quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Blog completa cinco anos de existência


Por Diego Silva

Prezados, completamos hoje meia década em atividade! Desde 2010 no ar, com quase um milhão e meio de visitas e muitas amizades feitas nesse tempo, reafirmamos nossa posição entre os melhores blogs do país, visando agora o retorno às paradas do sucesso e aos milhares de computadores e celulares das pessoas que nos acompanham.

Nesses cinco anos de atividade, o blog sofreu muitos altos e baixos, mas sempre esteve em atividade, trazendo novidades e atrações para vocês. Como alguns sabem, tudo começou de uma ideia de se expor algumas fotos que eu mesmo fazia com um celular, nas plataformas da CPTM. A ideia cresceu e o então Fotolog virou blog de notícias, concorrendo ao prêmio de melhor blog do Brasil e chegando na final por dois anos seguidos (em ambos, conquistamos o terceiro lugar). Houve um momento de parar com as publicações, dadas as necessidades que tive e agora, um momento de retorno e de tentar reinventar o blog CPTM em Foco. 

Só tenho a agradecer à vocês que me acompanharam nesses cinco anos de publicações e de matérias, tanto aqui no blog quanto na fanpage do Facebook. Espero poder continuar por muito tempo com as publicações, pois além de ser um hobby muito interessante, é uma forma de exercitar e compartilhar o conhecimento adquirido. Hoje, estamos reinaugurando o blog, para trazer de volta o Foco, com palavras sucintas e verdadeiras.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CPTM entrega 105º novo trem


Por Diego Silva

Na segunda-feira, 23, o Governo do Estado entregou para a CPTM o último dos 105 novos trens adquiridos. A composição T01 (9001/9004), de fabricação Alstom, foi entregue à operação da Linha 11-Coral, sendo o nono trem da série 9000 incorporado à frota. Os outros oito trens já circulam normalmente e atendem a população da segunda linha mais movimentada da empresa.

O trem possui tudo o que há de mais moderno em tecnologia ferroviária, com ar condicionado, oito carros, passagem livre entre carros, sistema de vídeo vigilância, blocos extintores de incêndio e sistema de sonorização, além de telas informativas. O plano de renovação de frota da CPTM foi iniciado ainda em 2008, com a entrega de doze trens da série 2070 (ou 2000 fase II, que atualmente estão na Linha 12-Safira). Posteriormente, a entrega de 40 trens da série 7000, espalhados em quatro das seis linhas atualmente. Em seguida, mais oito trens da série 7500, acompanhados de mais uma grande aquisição: 36 novos trens da série 8000, que rodam na Linha 8-Diamante. Por fim, a entrega dos nove trens da série 9000 encerram o ciclo de 105 novas composições.

Só que as novidades não param por aqui. Já foi assinado contrato de aquisição de mais 65 trens novos, que serão fabricados por dois vencedores da licitação. Trinta e cinco unidades serão entregues pela CAF, possívelmente numerados de série 8500. Os outros trinta trens serão da fabricante sul-coreana Hyunday-Rotem, que deverá montar uma fábrica em Araraquara para atender os pedidos. A expectativa é que os primeiros trens sejam entregues ainda esse ano. Ainda não se sabe para onde os novos trens irão, sendo que, de acordo com a Companhia, todas as linhas deverão receber novos trens de acordo com a necessidade.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Reinauguração do blog será nesta quarta, dia 25


Por Diego Silva

Prezados, há quem ainda acompanhe algumas matérias que ficaram arquivadas neste blog. Outros que ainda não conhecem, acabam nos visitando e acredito que ficam ansiosos por alguma novidade. Grande verdade que faz muito tempo que não dedico tempo para publicar algo aqui para vocês. E como nesta quarta-feira, dia 25/02, o blog completa cinco anos de existência, achei justo voltar a publicar matérias e curiosidades para vocês que nos acompanham.

Mas não exatamente como era no princípio. Dadas as proporções, hoje existem muitos blogs que brigam pelo mesmo público, com notícias do dia-a-dia da CPTM. No princípio, eu mesmo fazia esse tipo de cobertura. Mas como citei acima, hoje tem muita gente fazendo a mesma coisa e resolvi 'mudar o foco' desde o encerramento do blog, em 2013, pesquisando mais sobre a história dos trens e das estações. Essa mudança de foco se deu principalmente pela necessidade de oferecer algo que vocês, leitores, não tem. Foi assim no começo, será assim agora.

Quem nos acompanhou no Facebook durante esses meses sem publicações, percebeu que eu investi mais em imagens históricas que foram adquiridas ao longo do tempo. E a ideia deu tão certo que após muita pesquisa e muitos pensamentos, resolvi trazer um pouco da história para vocês aqui no blog. Apesar de não publicar nada há algum tempo, tenho acompanhado a evolução das visitas e um pessoal de fora tem nos visitado com frequência, principalmente dos Estados Unidos, França e Espanha. Para tanto, daremos as devidas atenções à todos os interessados.

Então, a proposta é a seguinte, meus amigos e amigas: Teremos um cronograma de matérias e curiosidades a serem publicadas na semana. Todas as sextas-feiras, publicarei um vídeo caseiro, respondendo perguntas que vocês irão me fazer via email ou via Facebook. Nos demais dias, irei publicar matérias relevantes e curiosidades, conforme as necessidades. Finais de semana, deixarei em aberto. Imaginei algo da seguinte maneira:

Segunda-feira: História dos trens / Imagens antigas
Terça-feira: Notícias da CPTM (institucionais, novidades, exposições, obras...)
Quarta-feira: História das estações
Quinta-feira: Turismo em Foco (Sugestões de passeios nos finais de semana)
Sexta-feira: Q&A (Questions and Answers, ou, perguntas e respostas. Quadro em que vocês fazem perguntas e tiram dúvidas diretamente comigo, num vídeo interativo. Provavelmente irá se chamar 'Dúvida em Foco')

Como sempre, fica o espaço para sugestões e mudanças. Afinal, o blog é feito para vocês e por vocês. Quem quiser, pode comentar aqui mesmo ou na nossa fanpage (www.facebook.com/cptm.emfoco). Espero que vocês apreciem esse nosso retorno e eu também espero retomar o bom trabalho executado até então. Até breve!

Siga o blog por email

Seguidores