Linha 9-Esmeralda deverá ir até a estação Lapa

Trem série 7500 - Estação Presidente Altino - Linha 9-Esmeralda
Por Diego Silva

Caros leitores, em breve teremos mudanças na Linha 9-Esmeralda. A linha mais 'querida' da CPTM deverá ter alterações significativas, aproximando ainda mais os usuários do centro de São Paulo. A criação de um trem expresso e a inversão da linha são as duas principais mudanças que iremos tratar nessa postagem.

No mapa, a Linha 9 ganharia uma curva para a Lapa. A linha atual seria expressa.
Linha 9-Esmeralda na Lapa
O plano de levar essa linha até a estação Lapa vem de pouco tempo. Há mais ou menos três anos, a CPTM rascunhou o projeto de inverter a curva da Linha 9, com o intuito de levar os usuários da zona sul e adjacências até o centro de São Paulo. Atualmente, o trajeto é realizado entre Grajaú e Osasco, passando pela estação Pinheiros (interligada à Linha 4-Amarela do Metrô). Nessa nova proposta, a viagem sairia do Ceasa, fazendo uma curva aberta para a direita, alcançando as estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Morais e o terminal Lapa. Porém, ainda existe a necessidade de fazer uma estação Lapa integrada, pois atualmente existem duas estações Lapa (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante). Mas há de se considerar que o plano abrange aquela ideia mirabolante do prefeito Gilberto Kassab, de rebaixar as linhas entre Brás e Lapa, para construir uma avenida no trecho...
Enquanto isso, um trem expresso foi noticiado tempos atrás na mídia, ligando Pinheiros à Barueri em 25 minutos. Esse novo serviço iria suprir a atual demanda que segue entre as estações Presidente Altino e Osasco, parando ainda em Carapicuíba e terminando em Barueri.

Extensão para Varginha
Já está nos planos da CPTM levar o trem de volta para Varginha. Em entregas de trens, o governador Geraldo Alckmin e o secretário Jurandir Fernandes já confirmaram o retorno, além da construção de duas estações após Grajaú: Mendes e Varginha. Com isso, espera-se um acréscimo de mais 111 mil usuários na Linha 9-Esmeralda. O custo estimado para a obra gira em torno de R$ 250 milhões, para construção das duas estações e de 4,5 km de vias.

Trem série 2070 - Estação Autódromo - Linha 9-Esmeralda
Aquisição de 21 novos trens
A CPTM está adquirindo vinte e um novos trens para a Linha 9-Esmeralda. Essa nova frota vem para suprir a demanda que está sendo conquistada nessa linha, além de já ser uma nova oferta para quando os novos projetos estiverem em operação. O processo licitatório ainda está em fase de financiamento, ou seja, a CPTM está buscando recursos para a compra desses novos trens. A meta é que em 2016, já estejam todos por aqui, em plena operação.

Mais integração
Com a chegada da Linha 9 na Lapa, teremos um melhor acesso de quem mora no extremo sul de São Paulo para a capital. Se tudo se concretizar, o trem partirá de Varginha, alcançando Grajaú (onde há um terminal rodoviário), passando por Santo Amaro (integração com a Linha 5-Lilás do Metrô), Pinheiros (integração com a Linha 4-Amarela do Metrô e com o Expresso Oeste-Sul), Imperatriz Leopoldina e Domingos de Morais (acesso à Linha 8-Diamante), estação terminal Lapa (acesso as linhas 7-Rubi e 8-Diamante). Os intervalos praticados deverão ser os mesmos de hoje, ou seja, trem passando a cada cinco minutos, em média.

Comentários