sábado, 27 de junho de 2015

Obras de modernização alteram circulação dos trens da CPTM


Fonte: CPTM


Neste fim de semana, 27 e 28 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização e manutenção preventiva em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

​Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí)
Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Pirituba e Caieiras, em razão de serviços de modernização no sistema de rede aérea. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas nas estações.

Das 4h às 8h, os serviços de manutenção preventiva estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Água Branca e Pirituba. Das 7h às 20h, serão realizados serviços de infraestrutura na Estação da Luz. Das 8h às 16h30, haverá  manutenção preventiva na via permanente entre as estações Pirituba e Piqueri. O intervalo médio será de 28 minutos entre as estações Luz e Pirituba, e de 30 minutos entre Caieiras e Jundiaí. 

​Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno)
Domingo: das 4h à meia-noite, serão executados serviços de manutenção preventiva no sistema de rede aérea na região da Estação Carapicuíba. O intervalo médio será de 16 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

​Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)
Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, as intervenções serão realizadas nos equipamentos de via permanente entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 12 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 9h às 19h, haverá manutenção preventiva nos equipamentos de via permanente entre as estações Osasco e Ceasa. A circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, para completar a viagem o usuário deverá usar os trens da Linha 8-Diamante. A partir das 23h, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de rede aérea, entre as estações Ceasa e Cidade Universitária. O intervalo médio será de 24 minutos em toda a linha.

​Linha 11-Coral/ Expresso Leste (Luz – Guaianases)
Domingo: das 4h à meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha devido aos serviços que serão realizados na extensão da Linha 11-Coral.

​Linha 11-Coral/ Extensão (Guaianases – Estudantes)
Domingo: das 4h à meia-noite, em razão das obras de implantação da nova Estação Suzano, o intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.

​Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Domingo: das 4h à meia-noite, a circulação ficará interrompida, em função dos serviços no sistema de rede aérea e nos equipamentos de via permanente. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, que percorrerão os seguintes itinerários:

  • Tatuapé – Itaim Paulista: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações USP Leste e São Miguel Paulista. 
  • Itaim Paulista – Poá: os ônibus farão paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré. 
  • Brás – Tatuapé: os usuários deverão utilizar os trens do Expresso Leste, na Linha 11-Coral. 
As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.​

quinta-feira, 18 de junho de 2015

CPTM e Metrô irão funcionar ininterruptamente na Virada Cultural 2015


Fonte: CPTM


O Metrô, a ViaQuatro e a CPTM vão atender de forma ininterrupta a partir do início da operação commercial de sábado, dia 20, até a meia-noite do domingo, dia 21. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização de mais uma edição da Virada Cultural, que acontece nesse final de semana.


Todas as 66 estações do Metrô (nas cinco linhas) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários, das 04h40 de sábado até a meia-noite de domingo. Na CPTM, que vai operar das 04h00 de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações ficarão abertas. Durante a madrugada do dia 20 para o dia 21, a Companhia vai operar com trens extras, em todas as linhas, com intervalos de 20 minutos para atender as possíveis demandas de usuários.

Bilhetes antecipados
As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente usando dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações. Nas máquinas de autoatendimento, o carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos poderá ser feito em qualquer estação do Metrô que possua o equipamento. Aém disso, as estações Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, São Bento e Luz terão cabines com atendentes para efetuar o carregamento de crédito nos cartões durante todo o evento.

Acesso de ciclistas no sistema metroviário
Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito à partir das 14h de sábado até a meia-noite do domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no ultimo carro.


Outros esclarecimentos podem ser obtidos nos canais de atendimento das empresas:

Metrô: 0800 770 7722 (Funciona diariamente das 05h30 às 23h30)
ViaQuatro: 0800 770 7100 (Seg. a Sex., das 06h30 às 22h. Sábados e domingos, das 08h às 18h)
CPTM: 0800 055 0121 (Funcionamento 24h)

terça-feira, 2 de junho de 2015

Greve na CPTM: Linhas 7, 10, 11 e 12 decidem parar nesta quarta


Por Diego Silva

Os Sindicatos ferroviários que representam as linhas 7-Rubi (Luz x Francisco Morato x Jundiaí), 10-Turquesa (Brás x Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz x Guaianazes x Estudantes) e 12-Safira (Brás x Calmon Viana) decidiram entrar em greve na noite desta terça, após recusarem a nova proposta oferecida pela CPTM nas negociações de Acordo Coletivo do biênio 2015/2016.

A categoria recusa uma proposta de 8,82%, maior do que a última oferecida em reunião de conciliação ocorrida na semana passada. Com isso, quatro das seis linhas da Companhia entram em paralisação à partir das 00h desta quarta-feira. As linhas 8-Diamante (Júlio Prestes x Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco x Grajaú) irão funcionar normalmente, pois o Sindicato que representa as duas linhas, preferiu aguardar nova rodada de negociação sem interromper o serviço.

Todas as linhas do Metrô e a Linha 4-Amarela irão funcionar NORMALMENTE, assim como os ônibus da SPTrans e da EMTU.

Novas informações serão adicionadas conforme saírem. Acompanhem-nos também no Facebook (www.facebook.com/cptm.emfoco).

Siga o blog por email

Seguidores