sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Estação Estudantes


Por Diego Silva
Pesquisa: Estações Ferrovíarias

Saudações à todos, principalmente para vocês do Alto Tietê! Hoje, falaremos da estação Estudantes, extremo da Linha 11-Coral da CPTM, localizada em Mogi das Cruzes.

A estação dos Estudantes, recém-inaugurada em 1976, com um trem Alvorada (Foto de Alberto Del Bianco)
ORIGEM DO NOME
A Estação dos Estudantes foi construída em 1976 pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) para atender uma demanda enorme de alunos da Universidade Braz Cubas e da Universidade de Mogi das Cruzes, que não contavam com transporte regular desde a estação de Mogi das Cruzes até os campus universitários.

A ESTAÇÃO
Construída cerca de 2 km de distância da estação Mogi das Cruzes, Estudantes conta com três plataformas. Foi erguida em tempo recorde, graças à necessidade de se possuir uma nova parada e resolver de vez o crônico problema dos estudantes em não possuir fácil acesso às universidades locais. Porém, ainda hoje, causa um reflex negativo na cidade: com o constante tráfego de trens entre Mogi e Estudantes, além da existência de quatro passagens em nível, o trânsito local se tornou caótico justamente por conta disso. Sem solução, a prefeitura de Mogi sugeriu à CPTM que os trens fossem até Estudantes somente nos horários de pico, quando o fluxo de alunos é maior e justificaria especificamente a ida de todos os trens provenientes de Guaianases. No ano passado, foi assinado um convênio para construção de túneis que irão substituir as passagens em nível, resolvendo dois problemas ao mesmo tempo: uma saída viável para os carros e o livre tráfego para os trens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores