Expresso Leste em Palmeiras-Barra Funda ainda nesse semestre

Trens do Expresso Leste irão até Palmeiras-Barra Funda
Por Diego Silva

Caros leitores, uma 'boa' notícias para os usuários das linhas 7-Rubi e 11-Coral: a CPTM está preparando as vias para a chegada do Expresso Leste na estação Palmeiras-Barra Funda. Desde a entrega das plataformas 5 e 6 da estação para os trens da Linha 7-Rubi, acontecem obras nas vias 8, 9 e 10 da estação. Há alguns dias, soubemos através de fontes confiáveis que os trens do Expresso Leste irão mesmo ganhar mais uma estação.

A notícia vem em boa hora, afinal, grande parte da demanda do Expresso segue até Palmeiras-Barra Funda. Atualmente, o público divide espaço nos trens da Linha 7-Rubi, com usuários que utilizam os trens até Francisco Morato. No pico da manhã, é possível perceber que grande parte da demanda fica entre Palmeiras-Barra Funda e Lapa. Uma outra situação perceptível é tentar retirar a lotação da estação Luz, afinal, a integração entre as linhas Coral e Rubi se dá na centenária estação. Com a transferência para Palmeiras-Barra Funda, muito maior e mais dotada de receber um fluxo constante de usuários, é possível que haja mais conforto e rapidez na integração. 

Na última segunda-feira, presenciamos um trem da frota da Linha 11-Coral realizando testes nas vias de Palmeiras-Barra Funda, comprovando a tese de que a notícia é segura. Atualmente, os trens da Linha 11-Coral transportam diariamente cerca de 650 mil usuários. O trecho do Expresso Leste (compreendido entre Luz e Guaianazes) é a linha mais carregada da CPTM. Para tanto, a empresa adquiriu nove trens novos, para reforçar a frota e oferecer um significativo aumento na oferta de lugares. As novas composições estão sendo construídas em São Paulo, pela fabricante Alstom, com prazo de entrega para o segundo semestre desse ano.

Com o aumento de mais uma estação no Expresso Leste, ganha-se também maiores transferências. Passará a ser: Guaianazes (acesso aos trens com destino à Estudantes), Corinthians-Itaquera, Tatuapé e Brás (Acesso tarifado à Linha 3-Vermelha do Metrô, com exceção de Brás, que tem transferência gratuita, além de realizar conexão com as linhas 10-Turquesa e 12-Safira da CPTM), Luz (Acesso às linhas 7-Rubi da CPTM, 1-Azul e 4-Amarela do Metrô) e em Palmeiras-Barra Funda (acesso às linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, Linha 3-Vermelha do Metrô e ao terminal rodoviário).

O Blog não sabe informar se o Metrô e a CPTM entrarão em acordo para haver integração gratuita nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Atualmente, a integração é tarifada.

Comentários