sábado, 27 de agosto de 2016

Estação Calmon Viana

A nova estação de Calmon Viana (Foto de Alex Elias Ibrahim)
Por Diego Silva
Pesquisa: Estações Ferroviárias


Mais um dia de postagem e histórias para vocês ligados no blog. Hoje, estamos na Linha 12-Safira, antiga Linha F, para relembrar e aprender sobre a estação de Calmon Viana. Embarquem nessa:

ORIGEM DO NOME
A estação homenageia o Antônio Calmon Viana, engenheiro ajudante da 5a. divisão da Estrada de Ferro Central do Brasil.

A ESTAÇÃO
Construída em 1926, para ser a saída de trens da variante de Poá, a estação iniciou efetivamente as operações em janeiro de 1934. Atende as duas linhas da Zona Leste (11-Coral e 12-Safira). De grande movimento, é uma das principais estações da região, localizada na cidade de Poá. A ocupação é original e data de 1930, sendo reformado em 2010 para mudança e adequação de plataformas, além de cobertura e instalação de elevadores.

ATUALMENTE
Um caso à parte, Calmon Viana teve parte fundamental no desenvolvimento do blog. À época de sua reforma, havia recém-inaugurado essa página e ia até o local com alguma frequência para acompanhar as mudanças e o nascimento da nova estação. Localizada entre Poá e Suzano, a estação tem ainda à frente uma subestação e um triângulo para manobras de trens.

Calmon Viana em 2009: um dos primeiros registros para o blog (foto tirada de celular).

Um comentário:

  1. Foi uma grande transformação nesta estação. De fato! O que eu queria ver a história é da antiga estação de Itaquera.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores