segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Estação Várzea Paulista

Estação Várzea Paulista: Seguindo padrões da então São Paulo Railway (Foto: Ricardo Koracsony)
Por Diego Silva
Fontes: Estações Ferroviárias e Wikipédia

Dando continuidade à série de matérias sobre a história das estações da CPTM, falaremos hoje da estação Várzea Paulista, a penúltima estação da Linha 7-Rubi no sentido Luz/Jundiaí.

ORIGEM DO NOME VÁRZEA PAULISTA
A história de Várzea Paulista iniciou com a chegada da ferrovia ao local. Por volta de 1867, com a inauguração dos trilhos da São Paulo Railway, notou-se que a ferrovia passava por uma várzea campesina, com um saliente acidente geográfico e as águas cristalinas do Rio Jundiaí. Registros indicam que a região começou a ser povoada dezenove anos depois da inauguração da ferrovia. Durante certo tempo, o local se chamou Secundino Veiga, famoso jornalista local. Posteriormente, em 1965, o bairro é elevado à município e recebe por título Várzea Paulista.

A estação de Várzea Paulista em 1979 (Foto Helcio J. Tagliolatto)
A ESTAÇÃO
Seguindo o ritmo das demais estações da linha, Várzea Paulista teve sua maior importância graças ao ritmo frenético da economia cafeeira da época. Com localização privilegiada, a cidade está à 7 km do Aeroporto de Jundiaí, fica à 52 km do Aeroporto de Congonhas, à 65 km do Aeroporto de Guarulhos e à 40 km do Aeroporto de Campinas, tornando a cidade um atrativo para que empresas se instalem na cidade. Além da malha rodoviária e ferroviária que servem toda a Região de Jundiaí.
Com plataformas laterais, seguindo padrão 'terceira classe' adotado pela SPR (similar às estações de Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Jaraguá), Várzea Paulista é uma das menos movimentadas estações da Linha 7-Rubi. 

Trem série 1700 da CPTM, estacionado em Várzea Paulista (Foto de Ricardo Koracsony)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar no blog. Pedimos a gentileza de não usar palavras ofensivas contra a empresa nem contra seus funcionários, ou mesmo contra o blogueiro. O objetivo do blog é informar e compartilhar conhecimento.

Siga o blog por email

Seguidores