terça-feira, 26 de maio de 2015

CPTM sobe proposta salarial para tentar evitar greve


Fonte: UOL

Sob a ameaça de uma greve dos funcionários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), vinculada ao governo do Estado de São Paulo, elevou de 6,65% para 7,72% a proposta reajuste salarial para os trabalhadores. O novo índice representa a inflação anual mais 1% de aumento real.

A proposta foi apresentada em audiência de conciliação realizada na manhã desta terça-feira (26) no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, na capital paulista. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Eluiz Alves de Matos, foi um dos representantes dos funcionários no encontro.

Apesar da elevação, a oferta ainda ficou muito abaixo do pedido dos ferroviários, que é de 17,89%. A proposta da companhia também está aquém da sugestão de 6,65% mais 1,5% de produtividade feita ontem pelo desembargador Wilson Fernandes, vice-presidente judicial do tribunal, que busca um acordo entre as partes.

Na semana passada, os ferroviários decidiram em assembleia realizar uma greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (27) -- os funcionários do Metrô também ameaçam fazer greve a partir de amanhã. Porém, uma nova assembleia será realizada às 18h de hoje para analisar a proposta da CPTM. Os ferroviários também analisarão o pedido feito pelo TRT para que a categoria não entre em greve durante as negociações salariais.

Na última sexta-feira (22), a Justiça ordenou que, em caso de greve, os ferroviários devem manter 90% do efetivo de maquinistas e 70% dos demais funcionários nos horários de pico -- entre 4h e 10h e entre 16h e 21h – e um contingente de 60% nos demais horários.

A decisão judicial também impede que os trabalhadores liberem as catracas para os usuários. Os sindicatos que representam os funcionários estão sujeitos a pagar multa diária de R$ 100 mil caso não cumpram as determinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores