CCO


O CCO (Centro de Controle Operacional) da CPTM está localizado em um prédio incorporado à estação Brás. Conhecido entre os funcionários como 'CCO unificado' (por reunir todas as linhas, uma vez que até pouco tempo, as linhas eram comandadas de pontos distintos), o prédio abriga painéis gigantes onde é possível observar toda a movimentação de trens de passageiros e de carga.

A princípio, os painéis continham somente o controle das linhas 11-Coral e 12-Safira (o antigo CCO do Brás controlava apenas essas duas linhas). Os controles das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa eram feitos no então CTC (Centro de Tráfego e Controle), na Luz. As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda eram controladas pelo CCO de Presidente Altino, em Osasco.

Cada painel conta com visores acima, onde é possível visualizar todas as câmeras instaladas em todas as estações. Isso facilita na identificação das ocorrências, além de monitoramento e segurança durante as 24h do dia. Existem dois tipos de controladores: Controlador 1, que faz as manobras dos trens e controla as linhas e amv (aparelho de mudança de via); Controlador 2, que faz comunicação com os maquinistas, aponta as ocorrências e faz monitoramento de câmeras e intervalos entre os trens.

Siga o blog por email

Seguidores