sábado, 28 de maio de 2016

CPTM completa 24 anos


Fonte: CPTM

A CPTM comemora seus 24 anos de existência no próximo sábado (28/05) como um dos meios de transporte mais importante da população dos 22 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. 

A empresa herdou parte de um passado de glória dos paulistas, que são os trilhos da Fepasa e da CBTU, mas também de um patrimônio bastante defasado. E, ao longo dos últimos anos, com a modernização da sua infraestrutura e a entrada de mais de cem novos trens em operação, se transformou num transporte de excelência, sendo utilizado por cerca de 2,8 milhões passageiros por dia.

Para celebrar o mês de aniversário deste ano, os usuários podem conferir a mostra fotográfica Urbanidades na Estação Pinheiros, que atende a Linha 9-Esmeralda. São 12 imagens selecionadas entre os alunos de pós-graduação em Fotografia Aplicada do Senac Lapa Scipião, que revelam o impacto da diversidade local nas emoções, comportamentos e estilos dos cidadãos.

A exposição ficará em exibição até o dia 29/06, diariamente, das 4h até meia-noite, e passará também pela Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, a partir do dia 14/07 e pela Estação Cidade Universitária, Linha 9-Esmeralda, a partir do dia 06/10,

A CPTM conta com seis linhas: 7-Rubi (Luz - Francisco Morato - Jundiaí), 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi – Amador Bueno) 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana). São 92 estações que englobam uma malha ferroviária de 257,5 quilômetros operacionais.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Após assembleias, dois dos três sindicatos aceitam proposta da CPTM


Por Diego Silva

Em três assembleias simultâneas, os sindicatos que representam os ferroviários da CPTM decidiram aceitar a proposta da empresa e encerrar o movimento grevista que estava imposto desde março. Após muita discussão e impasses a respeito das cláusulas, o primeiro sindicato a acatar a proposta foi o Central do Brasil (linhas 11-Coral e 12-Safira). Alguns minutos depois, após uma votação muito suspeita, segundo os presentes, o sindicato de São Paulo (representante das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa) também aceitou a proposta. 
Um pouco mais tarde, o sindicato da Sorocabana (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), após muita discussão e reluta, recusou os termos apresentados e decidiu por uma nova reunião no dia 8 de junho.

Com isso, a circulação de trens nesta terça-feira será normal nas seis linhas da CPTM.

Metrô
Também na noite desta segunda, houve assembleia dos Metroviários e ficou decidido o adiamento da greve que também ocorreria nesta terça, para o dia 1º de junho. Antes disso, uma nova reunião deverá decidir se haverá de fato ou não a paralisação, no dia 31 de maio, entre Sindicato e metroviários.

Negociações não avançam e ferroviários podem fazer greve nesta terça, 24


Por Diego Silva

Terminou sem acordo a reunião da manhã desta segunda, entre os sindicatos ferroviários, a CPTM e o Tribunal Regional do Trabalho. A reunião, marcada desde o início da semana passada, tinha como intuito a conciliação entre as partes a fim de evitar uma possível paralisação do serviço.

Segundo informações externas, a Companhia apresentou uma proposta menor daquilo que foi sugerido pelo TRT, causando indignação por parte dos ferroviários, que se encontram na noite desta segunda, à partir das 18h, em assembleias para decidirem o rumo das negociações. Vale lembrar que o chamado 'Estado de Greve' está imposto desde o mês de março, mas sem prejudicar a população.

Estamos acompanhando o desenrolar das assembleias, que ocorrem simultaneamente em três locais distintos (a saber, cada par de linha possui seu sindicato representativo). Conforme forem surgindo novidades, iremos noticiar e prepará-los para uma eventual paralisação. Em caso de dúvidas, estamos online em todas as redes 'CPTM em Foco' (blog, Facebook, email, Instagram, Nextel, SMS e Whatsapp), pronto para ajudá-los.

Facebook: www.facebook.com/cptm.emfoco
Email: cptm.emfoco@hotmail.com
Instagram: @cptm.emfoco
Nextel: 35*60*61572
SMS: 11 976020759 (solicite participação no grupo do Whatsapp)

sexta-feira, 20 de maio de 2016

CPTM e Metrô vão operar de forma ininterrupta na Virada Cultural 2016


Fonte: CPTM


Os trens e estações da CPTM, do Metrô e da ViaQuatro vão funcionar de forma ininterrupta do início da operação de sábado, 21, até a meia-noite de domingo, 22. A operação especial é para facilitar os deslocamentos dos usuários pela cidade durante a realização da 12ª edição da Virada Cultural, que acontece neste fim de semana.

Na CPTM, que vai operar das 4h de sábado até a meia-noite de domingo, as 92 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque. O intervalo entre os trens será de 20 minutos nas seis linhas e, de 30 minutos, na extensão da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno. 
 
As integrações com o Metrô poderão ser feitas na Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e nas estações Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Tatuapé e Brás (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Santo Amaro e Pinheiros (Linha 9-Esmeralda).
 
