domingo, 21 de agosto de 2016

A importância do trem na vida das pessoas


Por Diego Silva


Caros leitores, ainda sem muito tempo para escrever à vocês, mas presente aqui e no Facebook para manter contato. Muitos de vocês tem mandado mensagens pedindo a volta do blog, assim como o retorno das matérias com mais frequência igual se fazia antes. Tenho tido uma rotina bastante puxada e, durante os períodos de descanso, acabo tendo que resolver problemas particulares e não me sobra tempo para publicar nada como antes. Mas dentro das possibilidades, vamos dando notícias e mantendo nosso costumeiro contato. O tema de hoje nesse blog é sobre a importância do trem na minha e na sua vida. Vivemos em uma das maiores metrópoles do mundo e, por vezes, observei o comportamento e a reação de algumas pessoas que utilizam diaramente o trem como meio de transporte. Mas você deve se perguntar: 'Qual a finalidade de observar as pessoas que estão no trem?' Te digo que é uma análise importante, pois quem lida com transporte precisa saber que tipo de pessoa usa o serviço.

Durante esses quase vinte anos que utilizo e admiro o trem metropolitano, sempre observei que muitas pessoas não se sentem confortáveis em usar o trem. Não digo pela lotação ou por alguns problemas aleatórios que ocorrem, mas a verdade é que as pessoas não se sentem confortáveis no trem. Em compensação, em quase duas décadas, o hábito do usuário mudou drasticamente. Digo isso no sentido de que a viagem se tornou mais agradável a ponto do passageiro relaxar e praticar outras atividades de passatempo. Com o boom da tecnologia que diariamente nos apresenta novas facilidades, não é estranho observar quase que a maioria dos usuários conectados à internet em redes sociais ou jogos, usando como distração até que chegue em sua estação de desembarque.

Mas antes da tecnologia chegar à palma da mão (não precisamos ir muito longe), observei durante viagens à faculdade nos primeiros trens da manhã na Linha 10 a reação de alguns usuários e constatei que muitas pessoas aderiram à prática de leitura. Sejam por livros, revistas, jornais ou mesmo material de estudo, os primeiros trens contam com pessoas bastante interessadas em leitura. Um hábito importante que eleva a cultura social, uma vez que é fato a implicância da população brasileira em ler o que quer que seja. Temos também quem ainda complete o sono durante a viagem (damos esse crédito ao pessoal que usa a linha de ponta a ponta, ou que ultrapasse os trinta minutos de viagem).

Outra situação que me agrada muito é a socialização dos usuários entre eles mesmos. Em outras palavras: quem faz amizades no trem durante as viagens. Como passageiro diário (e maquinista, desde 2013), ouço muitas histórias à bordo dos trens que utilizo e acabo fazendo também algumas amizades. Lembro com alguma falta de pessoas que pegaram trem comigo quase que diariamente e deixaram sua participação e suas histórias comigo, assim como também compartilhei algumas coisas. Lidamos diariamente com todo tipo de gente e, confesso para vocês, sem hesitar: não é fácil você saber conversar com todo perfil. Existem pessoas curiosas, que perguntam do trem, que contam sobre a família, sobre os problemas, sobre fatos que viram em outras viagens... Uma boa conversa entre usuários torna uma viagem muito agradável e, quando menos se percebe, você chegou ao seu destino. Já vi de tudo nesses trens... De brigas à festas de aniversário, de separações à inícios de relacionamento... É bem interessante notar que, depois que o trem fecha as portas e parte, um novo mundo começa. São dezenas ou centenas de pessoas fechadas em um carro, que se olham, se analisam e observam um aos outros. Até que alguém tome a iniciativa de algo.

Por fim, queria agradecer à vocês por ainda utilizarem o blog como referência de pesquisa no que se diz à CPTM e transporte metropolitano. Mesmo sem publicar, ainda acompanho em off as estatísticas de visitas e evoluções dos comentários. Sempre que possível estou trabalhando nos bastidores para poder publicar novidades para vocês. Quando quiserem, façam uma análise durante a sua viagem e observem o que acontece dentro do trem. Observem pessoas, reações e comportamentos. Não é só um transporte... Tenha certeza que o trem tem muito mais importância na sua vida do que você e eu imaginamos. Até a próxima postagem!


Visite nossas redes:
Instagram: @cptm.emfoco

Um comentário:

  1. Aí sim Diego gostei muito . Espero que vc volte logo a escreve . Muito que aprendi foi graças ao blog e grupo .Muito obrigado meu amigo

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores