terça-feira, 17 de maio de 2016

Garanta seu lugar no Expresso Turístico nessas férias!


Fonte: CPTM

Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Para garantir uma vaga na charmosa locomotiva dos anos 1960, o bilhete deve ser comprado com pelo menos dois meses de antecedência. Para as férias de julho, já estão disponíveis passagens para o dia 17, fim de semana em que se inicia o tradicional Festival de Inverno da cidade.
 
Quem perder essa chance deve ficar de olho no site da CPTM (http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx) para acompanhar a abertura, nas próximas duas semanas, da venda de bilhetes para os dias 24 e 31 de julho. Mais de 40 mil pessoas já embarcaram com destino a Paranapiacaba, desde o lançamento do serviço em setembro de 2010.
 
Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros.
 
Ainda, em Paranapiacaba, é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C.
 
O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros fabricados no Brasil na década de 60 cedidos pela ABPF. O percurso de 48 Km tem 1h30 de duração e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa. No dia da viagem, o passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa). O retorno ocorre às 16h30.
 
Criado em 2009, pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), em parceria com a Secretaria de Turismo, o Expresso Turístico, também oferece viagem para outros dois roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês) e Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês). Os passeios com destino a Paranapiacaba, ocorrem todos os domingos. Neste período, mas de 100 mil pessoas já percorreram os três trajetos.
 
O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.
 
Vale lembrar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores