quarta-feira, 27 de maio de 2015

Expresso Leste completa 15 anos


Por Diego Silva

Nesta quarta-feira, o serviço 'Expresso Leste' da Linha 11-Coral completa quinze anos de inauguração. Criado em 27 de maio de 2000, como alternativa para a Linha 3-Vermelha do Metrô (que corre paralela entre Itaquera e Brás), o trecho foi remodelado, perdendo parte de seu traçado original e algumas estações, mas ganhando agilidade e praticidade. Vale citar que, para o funcionamento do Expresso, deixaram de existir as estações Engenheiro Trindade, Sebastião Gualberto, Carlos de Campos, Vila Matilde, Patriarca, Arthur Alvim, XV de Novembro, Itaquera-velha e Guaianazes-velha.

Para sua existência, foram adquiridos 15 trens da série 2000, com ar-condicionado e equipamentos tecnológicos para o tempo. No ano 2000, então com oito anos de fundação, a CPTM ainda procurava melhorar a questão de segurança e confiabilidade no sistema, dando um grande salto de qualidade com o Expresso. Em seu pleno funcionamento, partia da estação Brás atendendo as estações Tatuapé, Corinthians-Itaquera (estação nova, substituindo a estação Itaquera, agora interligada ao Metrô, ao PoupaTempo e ao Shopping), Dom Bosco e José Bonifácio (estações novas) e a nova Guaianazes (construída alguns metros antes da antiga estação. Em 2003, após estratégias, o Expresso chegou na Estação Luz, onde até os dias de hoje faz seu terminal.

Em 2010, o Expresso Leste recebeu um reforço na frota, com a entrada em serviço de trens da série 7000. Em 2014, ano de Copa do Mundo no Brasil, entraram em serviço mais nove trens da série 9000. Atualmente, o Expresso é a segunda linha mais utilizada da CPTM, com média de 550 mil usuários por dia. Perde em números para a Linha 9-Esmeralda (Osasco x Grajaú), que contabiliza 670 mil usuários diariamente. Espera-se para 2016 a ampliação do serviço, que deverá chegar até Suzano, à leste, e em Palmeiras-Barra Funda, à oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores