Por trás do foco


Diego Silva
  • 25 anos;
  • Residente em Rio Grande da Serra (SP);
  • Blogueiro do 'CPTM em Foco' desde 2010;
  • Formado Tecnólogo em Logística, pela Universidade Nove de Julho - Uninove em 2011;
  • Passagem pelo SENAI CPTM 'Eng. James C. Stewart' na formação de Técnico em sistemas eletroeletrônicos ferroviários entre 2011 e 2012. (não concluído);
  • Maquinista das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (desde 2013).

 Sobre o blog
''O blog nasceu de uma simples idéia minha, de ter um lugar onde poderia mostrar algumas de minhas fotos, que faço na CPTM e no Metrô. Em 25 de fevereiro de 2010, dentro do laboratório de informática nº 106 da Universidade Nove de Julho, nascia o 'embrião' do blog. Ainda era leigo nesse tipo de plataforma, e tudo começou numa única página, com fundo preto, e duas fotos.
Durante as primeiras semanas, a preocupação maior era em aprender as funcionalidades da plataforma, e ir se acostumando com tudo. Após tudo ser organizado, aconteceu a primeira mudança estrutural do blog, que ganhou as cores vermelho e cinza, predominantes na CPTM.
Após isso, comecei a observar a possibilidade de fazer um pequeno portal para os usuários, a fim de mostrar como funciona a empresa, os trens e os bastidores. Já tinha algum pouco conhecimento de toda a Companhia e me engajei em ensinar os interessados naquilo que não sabiam, além de aprender mais sobre o assunto, pesquisando a história e assuntos técnicos específicos'' 

As primeiras imagens foram registradas com um celular destes...
Evolução
''Acabei me tornando referência para curiosos da CPTM, pois o blog abordava a empresa em seu todo, com assuntos que não eram claramente debatidos em outros sites similares. Com a chegada da marca de 20 mil visitas, participei da eleição Top Blog 2010, mas não fui qualificado entre os 100 primeiros do assunto. A cada dia, o índice de visitas aumentava, o que tornava o trabalho cada vez mais conhecido.

Em fevereiro de 2011, o blog fazia seu primeiro aniversário e ganhava uma completa mudança no layout da página, com a aplicação de um fundo personalizado, novos links e uma aparência muito mais leve e atraente. Toda essa mudança chamou a atenção da CPTM, que me convidou para reuniões e visitas técnicas, a fim de incentivar e conhecer mais sobre a verdadeira razão de um usuário se dedicar tanto à escrever e conhecer o serviço e os bastidores da Companhia''.

Samsung ES70, equipamento utilizado entre 2010 e 2014
O ápice, o declínio e a reconstrução
''Em maio de 2011, participamos novamente do prêmio Top Blog 2011, chegando na final e conquistando o 3º lugar na categoria 'Notícias e Cotidiano', se firmando como um dos blogs mais importantes do Brasil (por votação popular), marco esse muito comemorado. O prêmio abrangeu mais de 100 mil blogs de todo o Brasil, em cerca de trinta categorias.

No ano de 2012, o blog repetiu o feito do ano anterior, conquistando o 3º lugar na categoria 'Notícias e Cotidiano'. Por dois anos consecutivos entre os melhores blogs do país (eleito por votação popular), estava claro que o trabalho estava consolidado e que o objetivo estava mais que alcançado. De um simples 'Fotolog', cheguei ao topo em questão de dois anos, mesmo não tendo conquistado o título. Já estava contente de ter tanto reconhecimento e ser um dos melhores, apenas escrevendo sobre o que mais gosto.

Nikon L830, atual equipamento para fotografia e filmagem
Em 2013, o blog entrou em declínio. Como todo bom produto, existe a fase de novidade, de evolução, de ápice e de queda. Nesse ano, vi o número de visitas despencar, dada a grande concorrência e criação de páginas 'concorrentes'. Acabei criando um intervalo maior entre publicações, passando meses sem publicar. Nesse meio tempo, virei maquinista da CPTM e passei a me dedicar mais à empresa. Em 2014, passei a me aproximar mais do público, órfão das matérias e da atenção dada no Blogger, pelo Facebook. Vinha então a fanpage 'CPTM em Foco', onde passei a explorar uma lacuna ainda vazia: a história do trem metropolitano. Nesse âmbito, tivemos um salto de qualidade e de visitas, recuperando em parte o prestígio de outrora. No mesmo tempo, voltei a recuperar e atualizar o blog, que hoje se mantém com visitas regulares. A reconstrução vem se dando gradativamente. Mas o espírito ainda é o mesmo do princípio''.

Siga o blog por email

Seguidores