terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CPTM entrega 105º novo trem


Por Diego Silva

Na segunda-feira, 23, o Governo do Estado entregou para a CPTM o último dos 105 novos trens adquiridos. A composição T01 (9001/9004), de fabricação Alstom, foi entregue à operação da Linha 11-Coral, sendo o nono trem da série 9000 incorporado à frota. Os outros oito trens já circulam normalmente e atendem a população da segunda linha mais movimentada da empresa.

O trem possui tudo o que há de mais moderno em tecnologia ferroviária, com ar condicionado, oito carros, passagem livre entre carros, sistema de vídeo vigilância, blocos extintores de incêndio e sistema de sonorização, além de telas informativas. O plano de renovação de frota da CPTM foi iniciado ainda em 2008, com a entrega de doze trens da série 2070 (ou 2000 fase II, que atualmente estão na Linha 12-Safira). Posteriormente, a entrega de 40 trens da série 7000, espalhados em quatro das seis linhas atualmente. Em seguida, mais oito trens da série 7500, acompanhados de mais uma grande aquisição: 36 novos trens da série 8000, que rodam na Linha 8-Diamante. Por fim, a entrega dos nove trens da série 9000 encerram o ciclo de 105 novas composições.

Só que as novidades não param por aqui. Já foi assinado contrato de aquisição de mais 65 trens novos, que serão fabricados por dois vencedores da licitação. Trinta e cinco unidades serão entregues pela CAF, possívelmente numerados de série 8500. Os outros trinta trens serão da fabricante sul-coreana Hyunday-Rotem, que deverá montar uma fábrica em Araraquara para atender os pedidos. A expectativa é que os primeiros trens sejam entregues ainda esse ano. Ainda não se sabe para onde os novos trens irão, sendo que, de acordo com a Companhia, todas as linhas deverão receber novos trens de acordo com a necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores