quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Estação Grajaú

Estação Grajaú, com um trem Alstom série 2070
Por Diego Silva
Pesquisa: Site Estações Ferroviárias

Saudações à todos! Hoje falaremos da Linha 9-Esmeralda, mais precisamente da estação Grajaú, onde hoje, é o terminal da segunda linha mais movimentada de toda a CPTM. Lembrando que estamos realizando postagens sobre a história das estações, de segunda a sábado, sendo um dia para cada linha.

ORIGEM DO NOME
O topônimo "Grajaú" é derivado do termo tupi karaîá'y, que significa "rio dos carajás" (karaîá, carajá + 'y, rio).

A ESTAÇÃO
Estação acanhada com plataformas de madeira (W. Gimenez)
A estação de Grajaú foi inaugurada em meados de 1992, no bairro de mesmo nome, pela então administração da Fepasa. Baseava-se em duas plataformas de madeira, bastante acanhadas, em cima de um pontilhão sob a Avenida Belmira Marin. Atrás das duas plataformas, havia um desnível de cinco metros. Em 2001, já sob administração da CPTM, tanto a estação quanto o trecho Jurubatuba x Varginha foi desativado, por 'motivos de segurança', segundo a Companhia. Em 2008, o trecho foi entregue totalmente modernizado e em bitola larga. Nessa ocasião, a CPTM entregou uma nova estação com o mesmo nome, integrada ao terminal rodoviário e com um patio de estacionamento.

ATUALMENTE
Trem Toshiba em Grajaú, 1999. (A. Carlos Maia)
Possui movimento intenso, principalmente em horários de pico, sendo uma das mais movimentadas de toda a Linha 9-Esmeralda.
Atende toda a região denominada de Grajaú, além dos bairros  Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha, Vila Natal, Jardim São Bernardo, Jardim Shangrila, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América.
Existe um plano de levar a Linha 9-Esmeralda novamente até a estação Varginha, fato esse que deve desafogar um pouco Grajaú.

Dupla de trens alemães da série 3000, na estação Grajaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores