domingo, 29 de setembro de 2013

Obras de manutenção e modernização alteram circulação de trens


Fonte: CPTM

Neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, não haverá circulação de trens em trechos e horários específicos nas Linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana], para execução de obras de modernização. Haverá conexão com ônibus para atender o deslocamento dos usuários. Nas demais linhas da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], a operação será feita com maior intervalo entre as composições. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados entre as estações Vila Clarice e Vila Aurora.

Domingo: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Pirituba e Baltazar Fidélis. Os trens somente irão circular de Luz à Pirituba e de Baltazar Fidélis à Jundiaí. Para o deslocamento no trecho interditado, haverá conexão com ônibus para atender os usuários, com parada de embarque e desembarque nas proximidades da estação Franco da Rocha. As estações Vila Clarice, Vila Aurora, Jaraguá, Perus e Caieiras estarão fechadas. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]
Domingo: das 8h às 18h, os serviços serão executados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Presidente Altino e Osasco. No mesmo dia, das 9h às 16h haverá obras entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingo de Moraes.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, os serviços serão executados no sistema de rede aérea e nos equipamentos de infraestrutura entre as estações Ceasa e Villa-Lobos-Jaguaré.

Domingo: das 8h às 18h serão realizadas obras de manutenção da via e no sistema de alimentação dos trens entre as estações Villa-Lobos-Jaguaré e Presidente Altino. Para completar a viagem, os usuários serão atendidos pelos trens da Linha 8 - Diamante.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]
Domingo: das 8h às 16h, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de via na região da estação Capuava.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado: das 14h às 18h, os serviços serão realizados no sistema de sinalização de via entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Sábado e Domingo: das 18h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras para a separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS, na região da estação Suzano.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras estarão concentradas no sistema de sinalização de via da estação Luz até Guaianazes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via e no sistema de rede aérea, na região da estação Jardim Helena -Vila Mara.

Domingo: das 4h à meia-noite de domingo, não haverá circulação de trens entre as estações Brás e Itaim Paulista. Os trens irão circular somente da estação Itaim Paulista à Calmon Viana. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral entre as estações Brás e Tatuapé. Para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso as estações Tatuapé e Itaim Paulista com parada de embarque e desembarque em São Miguel Paulista. Também haverá ônibus entre as estações Itaim Paulista [Linha 12] e Guaianazes [Linha 11].
As demais estações do trecho: Engenheiro Goulart, USP-Leste, Comendador Ermelino e Jardim Helena -Vila Mara estarão fechadas.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CPTM suspende obras de modernização no fim de semana do “Dia Mundial sem Carro” e da “7ª Virada Esportiva”


Fonte: CPTM

Em apoio ao Dia Mundial sem Carro, comemorado no domingo, 22, e da 7ª Virada Esportiva, programada para sábado e domingo, 21 e 22, as obras de modernização da infraestrutura da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estão suspensas neste fim de semana.

Haverá apenas uma intervenção na extensão da Linha 7 (Francisco Morato-Jundiaí), na região de Botujuru, para substituição de equipamentos de via, no dia 22, domingo, das 8h às 16h. Naquele trecho a circulação de trens será realizada com maior intervalo. As demais linhas operarão regularmente. Além dos eventos esportivos, a cidade também terá shows musicais que atrairão grande público na região do Morumbi.

domingo, 8 de setembro de 2013

CPTM inaugura nova estação na Linha 7-Rubi nesta segunda-feira


Fonte: G1 (link)

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugura nesta segunda-feira (9) a Estação Vila Aurora, da Linha 7-Rubi, na Zona Norte de São Paulo. A nova parada fica entre as estações Jaraguá e Perus e atenderá os moradores de pelo menos seis bairros da região.

Os paulistanos de Cidade D'Abril, Jardim Ipanema, Vila Santa Lucrécia, Parque das Nações Unidas, Conjunto Habitacional Voith e Parque Jaraguá serão os principais beneficiados.

A nova estação funcionará na Rua Francisco da Cunha Menezes, próximo à Rua Acaricuara. A cerimônia de inauguração acontece às 10h desta segunda-feira e contará com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da CPTM, Mário Bandeira.

A Linha 7-Rubi liga o município de Francisco Morato, na região metropolitana da capital, e a Estação da Luz, no Centro de São Paulo.

sábado, 7 de setembro de 2013

Obras alteram circulação de trens nesse final de semana


Fonte: CPTM

Neste fim de semana, 7 e 8 de setembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade às obras de modernização de suas linhas. Por esse motivo, não haverá circulação de trens em trechos e horários específicos na Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]. Haverá conexão com ônibus para atender o deslocamento dos usuários. Nas demais linhas, a operação será feita com maior intervalo entre as composições. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados na implantação de infraestrutura de rede aérea e via permanente no trecho entre as estações Pirituba e Perus.

Domingo: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Pirituba e Perus. Para o deslocamento, haverá conexão com ônibus para atender os usuários. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações. No mesmo dia, das 8h às 18h, haverá trabalhos na via permanente no trecho entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, sem interrupção da circulação.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]

Domingo: das 9h às 19h, as atividades serão executadas na substituição de equipamento de via entre as estações Barueri e Jandira.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Sábado: das 9h às 16h, os trabalhos serão executados no equipamento de via entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. E das 21h até meia-noite haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea e na infraestrutura entre as estações Hebraica-Rebouças e Berrini. No mesmo dia, das 4h às 20h, os serviços serão executados no sistema de sinalização entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 9h30 às 15h, as atividades serão executadas no sistema de alimentação dos trens entre as estações Mooca e Ipiranga.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras para a separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga, na região da estação Suzano.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, as equipes atuarão na substituição nos equipamentos de via no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado e domingo: das 18h de sábado à meia-noite de domingo, haverá serviços no sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Tatuapé.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

domingo, 1 de setembro de 2013

Estação Vila Aurora pode ser inaugurada no próximo dia 09 de Setembro


Fonte: Divulgação
Foto: Foto: André Clirisóstomo

Segundo a companhia , haverá rotas táteis, comunicação em braile, sanitários públicos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bilheterias blindadas, circuito fechado de TV, sistema de detecção e combate a incêndio, SSO (Sala de Supervisão Operacional), sistema de captação de águas pluviais para reuso, bicicletário e projetos de paisagismo nas áreas externas.

Segundo a CPTM, o atraso aconteceu devido à rescisão de contrato em junho de 2010 com o consórcio Estacon-Hersa, porém, as obras foram retomadas em novembro do mesmo ano e o prazo de entrega está previsto para o dia 9 de setembro de 2013.

Siga o blog por email

Seguidores