segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O sistema e suas dificuldades aos finais de semana


Por Diego Silva

Os quase três milhões de usuários que trafegam diariamente na CPTM estão se acostumando a uma rotina de defeitos e complicações aos finais de semana. Não bastassem as dificuldades semanais, falhas e atrasos nas composições, aos sábados e domingos a situação piora quatro vezes mais. Intervalos enormes, falta de informação e muita paciência são alguns tópicos que os usuários levam em consideração logo ao passar pelos bloqueios.

O lado do usuário
Trem no horário e viagem no tempo certo. Isso basta, para todos aqueles que ainda preferem o trem ao ônibus ou ao próprio automóvel. Desde sempre, é debatido que os passageiros não querem saber de trem novo. Querem saber de chegar no horário, independente do trem que esteja em circulação. A empresa se beneficia aos sábados e domingos com uma boa redução da demanda, para ao menos tentar realizar alguma manutenção em vias, sistemas elétricos e trens. Só que isso afeta quem ainda necessita diretamente dos trens aos finais de semana. Intervalos que oscilam de 11 a 40 minutos são considerados abusivos. Em certos casos, trens não cumprem uma viagem completa e deixam os usuários no meio do caminho, sendo necessário sair de um trem cheio para embarcar em uma composição ainda mais lotada. Ou seja, paga-se por um verdadeiro descaso.

O lado da empresa
O sistema é aberto à operação comercial às 04h em ponto. Mas por volta das 03h10 da manhã, já temos trens saindo dos pátios para as estações ou para pontos estratégicos. Considerando que a operação comercial se encerra 00h (com o último trem saindo de todas as estações terminais) e, cada viagem dura em média uma hora, os trens encerram as atividades por volta de 01h da manhã. Em síntese: 02h10 de pausa para tráfego de dezenas de trens de carga. Não existe tempo hábil para realizar manutenções nas seis linhas da Companhia. Daí a opção de se realizar aos finais de semana, mesmo impactando tanto como nos últimos dois anos. O lado difícil da CPTM é que o sistema já é um colapso por si só. As manutenções nem sempre dão certo, a ponto de terminar um serviço e já abrir falha no mesmo lugar. É algo que chega a ser inexplicável. Do outro lado, técnicos de manutenção se desdobram diariamente para resolver pendências nos trens e entregar, às vezes, no mesmo dia. As falhas nos trens tem sido muito comuns também por despreparo das terceirizadas que realizam a manutenção nos abrigos.

O que existe de fato é um círculo vicioso, que tende a se manter cada vez mais. A Companhia, mal das pernas, tenta se manter da forma que está. Os usuários, cansados de tantos problemas e de tanta lotação, assistem de camarote um verdadeiro show de problemas. E pior, ainda pagam caro por isso.

3 comentários:

  1. INVESTIMENTO INVESTIMENTO INVESTIMENTO!
    É isso que falta! O governo precisa criar a consciencia do quanto os usuarios são prejudicados com esse descaso. Já tem empresa dispensando candidato na entrevista por saber que o mesmo depende da CPTM. Fora horas de sono perdidas, horas improdutivas, etc. Já cheguei atrasado no serviço, já perdi prova da faculdade. Isso tem que acabar, só que eles não se colocam no lugar do usuario

    ResponderExcluir
  2. VOU AQUI DIZER O SEGUINTE, ESSAS OBRAS QUE A CPTM FAZ TODO O SANTO FIM DE SEMANA SOMENTE SERVEM PARA ATRASAREM E ATRAPALHAREM A VIDA DOS OUTROS, POIS A GENTE NÃO PERCEBE NENHUMA MELHORIA NO SISTEMA E SIM O SISTEMA CADA VEZ PIOR, CHEIO DE PROBLEMAS E DEFICIENTE E ENQUANTO AS MANUTENÇÕES A CPTM DEVERIA ADQUIRIR MUITO MAIS MAQUINÁRIOS QUE FAÇAM OS SERVIÇOS DE MANUTENÇÕES EM UM INTERVALO DE TEMPO BEM MAIS DIMINUTO DO QUE DA MANEIRA CONVENCIONAL E CONTRATAR UM GRANDE CONTINGENTE DE FUNCIONÁRIOS PARA ATUAREM NAS MANUTENÇÕES PARA ASSIM O SERVIÇO DE MANUTENÇÃO RENDER MAIS E SER CUMPRIDO EM UM INTERVALO BEM MAIS DIMINUTO QUE NÃO ATRASE A VIDA DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma mulher tem um bebê em 9 meses.
      Isso não significa que 9 mulheres podem ter um bebê em 1 mês.

      Do mesmo jeito são as questões das manutenções, infelizmente é assim, com quantos funcionarios forem...

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores