quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CPTM inaugura nova estação Ferraz de Vasconcelos


Fonte: CPTM

A partir desta quinta-feira, a nova estação abrirá no horário de operação da CPTM, das 4h à meia-noite, e a provisória será desativada

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 26/08, a nova Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), da CPTM. Com investimentos de R$ 41,8 milhões, a nova unidade tem 4.800 m² de área construída e está equipada com três elevadores e sete escadas rolantes, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários.
 
Dotada de todos os itens de acessibilidade, como elevadores, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas, piso e rota táteis, a nova estação também dispõe de banheiros públicos comuns e exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A estação está dimensionada para atender com conforto o aumento futuro da demanda de passageiros. Diariamente, embarcam nessa estação cerca de 20 mil usuários e a previsão é de que nos próximos anos chegue a 31,5 mil usuários por dia útil.
 ​
A estrutura do novo prédio conta com plataformas cobertas, que utilizam telhas translúcidas para permitir o aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. O local também tem sistema de captação de água da chuva, que após tratamento, é utilizada na limpeza e banheiros da estação. A comunicação visual moderna facilita o deslocamento dos usuários no interior do edifício, que também terá lixeiras para descarte de lixo comum e reciclável.
 
Para acessar a plataforma, o usuário dispõe de três escadas rolantes, duas fixas, além de um elevador destinado prioritariamente às pessoas com mobilidade reduzida. Outro benefício para a população é a passarela de acesso à estação, que permite a transposição da ferrovia, pela área não paga, e que permanecerá aberta 24 horas. A estação conta com dois acessos: um pela Praça da Bíblia e outro pela Praça da Independência. Cada acesso conta com duas escadas rolantes, uma fixa e um elevador.
 
Essas duas praças também foram reurbanizadas pela CPTM, bem como o viário do entorno. O local ganhou novo paisagismo, revitalizando o centro. A estação oferece bicicletário com capacidade para 136 vagas abertas ao público.
 
 
Estivemos na desativação da antiga estação
Em 05/09/2011, ou seja, quase quatro anos atrás, o blog esteve na estação antiga de Ferraz para observar aquele que seria o último dia de operação comercial da antiga estação. A matéria completa pode ser visualizada nesse link: http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/09/desativada-estacao-de-ferraz-de.html

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vá de trem ao Festival do Chocolate de Ribeirão Pires


Fonte: CPTM

Começa neste final de semana (07/08) o 10º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires. Quem quiser participar do evento com muitos doces e shows poderá utilizar a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e descer na Estação Ribeirão Pires. O local do festival, chamado de Complexo Ayrton Senna, fica a apenas 7 minutos a pé da estação de trem.
 
A entrada no festival é gratuita e os visitantes poderão comprar doces e salgados em mais de 30 chalés. O evento costuma atrair cerca de 500 mil pessoas durante os quatro finais de semana e são consumidos mais de cinco toneladas de chocolate no período. 
 
Haverá também shows gratuitos de artistas locais e pagos na Tenda Multicultural. Na sexta-feira, 07/08, a apresentação será da banda de rock Titãs. No sábado, do grupo Onze: 20 e no domingo, da dupla sertaneja Fernando & Sorocaba. O valor do ingresso para essas atrações é de R$ 20. 

Serviço:

Evento: 10º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires
Data: de 07 a 30 de agosto – sextas, sábados e domingos.
Horários do evento: sexta-feira - a partir das 18h; sábado – a partir das 14h; domingo – a partir das 10h.
Local: Complexo Ayrton Senna – Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro – Ribeirão Pires
Como chegar de São Paulo: ir até a Estação Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa da CPTM

Siga o blog por email

Seguidores