECNOLOGIA DE LOCALIZAÇÃO DE TRENS ULTRAPASSADA, SUBSTAÇOES DE ENERGIA QUE NAO SUPORTAM ALIMENTAR UM TREM 7000 POR COMPLETO, POR ISSO QUE NAO ANDAM BEM. DE QUEM É A CULPA, GOVERNO QUE ESTA ESPERANDO TREM BALA, REGIONAL, DINHEIRO NO BOLSO DOS CORRUPTOS PARA DEPOIS PODER PROMOVER UMMAS REFORMAS E SE ELEGEREM EM CIMA DE PROJETOS PASSADOS QUE JA ERAM PARA ESTA EM TERMINO A MUITO TEMPO. ISSO É A VERDADE........

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