As estações do Metrô nas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 4-Amarela (Butantã – Luz) estarão abertas para embarque e desembarque dos usuários das 4h40 de sábado até a meia-noite de domingo. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Adolfo Pinheiro), da 0h às 12h de domingo (22), os usuários serão atendidos pelos ônibus do sistema Paese, em função da realização de testes do sistema de controle de trens. 
 
Bilhetes Antecipados
As empresas recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes, preferencialmente com dinheiro trocado, para facilitar o acesso às estações. A venda de bilhetes nas bilheteiras e carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderão ser feitos normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações. 
 
Segurança
Para garantir a segurança dos usuários no interior do sistema haverá reforço no quadro de agentes que ficarão distribuídos de forma estratégica ao longo das linhas e, principalmente, nas estações próximas às apresentações.  
 
Acesso de ciclistas ao sistema metroviário
Para os ciclistas que quiserem usar o sistema metroferroviário em seus deslocamentos, o acesso pode ser feito a partir das 14h do sábado até a meia-noite de domingo, sempre considerando o limite de 4 bikes por trem e o embarque no último vagão. 
 
CPTM – SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário): 0800 055 0121
Funciona 24 horas. O Posto de Atendimento da Estação da Luz ficará aberto das 8h de sábado até 20h de domingo.
Metrô – Central de Informações: 0800 770 7722
Funciona diariamente das 5h30 às 23h30.
ViaQuatro – Central de Atendimento da Linha 4-Amarela: 0800 770 7100
De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e no sábado e domingo, das 8h às 18h.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Garanta seu lugar no Expresso Turístico nessas férias!


Fonte: CPTM

Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros do Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Para garantir uma vaga na charmosa locomotiva dos anos 1960, o bilhete deve ser comprado com pelo menos dois meses de antecedência. Para as férias de julho, já estão disponíveis passagens para o dia 17, fim de semana em que se inicia o tradicional Festival de Inverno da cidade.
 
Quem perder essa chance deve ficar de olho no site da CPTM (http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Trajetos/Paginas/Trem-Expresso-Paranapiacaba.aspx) para acompanhar a abertura, nas próximas duas semanas, da venda de bilhetes para os dias 24 e 31 de julho. Mais de 40 mil pessoas já embarcaram com destino a Paranapiacaba, desde o lançamento do serviço em setembro de 2010.
 
Localizada no município de Santo André, Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros.
 
Ainda, em Paranapiacaba, é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de cambuci – fruta cultivada na região e rica em vitamina C.
 
O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros fabricados no Brasil na década de 60 cedidos pela ABPF. O percurso de 48 Km tem 1h30 de duração e é realizado ao longo da atual Linha 10-Turquesa. No dia da viagem, o passageiro tem a opção de embarcar às 8h30 na Estação Luz ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa). O retorno ocorre às 16h30.
 
Criado em 2009, pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), em parceria com a Secretaria de Turismo, o Expresso Turístico, também oferece viagem para outros dois roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês) e Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês). Os passeios com destino a Paranapiacaba, ocorrem todos os domingos. Neste período, mas de 100 mil pessoas já percorreram os três trajetos.
 
O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes.
 
Vale lembrar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.
 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Obras de manutenção alteram circulação de trens neste final de semana


Fonte: CPTM

Neste final de semana, dias 14 e 15 de maio, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prosseguirá com as obras de modernização em algumas de suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:
 
Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)
 
Sábado e domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras de modernização no sistema de rede aérea no trecho entre Caieiras e Franco da Rocha. O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Caieiras será de 15 minutos e, entre Caieiras e Francisco Morato, de 30 minutos.
 
Ainda no domingo, das 6h às 20h, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Brás. Por esse motivo, excepcionalmente, os trens da Linha 7-Rubi vão circular até a Estação Brás.
 
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
 
Domingo: das 8h à 19h, ocorrerão intervenções no sistema de rede aérea, entre as estações Jardim Belval e Jardim Silveira, além de serviços nos equipamentos de via permanente, entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa. O intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Itapevi será de 25 minutos.
 
Nos demais horários (das 4h às 8h e das 19h à meia-noite), o intervalo médio dos trens entre as estações Júlio Prestes e Carapicuíba será de 10 minutos e, entre Carapicuíba a Itapevi, de 20 minutos.
 
Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
 
Domingo: das 7h às 19h, haverá obras nos equipamentos de via permanente entre as estações Mauá e Ribeirão Pires. O intervalo médio dos trens entre as estações Brás e Mauá será de 15 minutos e, entre Mauá e Rio Grande da Serra, de 30 minutos.
 
Linha 11-Coral (Luz – Guaianases)

Domingo: das 6h às 20h, em razão das intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Luz e Brás, o Expresso Leste não vai operar neste trecho, prestando o serviço entre Brás e Guaianases. O intervalo médio dos trens entre as estações Brás e Guaianases será de 15 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
 
Sábado e Domingo: das 20h de sábado até meia-noite de domingo serão realizadas obras de modernização do sistema de rede aérea nas imediações da Estação USP-Leste. O intervalo médio dos trens em toda a linha será de 35 minutos.
 
Desafio: A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.
 
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Siga o blog por email

Seguidores