segunda-feira, 4 de março de 2013

Siemens 3000 já circula na Linha 7-Rubi


Por Diego Silva

A previsão de enviar os Siemens para a Linha 7-Rubi enfim se concretizou. Noticiada há algum tempo por este mesmo blog, a transferência de cinco trens de oito carros para atender o trecho compreendido entre Luz e Francisco Morato já acontece há algumas semanas. A princípio, os trens circulam em operação assistida.

A demora para esses trens circularem na Linha 7, se deu por conta da necessidade de aplicar treinamento teórico e prático aos maquinistas. Apesar do sistema de condução ser similar ao dos novos trens da série 7000, o trem Siemens tem algumas peculiaridades. Inicialmente, os trens estão operando nos horários de vale, quando há menor movimento. Em fase de adaptação, dentro de mais algumas semanas e os trens estarão prontos para rodar nos horários de pico.

Várias informações se desencontram nessa mudança. Uma delas é que a CPTM teria por plano retirar os cinco trens da série 7000 e substitui-los pelos trens da série 3000. Outra informação seria a retirada de pelo menos três trens da série 1100 para a extensão da Linha 7. Mas de concreto, até agora, é que todas as frotas permanecem em atividade no trecho principal.

Trem Siemens na estação Brás, em 1999: Projeto Integração Centro
Breve histórico
A aquisição de dez trens de quatro carros cada, para atendimento do então Projeto Integração Centro ocorreu em meados de 1997. A Siemens venceu a licitação e forneceu o material rodante, que iniciou as operações entre 1998 e 1999, ligando as estações Brás, Luz e Barra Funda. Com o fim do projeto, os trens foram enviados para prestação de serviços na Linha C (atual Linha 9-Esmeralda), que ligava Osasco à Jurubatuba. Em 2010, devido à inauguração da Linha 4-Amarela e, consequentemente aumento do fluxo de passageiros, os trens da Linha 9 passaram a circular com oito carros. No ano seguinte, os Siemens foram deslocados para atender a Linha 8-Diamante, que sofria com falta de material rodante (muito também pelas constantes avarias dos trens franceses, de doze carros). Entre o final de 2011 e grande parte de 2012, os trens ficaram fora de serviço, operando de maneira esporádica na Linha 9, como frota reserva.

39 comentários:

  1. DIEGO, E SE A CPTM ENVIASSE OS 3000 PARA O EXPRESSO LESTE E TRAZER ALGUNS 9000 PARA A LINHA 7 - RUBI. ISSO SERIA POSSÍVEL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seria possível! Mas não é a intenção da empresa agora. Dado que vem aí a tão esperada Copa do Mundo, as atenções vão se voltar para a Linha 11, que deverá operar em modo 'Expresso Copa' (Luz x Itaquera). Os novos trens foram concebidos para operar em qualquer linha.

      Excluir
    2. OBRIGADO PELA RESPOSTA, DIEGO

      Excluir
  2. Não vejo a hora de eles entrarem em horário de pico, os 1100 já não dão conta há muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, Zocateli. Os 1100 já não conseguem abranger mais a demanda nos horários de pico. É muita gente para um trem daquela configuração, apesar de conseguir com muito esforço permanecer na ativa.

      Excluir
  3. Que Decepção vai ser ver esses trens Andando nessa Linha! por pior que Seja, A linha 7 Acabou de perder mais pontos, está RUMO ao fracasso total e Deu um Grande Passo à DERROTA, o Pior é que Ingênuos usuários devem achar isso uma Máximo, que ódio é ver os usuários da Linha 12 com uma Frota Melhor, que os da 9-Esmeralda, vai ser beneficiada com mais uma vez, com novos trens dessa Licitação de 65 novos trens...... RELAXEM USUÁRIOS DA LINHA 7! EM BREVE VAMOS TER TODOS OS NOSSOS CAF 7000, RODANDO NA NOSSA LINHA.... E PARA A NOSSA ALEGRIA, USADOS E USUFRUÍDOS POR OUTRAS LINHAS! QUEM SERÁ QUE VAI TER A HONRA DE ESTOURAR A CHAMPANHE?..... JÁ QUE VAMOS TROCAR OS NOSSOS VELHOS TRENS, POR SEMI-NOVO!!!!!!! UHUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  4. Bacana saber que o Siemens 3000 está rodando na linha 7 Rubi vi 2 trens só que estavam fora de serviço no Pátio da Luz e no Pátio da Lapa se bem que eles já passaram da hora de ir pra Revisão Geral espero que a CPTM não deixe esse trem se acabar antes do tempo e não só deixar ele pra prestar socorro em alguma linha ou seja voltar reformado e com a nova identidade da CPTM padrão vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso! Como são apenas 5 Siemens (e um deles, acredite se quiser, não liga... Está dando um trabalho na Lapa), normalmente são dois ou três que estão rodando, enquanto o quarto fica em testes. Segundo informações, a revisão geral deles começa em abril.

      Excluir
    2. É amigo Diego então esses trens tem que ir mesmo pra Revisão Geral ainda mais esse Siemens que não está funcionando e ver qual é o problema dele um abraço e cuide-se bem.

      Excluir
    3. Olá novamente, Celso! Estive hoje em Palmeiras-Barra Funda e vi um dos Siemens em operação. Vazio, pelo horário, mas aparentemente está se dando muito bem na L7. Estou aguardando novas informações sobre a revisão geral dessa frota.

      Excluir
  5. Caro rapaz, Diego Silva, Boa Noite!!!
    Primeiro quero dizer que tenho acompanhado seu trabalho aqui no Blog e dizer que esta de parabéns!
    Eu como também sou admirador da ferrovia e principalmente dos trens da CPTM também estou iniciando uma atividade com essas fabulosas maquinas. Hoje por incrivel que pareça saí para fazer uns videos sobre a Linha 11 Coral porem quando me deparei com esse maravilhoso trem o SERIE 3000 acabei mudando totalmente o rumo de minha pesquisa e fiz alguns videos dentro e fora dele numa viagem que ligou a Luz a Jundiaí, foi muito bom e super confortavel. não sei se é permitido mas estou deixando aqui o link de um dos videos que fiz no 3000 e na minha pagina do YouTube contém mais alguns, que está a disposição pra você e a galera ver.
    Grande abraço e esse é o link: http://www.youtube.com/watch?v=ziadZksueV0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonny! Agradeço seus elogios ao blog. Obrigado também por compartilhar o vídeo conosco! Apareça mais vezes. Um abraço!

      Excluir
    2. FILHO VOCE JA PEGOU ESSE TREM NO HORÁRIO DE PICO ??? ENTÃO NÃO FICA FALANDO BESTEIRA, O AR CONDICIONADO E UMA PORCARIA. SINTO MUITA FALTA E AR , QUANTAS VEZES JA VI GENTE PARA MAL NESSE TREM , AFINAL POR ESSAS SUCATAS NA LINHA 7 E UMA FALTA DE RESPEITO. SENHOR ALCKMIN COLOCOU ESSAS DEPOIS DAS DENÚNCIAS DO MINISTÉRIO PUBLICOU. Obs moro em franco da Rocha

      Excluir
  6. Belíssimo trem. Quero ir na linha 7 só pra ver o comportamento dele nas ladeiras da SJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo as primeiras impressões, Paulo, ele está se dando bem... Quem já viajou disse que está melhor até que os CAF's.

      Excluir
  7. Que Ótimo... mais trens velhos para linha 7. Esta linha so recebe coisas ja usadas, e surradas que a cptm manda, e ainda por cima um trem que e problematico, dado a configuracao original de 4 carros. A linha 7 que seria a primeira receber trens novos, acabou ficando a ver navios. Os trens da serie 3000 tem um ar condicionado muito fraco, e com os dias de calor, com uma linha super saturada, o sofrimento será ainda maior do que ja é hoje.Pena mas parece que linha 7 nao terá os trens novos prometidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arquiteto. Os Siemens ainda não estão lá com toda essa idade... Tem pouco mais de 10 anos. Seria a mesma coisa de enviar os trens do Expresso Leste para a L7. Quanto ao ar-condicionado, todo trem se tornará ineficiente com a superlotação paulistana... Nem mesmo os trens do Metrô, que possuem aparelhos muito potentes, dão conta nos horários de pico. Como citei em outro comentário, segundo informações, esses trens entram em revisão geral em abril, onde haverá reconfiguração do ar condicionado.

      Excluir
  8. OS TRENS SÉRIE 3000 SÃO NA MINHA OPINIÃO OS MELHORES E MAIS BONITOS TRENS EM CIRCULAÇÃO NA CPTM E NO BRASIL ESSES TRENS TEM MUITA TECNOLOGIA EMBARCADA E ITENS QUE GARANTEM MAIS CONFORTO AOS USUÁRIOS COMO AR CONDICIONADO OS ASSENTOS EMBORA DEIXEM A GENTE TER A SENSAÇÃO DE ESTAR SENTADO EM UMA SUPERFÍCIE RETA SÃO ATÉ QUE UM TANTO CONFORTÁVEIS POIS ELES TEM UMA PEQUENA ALMOFADA PARA SENTAR E NO ENCOSTO DAS COSTAS E SEM FALAR QUE ESSES TRENS TEM UMA ARRANCADA RÁPIDA,RETOMADA DE VELOCIDADE RÁPIDA,E A GENTE PERCEBE QUE ESSES TRENS TEM TAMBÉM UMA BOA ESTABILIDADE NAS CURVAS, A LINHA 7 RUBI MERECE OS TRENS SÉRIE 3000 JÁ QUE TANTO A LINHA 7 TEM CARENCIA DE TRENS NOVOS E TANTO OS USUÁRIOS RECLAMAM DA FALTA DE TRENS NOVOS POR LÁ ,ISSO FOI UM GRANDE PRESENTE QUE A CPTM DEU A LINHA 7, E POR ISSO EU TENHO QUE PARABENIZAR A CPTM, DESSA VEZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que perceba assim, Márcio. Nesse meio tempo que participo de maneira indireta na CPTM (como usuário e blogueiro), usei muito pouco os Siemens, em sua maioria na Linha 9 e uma ou duas vezes na Linha 8. Agora, estou vendo como utilizarei ele na Linha 7. Tentarei embarcar por esses dias para dar um relato à vocês.

      Excluir
  9. A linha 7 pelo visto jamais terá uma frota renovada, sempre ficara com as unidades já usadas, embora os trens siemens nao seja tao velhos, a linha 7 mereceria sim trens zero pois e a linha mais carente da cptm. Caro Diego , Sera que os trens novos que cptm esta comprando, nao contemplara a linha 7 de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arquiteto, a CPTM em si está dependente dessa licitação dos 65 novos trens. Mas saiu uma notícia essa semana que a indústria havia 'quebrado as pernas' da Companhia. Apenas duas empresas apresentaram proposta: CAF e Alstom (novidade...), mas como um preço muito acima do esperado. Então, agora estamos esperando para ver o que ocorrerá. Se esses trens de fato chegarem, a Linha 7 será contemplada ao meu ver. Existem planos para a retirada do 1100 para o ano que vem, então, seria um desfalque de pelo menos onze composições. Os 1700 devem ficar até 2016. Com isso, já se prepararia uma renovação de pelo menos 25 trens. Seria o suficiente para suprir.

      Excluir
  10. Sei que a prioridade serão as linhas que ligam a ZL por causa da Copa, mais, ao meu ver, a L7 precisava de uma renovação muito mais que a L8, que perdeu seus 5X. Bem, se a CPTM substituísse os 1100 por qualquer outro já estaria de bom tamanho mesmo.

    Falando na série 5X... não vão fazer mais nada com eles?. Vão apodrecer nos pátios mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, até o que consta, os 5000 estão sendo preparados para rodar na extensão da Linha 8. Ainda não sei quantos que irão se manter vivos. O restante é pátio...

      Excluir
  11. Diego, com essa adiçao dos 3000 vamos dizer que os 1100 estão "sobrando". Minha duvida é: haveria possibilidade de formar trem de 8 carros com eles? No meu pensamento tirariam 2 carro pra formar um de 4 carros que acoplariam com outros 4. Apesar de serem cinquentoes acho um otimo trem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, na verdade, os 1100 não estão sobrando ainda, pq os 3000 só entram nos horários de vale. Nesse horário de vale, pelo menos 20% dos trens da Linha 7 estão em manutenção preventiva. A ideia de formar um 1100 com oito carro seria interessante, mas não daria certo. São apenas 11 trens de seis carros. Apesar dos trens das séries 1400 e 1600 estarem em fim de vida (e os carros deles servem para o 1100), creio que seria muito trabalho para um resultado que não daria muito certo.

      Excluir
  12. DIEGO, OS SIEMENS 3000 CONSEGUEM VENCER AS RAMPAS DA LINHA 7-RUBI COM FACILIDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, de acordo com os testes, está vencendo sem dificuldades. Trens de aço inox, com oito carros e quatro carros motores (50% de tração) conseguem vencer sem maiores problemas. O CAF 7000 tem uma configuração parecida.

      Excluir
    2. obrigado novamente. mais duas perguntas: quais seriam as frotas ideias para vencerem as rampas da linha 7 atualmente? os 2070 dariam bem nessa linha?

      Excluir
    3. Todos os trens de aço inox com oito carros (com metade de motorização) sobem a Linha 7. Os Alstom 2070 conseguiriam sem problemas.

      Excluir
  13. Diego, Grande garoto! Mais uma vez um prazer enorme estar em seu blog.
    Eu gostaria de saber se você tem noção de quando os Siemens devem rodar nos horários de pico aqui da 7 e também se existe lago programado para a modernização dos 1700. Eu acho esses trens maravilhosos e potentes, mas acho também que eles mereciam uma cara nova, um padrão de metrô na área interna assim como fizerem nos 5500, 1600 e 4400.
    Alias penso que como tiraram parcialmente 1600 da linha 12 poderiam usa-los na 7 para substituir os 1700 enquanto encostam para modernização, e é claro 1600 com 8 carros, o que não é impossível vendo que acrescentaram 1 carro nessas composições da banda B aqui da 7 deixando-os com 8 carros... SERIA POSSÍVEL??
    Excelente fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os 2070 dariam bem aqui nessa linha

      Excluir
    2. Jhonny, bom ver vc por aqui novamente. Os Siemens devem entrar nos horários de pico após três meses de testes nos horários de vale. Lembro que, na chegada do 1º 7000 na Linha 7 (abril de 2010), demorou um tempinho para ele rodar no horário de pico.
      A modernização do 1700 ainda é um assunto neutro. Ninguém comenta nos bastidores se a frota será reformada ou se irá encerrar a operação. É um dos meus trens favoritos, muito potentes e versáteis.
      Quanto aos 1600 substituir os 1700 durante modernização, acho muito difícil. Em tempos remotos, circulavam com nove carros, mas hoje não há trens o suficiente para isso. Hoje, é mais práticos deslocar mais um ou dois 7000 do que reativar trens Budd. Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  14. Agradecido pela resposta, mas enfim... na verdade o que eu gostaria muito além de ver os 1700 modernizados era ver os 1100 alem de modernizados com acréscimo de mais dois carros motores, formando então trens de 8 carros desfazendo algumas composições para formar outras, posto que como os carros do 1100 são maiores que os dos 1700, esses em horário de pico limpariam as plataformas e desenvolveriam excelente velocidade já que teriam 50% motor, idéia visaria manter esses trens que ainda estão ótimos em uso.

    ResponderExcluir
  15. diego sabe a linha 7 esta em caos começou ja com a retirada dos 15 trens da serie 7000
    2- os 1100 nao estao mais em condiçoes aceiaveis poderiam passar por revisao e talvez um reforma
    3- a demora da manobragem dos trens na luz
    4- os 4 ou 5 trens 1700 q estao rebaixados
    5- falta de organizaçao dos usuarios e da cptm

    acho que as 2 ou 3 composiçoes 3000 noa ajudariam nada a empresa poderia colocar 6 ou 9 trens serie 8000
    ou as 8 composiçoes 7500 e colocar os budd 1100 so na extençao entre fco morato - júndiai ou ate na linha 10 que e uma grande demora entre um trem e outro
    e alias ha quase 1 ano que o Q 02 nao e arrumado e ja que falta trens porque nao reforma-los os 5000 e colocar na linha 7 ou 12 ou e banda B da linha 11
    ou a cptm poderia pegar os trens da serie 700 do rio de janeiro e colocar em sp
    e ate mesmo quando chegar os 9000 retirar os 7000 da linha 11 e colocar na 7 ou na 12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os 8000 não podem operara em outra linha a não ser a linha 8 - diamante por causa da PPP

      Excluir
  16. Olá boa tarde! Quando a CPTM vai colocar trens novos e modernos na linha 7 rubi, (eram para já estarem rodando desde de 2011, MAIS SUMIRAM FICANDO 5 e um com perda total no pátio da LAPA) Sinto muito, mais os 1100 não estão mais dando conta da população, é muita gente. Eu sei que ele tem um história incrível em São Paulo, mas tudo tem um começo e um fim, não é? São 57 anos rodando em SP no total. Eu acho que a CPTM não gosta da linha 7 Rubi, cadê os Caf's ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Diego Boa noite! eu gostaria de tirar algumas duvidas sobre os trens da série 3000.
    -Diego eu gostaria de saber o que aconteceu com os trens da série 3000, pois faz um bom tempo que eu não os vejo aqui na linha 7 a ultima vez que eu os vi foi se eu não me engano em maio ou junho desse ano mais depois disso eu não os vi mais o que aconteceu?
    -Sempre que vou para estação da luz vejo 4 frotas da série 3000 parados no patio da luz o que acontece?
    -Será que eles foram para revisão geral?
    -Quando eles voltam a operar na linha 7 rubi?
    -Eles vão voltar reformados e na cor padrão da cptm (vermelho)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sylvestre, os trens estão passando por revisão de peças para circulação. Por esses dias mais dois trens entrarão em circulação, totalizando quatro. Apenas um necessita de atenção especial. A RG deles irá demorar um pouco mais, deverão voltar vermelhos dela sim.

      Excluir
  18. Então porque tinham que tirar esses maravilhosos trens.Pra ficarem enferrujados e sairem da linha pra sempre!!!!! A CPTM foi muito tola de tirar esses trens do serviço

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores