segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O fim do blog CPTM em Foco


Por Diego Silva

Prezados, este é o encerramento do blog CPTM em Foco. Infelizmente não tenho como dar prosseguimento à este trabalho, que tantas pessoas ajudou durante esses três anos no ar. São vários os motivos que me fazem encerrar o blog, mas antes de o fazer de fato, venho deixar essa última postagem, como forma de satisfação à todos os leitores.

Como sabem, tudo se iniciou em 25 de fevereiro de 2010. De lá para cá, mais do que notícias, informações, fotos e histórias, fiz muitos amigos e ganhei muita credibilidade com minhas postagens. Atraí um público muito fiel, que diariamente deixava um pouquinho de seus dias aqui, lendo o que eu digitava. Concorri à título de melhor blog do Brasil, conquistando o 3. lugar por duas vezes seguidas (2011 e 2012). Fato que nenhum outro blog alcançou até aqui.

Conquistei um espaço muito importante em celulares e computadores de diversas pessoas, que desde as primeiras horas do dia, estavam em rede comigo, atrás de informações sobre a circulação. Muitas conversas, muitas dúvidas respondidas, muita novidade que as pessoas sequer imaginavam e que aqui foram contadas. Me sinto honrado e com sentimento de dever cumprido por ter feito tanto para tantas pessoas que sequer sei quem são. Tudo que eu quis, assim como conquistaram meus 'concorrentes' (disputamos o mesmo público, mas no fim, somos todos amigos), foi aparecer na mídia impressa ou audiovisual, ter meu trabalho reconhecido, levado à frente. Mas colhemos muitas histórias legais com tudo isso... As matérias mais inesquecíveis, mais visitadas, mais comentadas... Lembrarei com carinho de tudo isso.

Seria mais fácil deixar o blog na administração de outra pessoa, para que todo o trabalho tivesse continuidade... Mas prefiro encerrar tudo por conta, pois não acho que outra pessoa teria a mesma atenção que tive com os leitores. Quem sabe um dia eu volte, num outro momento, numa outra história... Pretendo lançar um livro em breve, com algumas histórias envolvendo o blog. Deixarei meu email para quem quiser manter contato, mesmo sabendo que muitos de vocês não irão se interessar por isso (risos), afinal, ainda hoje tem pessoas que imaginam que é a CPTM quem atualiza esse blog e não um usuário que compartilha dos mesmos fatos que vocês.

Quero muito agradecer à todos os leitores, desde os mais fiéis até aqueles que passaram aqui de vez em quando. Obrigado, amigos da CPTM (funcionários e colaboradores), por terem participado efusivamente de todo esse processo. Obrigado aos 'concorrentes', pela lealdade em todos os sentidos, por terem colaborado em momentos difíceis: muito sucesso para vocês, afinal, conseguiram o que nunca consegui. Obrigado também à você, que está lendo esta minha despedida... Todo o grande sucesso que este blog alcançou foi graças a sua visita. Peço desculpas para alguns, que vão se chatear com essa despedida, mas lembrem-se que tudo na vida tem um começo e um fim. Obrigado a todos que participaram e que sentirão falta.
 
Diego Silva (silvadiego1991@hotmail.com)

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Transportes Metropolitanos estão prontos para o horário de verão


Fonte: CPTM

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que, devido ao início do horário brasileiro de verão, no próximo sábado [19], os serviços oferecidos pela EMTU/SP, Metrô e CPTM irão operar até as 2 horas da manhã do novo horário, visando o atendimento normal aos usuários.

As linhas metropolitanas de ônibus da EMTU/SP, que normalmente funcionam até a 1 hora do sábado, irão operar até às 2 horas do horário de verão. No domingo [20], as linhas cumprirão a tabela horária normal.

Os trens da CPTM vão operar normalmente até as 2 horas da manhã de domingo, equivalente à 1 hora do horário antigo, quando habitualmente é encerrada a operação comercial na empresa. Após o encerramento do expediente, os relógios serão adiantados. A circulação dos trens será retomada no domingo [20], às 4 horas do novo horário.

O funcionamento do Metrô [inclusive a Linha 4 - Amarela, operada pela Via Quatro], que aos sábados tem a operação estendida até a 1 hora da manhã, também não causará preocupação aos usuários que já se acostumaram a utilizar o serviço nesse período. Todas as estações estarão abertas para embarque até as 2 horas da manhã do novo horário. No domingo [20], a reabertura das estações acontecerá no horário tradicional, ou seja, às 4h40, já com os relógios devidamente ajustados.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Linha 12 com circulação interrompida nesta tarde

Devido manifestação popular na região de São Miguel Paulista, os trens da Linha 12 estão com circulação interrompida entre as estações Brás e Jardim Helena. Os usuários com destino à Calmon Viana, Itaquaquecetuba, Itaim Paulista, São Miguel Paulista e Jardim Helena devem utilizar a Linha 11.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CPTM altera circulação de trens no final de semana

Neste fim de semana, 12 e 13 de outubro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade às obras de modernização. Nas Linhas 7-Rubi e 12-Safira não haverá circulação de trens em alguns trechos. O atendimento aos usuários será realizado por meio de ônibus de conexão. Nas demais linhas, os trens circularão com maior intervalo entre as composições. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Domingo: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as Estações Pirituba e Perus. Para o deslocamento no trecho interditado, haverá conexão com ônibus para atender os usuários. As Estações Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora estarão fechadas. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]
Domingo: das 9h às 20h, haverá implantação de equipamento de via entre as Estações Santa Terezinha e Barueri.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]
Sexta: das 22h de sexta até o final comercial, os serviços serão executados na rede aérea entre as estações Grajaú e Primavera-Interlagos.

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, os serviços serão executados na rede aérea entre as Estações Grajaú e Primavera-Interlagos.

Domingo: das 8h às 20h, os mesmos serviços serão executados entre as Estações Presidente Altino e Osasco.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]
Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de via entre as Estações Capuava e Mauá.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado e Domingo: das 4h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras para a separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS, entre as estações Calmon Viana e Suzano.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Sábado: das 22h até meia-noite, as intervenções ocorrerão entre as Estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 4h até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Para atender os usuários no trecho interrompido, ônibus de conexão farão o percurso entre as Estações Itaquaquecetuba e Poá, na Linha 11-Coral, com parada de embarque e desembarque próximo a Estação Aracaré.

Domingo: das 4h à meia-noite, o trecho interrompido se estenderá entre as Estações Itaim Paulista e Calmon Viana. Para seguir viagem no trecho, ônibus farão conexão entre as estações Itaim Paulista e Poá, na Linha 11-Coral, com parada de embarque e desembarque em Itaquaquecetuba. As demais estações do trecho: Engenheiro Manoel Feio, Jardim Romano e Aracaré estarão fechadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Linha 12-Safira estará fechada neste domingo para obras de modernização


Fonte: CPTM

Neste fim de semana, dias 5 e 6 de outubro, a CPTM prosseguirá com as obras de modernização. Para isso, no domingo não haverá circulação de trens na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] e em trechos específicos na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]. O atendimento aos usuários será realizado por ônibus. Nas demais linhas, os trens circularão com maior intervalo entre as composições. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato]
Sábado e Domingo: das 18h de sábado até a meia-noite de domingo, haverá obras para implantação de equipamentos de infraestrutura entre as estações Jaraguá e Vila Aurora.

Domingo: das 4h à meia noite, serão substituídos os equipamentos de via na região da estação Franco da Rocha.

Linha 7-Rubi/Extensão [Francisco Morato - Jundiaí]
Domingo: das 8 às 18h, haverá implantação de equipamentos de via entre as estações Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]
Domingo: das 4h à meia noite, os trens não circulam entre as estações Osasco e Barueri, para obras e testes do sistema de sinalização. Para seguir viagem no trecho interditado, haverá ônibus de conexão com paradas para embarque e desembarque nas estações Osasco, Carapicuíba e Barueri. As demais estações: Comandante Sampaio, Quitaúna, General Miguel Costa, Santa Terezinha e Antônio João ficarão fechadas. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações. Nos demais trechos da linha [Júlio Prestes a Osasco; e Barueri a Itapevi], os trens circulam com maior intervalo.

No mesmo dia, das 8h às 20h, serão executados serviços na rede aérea de energia entre as estações Barueri e Engenheiro Cardoso.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, ocorrerão serviços nos equipamentos de via na região da estação Tatuapé.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado e domingo: das 18h à meia-noite de domingo, os serviços serão realizados nos equipamentos de via e infraestrutura entre as estações Suzano e Calmon Viana.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados na via permanente e rede aérea de energia entre as estações Itaim Paulista e Itaquaquecetuba.

Domingo: das 4h à meia-noite de domingo, não haverá circulação de trens na Linha 12. Os usuários serão atendidos por ônibus de conexão que irão circular entre as seguintes estações:
1] Itaim Paulista - Itaquaquecetuba - Poá
2] Itaim Paulista - Guaianazes
3] Itaim Paulista - São Miguel Paulista - Tatuapé.

As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações. As estações Engenheiro Goulart, USP Leste, Comendador Ermelino, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano, Engenheiro Manoel Feio e Aracaré permanecerão fechadas.
 
Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Abertas as votações para o Prêmio Top Blog 2013: Saiba como votar


Por Diego Silva

Amigos leitores, estou voltando aos poucos com algumas postagens e informações sobre a CPTM, como vocês eram acostumados. Por diversos motivos, tive que dar uma parada com algumas coisas, principalmente por conta do trabalho, que toma um tempo absurdo desse que escreve para vocês agora. Mas estamos de volta, para alegria de alguns e raiva de muitos. E volto justamente numa época de eleição! Estão abertas as votações do Prêmio Top Blog 2013, evento o qual participo desde 2010 com certo destaque. Como todos sabem, fui classificado em 3º lugar Brasil em 2011 e 2012, graças aos votos e colaboração de cada um que participou.

Bem, estamos em um novo ano e começa uma nova batalha. Como de praxe, venho novamente pedir o seu voto. Não é uma conversa política, como aquelas que você vê na televisão, até porque não tenho como prometer mais nada para vocês além de mais fotos e textos sobre a ferrovia, suas histórias, curiosidades e etc. Esse ano, ficarei muito contente de permanecer entre os três blogs mais importantes do Brasil, mas convenhamos que um terceiro lugar já não cabe mais (risos). Por isso a necessidade de votos: a hora de alçar vôos maiores, galgando um segundo lugar, ou quem sabe, até mesmo o título de Melhor Blog do Brasil.

Para esse ano, a equipe Top Blog facilitou as coisas. As votações estão mais práticas, realizadas somente por email e Facebook. Ano passado, foi aberta votação também pelo Twitter, prática eliminada esse ano. Quem votou nos últimos dois anos ainda lembra como funciona. Para quem nos conheceu há pouco tempo, o didático tutorial de como votar:



Aqui no blog, no canto esquerdo da tela, vocês verão o selo de participação do Prêmio Top Blog 2013 em destaque. Cliquem nesse selo e vocês serão redirecionados para a página de votação do prêmio. Lembrando: o concurso possui duas fases. A princípio, precisamos de votos para seguir até o 2º turno, onde brigaremos para ficar entre os três mais votados. Ou seja, em turno e returno, diversos blogs serão candidatos. Quem for votar pelo Facebook, faça login antes de realizar o procedimento acima. Quem for votar por email, será necessário validar o voto através de um link que será enviado para sua caixa de entrada.


Na parte alta da página do Top Blog, estão as informações da votação. Confira a categoria (Notícias e Cotidiano), o título (Blog CPTM em Foco) e o meu nome de autor (Diego Silva), além do endereço. Feito isso, vote com a opção escolhida (email ou facebook, ou os dois). Se você votar com email, coloque seu nome e endereço, clicando em votar. Você receberá um email na caixa de entrada solicitando a confirmação do voto. Clique no link e confirme, só assim será validado. Fique tranquilo, que não se trata de nenhum vírus.


Após clicar no link, seu voto será validado. Quantos emails você possuir, será possível votar com cada um deles, desde que sejam validados todos os votos. Para votar via Facebook, faça login em sua conta e após isso, venha até a página de votação do Top Blog e clique em 'votar' no ícone Facebook. O voto já é automático, sem necessidade de validação. Feito isso, é só aguardar os resultados para saber se o blog foi classificado para o segundo turno, onde todo o processo deverá ser repetido.

Espalhe essa idéia e ajude-nos a conquistar esse título. Com certeza você, admirador de trens e ferrovias, estudante universitário, ou mesmo fã de fotografias de trem ou dos veículos em si, já achou alguma coisa que nunca tinha visto por esse blog ou por nossa Fan Page no Facebook. Ficarei muito agradecido com a colaboração de cada um, garantindo a continuidade desse trabalho, que desde 2010 auxilia às todas as classes. Conto com vocês!

Siga o blog por email

Seguidores