sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sao Paulo Railway completa 146 anos hoje


Fonte: ABPF

Idealizada por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, a SPR foi inaugurada em 16 de Fevereiro de 1867. Construída com o capital de investidores Ingleses, a São Paulo Railway foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, fazendo a ligação entre o Porto de Santos, a cidade de São Paulo e a cidade de Jundiaí.
Transportando cargas e passageiros desde a sua inauguração, a SPR foi uma concessão dos ingleses, que durou até o ano de 1946. Quando foi devolvida ao governo brasileiro, passando a ser chamada de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí.

Atualmente, pelos trilhos da antiga inglesa, correm os Trens Metropolitanos da CPTM, através da linha 07 Rubi - Luz / Francisco Morato – Jundiaí e linha 10 Turquesa - Brás / Rio Grande da Serra. E os Trens de Cargas, que vindos do interior de passagem pela antiga SPR, vão até o Porto de Santos.

Neste próximo Sábado 16 de Fevereiro, a primeira ferrovia do estado de São Paulo completa 146 anos de existência!
E para celebrar esta data, a ABPF – Regional São Paulo, com o apoio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, estará realizando um pequeno evento no Sábado 16 e Domingo 17, na Estação Brás – Plataforma 08, no período entre as 10h e 17h. Ocasião em que membros da ABPF estarão presentes, recepcionando o público que poderá ver um Banner que contara resumidamente a história desta ferrovia.

Está "PREVISTO" também a exposição do Carro Reservado – 19 que pertenceu a São Paulo Railway, nesta mesma Plataforma – 08.

O Trem Cultural dos Imigrantes – Maria Fumaça (Brás / Mooca) estará operando normalmente no Sábado e Domingo, entre as 10h30 e 16h. Com previsão de partidas a cada hora em média e passeios de aproximadamente (25) vinte e cinco minutos cada, percorrendo o desvio da antiga hospedaria dos Imigrantes, entre as proximidades das estações Brás e Mooca.

“Rua Visconde de Parnaíba – 1253, a 700 metros da estação Bresser – Mooca do Metrô.”

O Museu Ferroviário de Paranapiacaba – Alto da Serra, distrito de Santo André, também permanece aberto à visitação no Sábado e Domingo, entre as 10h e 16h.

Um comentário:

  1. Parabéns pela reportagem meu amigo! Os trens fizeram e fazem história. Particularmente, acho muito lindo o leito da via, principalmente por áreas verdes... Traz uma imagem do passado. Abraços!!!

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores